Bom dia.

Possuo em casa, o plano de internet Live Tim, que me disponibiliza uma linha telefônica VOIP, que é utilizada através de um telefone comum, plugado no meu modem de internet. Eu gostaria de poder estar utilizando dessa linha no meu telefone celular, para poder fazer ligações sem consumir créditos. Dando uma pesquisada descobri alguns aparelhos que fazem exatamente isso, porém não são produtos nacionais e não encontro disponibilidade, são os voice bridges de marcas como Invoxia, Swissvoice e Obitalk. Esses produtos possuem um app que depois de instalado permite fazer as ligações usando a linha fixa.
What Is Invoxia Voice Bridge? - liGo Magazine

Outra alternativa que encontrei foram telefones sem fio que permitem usar celulares como ramais da marca Panasonic e Intelbras e também fazer ligações usando a linha fixa por um app, mas novamente encontrei dificuldade em encontrar o produto e os preços não são acessíveis.

Também descobri que na Itália, cliente da Tim tem um aplicativo que utiliza das credenciais VOIP para fazer ligações do celular usando a linha fixa, mas nada para o Brasil.


Voip Tim fibra longe de casa e do escritório com Zoiper e OpenVPN

Devido as essas dificuldades, gostaria de saber se alguém sabe como fazer isso utilizando hardware mais acessível como Arduinos, ESP32 ou qualquer outro meio, ou quanto ficaria para desenvolver um projeto nesse sentido. Preciso de um app que se comunique com um micro controlador que transforme os números de telefone em tom DTMF, permita enviar audio do mic do celular pela linha e receber audio da linha no celular.

Agradeço se alguém puder ajudar e encontrar uma solução.

Exibições: 183

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Não sei se entendi a finalidade, mas vou falar uma necessidade que tive um dia e foi muito bom resolver de forma similar, vamos ver se ajuda. Entendo que muitas vezes escrevemos aqui não só para responder a pergunta, mas para criar um banco de informações, que pode servir para sua necessidade ou de outros que cheguem aqui.

  Na época (a uns 10 anos) trabalhava em "ambiente corporativo" e usar telefonia era muito comum (as pessoas telefonavam, tinham o costume de ligar para o PABX da empresa e solicitar meu ramal).

  Como circulava muito pela fabrica, saia, ia a clientes, etc, sentia muito mal por saber que a minha secretária mandava um "ele não está" para a pessoa que ligava, dava impressão de que eu "não estava nem aí, saí, etc". Sempre achei horrível isso. 

   Criei um protótipo, que até funcionou, mas depois usei um produto de mercado, chamado "ramal celular". Usei por muitos anos.

   Esse ramal celular era plugado no meu ramal e tinha 2 funções fantásticas:

   1) Quando meu mau ramal tocava ele fazia uma ligação para o meu celular e eu atendia, podia até fingir que estava na minha mesa, mesmo estando na minha casa.

   2) Eu podia ligar para o aparelho do meu celular (fazia uma ligação gratuita pq era um pacote comprado no dia dos namorados... com essa promoção...) e usava o ramal para fazer ligações. Pagas pela empresa, além de que o bina do destinatário indicava que a ligação vinha de la´. Era perfeito ! Podia viajar e atender os telefonemas tranquilamente, sem precisar pra isso dar o numero do meu celular pras pessoas.

   Enfim, o aparelho é algo assim:

https://www.google.com/search?q=%22Interface+Ramal+Celular%22

   Existem troncos celulares e ramais celulares, são coisas diferentes.

   Ainda, o tronco celular, que é mais fácil de encontrar, pode fazer essa função se em conjunto com uma central PABX. Vc programa um "siga-me externo", função comum mesmo em pabxs de baixo custo (normalmente).

   Essas soluções precisam que uma placa com chip fique fixa e ligada a sua linha telefônica.

   Existem soluções que dispensam isso, usando telefonia VOIP. Eu não sei fazer, mas já vi ser feito. Vc usaria um aparelho voip para direcionar essa chamada para seu aparelho celular, que irá receber em um app.

   Algo como isso:

https://www.google.com/search?q=voip+no+celular

   Veja que a grande maioria dos resultados é de operadoras, serviços, coisas assim. Recomendo fugir disso. Vc pode ter seu aparelho e com ele se comunicar com o app do seu celular sem operadora alguma, ou usando serviços gratuitos.

  Vc precisará de um aparelho voip com porta FXO. Leia isso:
https://www.voipdobrasil.com.br/blog/o_que_significa_fxs_e_fxo_/

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço