Existe outro jeito de programar atuadores pneumáticos sem ser com CLP?

Tenho dúvida se dá pra acionar e programar coisas com arduino, tipo sensores, cilindros pneumáticos, essas coisas que são ligadas convencionalmente em CLP. É porque definitivamente eu não gostaria de usar CLP no meu TCC... 

Mas assim, eu quero saber se tem como ligar essas coisas que eu falei, e não atuadores PRÓPRIOS pra arduino, ou sensores já próprios. Claro que eu terei de usar relé, transistor e etc, já que o arduino só disponibiliza 5v. O ponto que eu quero saber é se essas coisas tem aquele cabo pra conectar pra gente poder programar, igual os servo motores.

Obrigado pessoal. 

Exibições: 675

Responder esta

Respostas a este tópico

Por experiência própria, um CLP não é diferente de um ARDUINO, apenas que ele usa uma linguagem diferente, lá dentro inclusive, há um microcontrolador (igual a que há no arduino).

Pegue a expecificação do atuador que você deseja, se ele for 4-20mA, você vai usar PWM com o arduino para gerar o sinal,
Sensores 4-20mA, você usa um resistor 250R 1% e você fará a leitura dele, normalmente os CLPs usam relês sólidos para controlar as cargas.

Marcelo, é que eu ainda não tive oportunidade de ver os fios de entrada de um atuador, ou qualquer outra coisa, então o meu problema é saber se há como conectar o fio de um atuador no arduino.

Mas obg pela ajuda!

Voce pesquisou como funciona um atuador pneumatico?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço