Preciso do esquema elétrico para montagem de um quadro de comando para um compressor trifásico, com disjuntor, contator e relé térmico, relé de falta de fase e botão liga/desliga.

Exibições: 1757

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Muriel. Primeiro é preciso saber as características e potencia do motor, porque normalmente até 4Kw praticamente só precisas de um contactor, mas acima disso já precisas de montar o chamado estrela triângulo, por este nome encontras no Dr. Google muito facilmente. Quanto ao relé de falta de fase talvez não seja necessário, porque se o térmico estiver bem regulado ele com falta de fase, ou alguma prisão mecânica que possa haver ele vai desligar o circuito de alimentação dos contactores, que por norma é o contacto 95 - 96 (normalmente fechado).

Outra coisa muito importante é o pressostato, ele deve ser próprio para compressores já que ele quando estás a gastar ar e chega a hora de ele ligar o mecanismo dele abre uma pequena válvula que esvazia a pressão que está no cilindro para o arranque ser mais fácil. Você vê a diferença de outros pressostatos porque além do cabo eléctrico tem o tal tubinho que vai ao cabeçote do cilindro.

Só vai precisar de 2 contactores, 1 temporizador, 1 relé térmico e os botões liga/desliga. Tenha atenção à corrente do circuito de comando (a que alimenta as bobines) pelo menos aqui em Portugal esse circuito não pode passar de 48V, por isso vai precisar de um transformador também. 

Agora é só procurar " esquema estrela / triângulo "

Qualquer duvida disponha

Um abraço, Luís 

Obrigado Luís.

Olá Muriel,agora que vi sua resposta é que reparei que eu tinha falado em 2 contactores mas na realidade você precisa de 3. pelo tópico que abriu penso que será para um motor de 7,5 CV. Como vai ver um desses contactor é só para fazer o shunt ou o fecho da estrela para o arranque ser mais suave e também para o pico da amperagem não ser muito elevado, tanto que para arrancar directamente em triângulo um motor destes ou você tem um quadro aí com 60 A ou tem um variador de frequência para arrancar do zero até atingir a rotação nominal. Num motor de 7,5 CV a placa de ligações tem que ter 6 linhas U,V e W e em frente pela mesma ordem tem Z,X e Y em que estas ultimas são fechadas "shuntadas" aqui a corrente entra só em U, V e W isto é a estrela. Depois de estar na rotação dele, é uma questão de segundos vai entrar em triângulo, sendo assim as fases que são denominadas R, S e T vão ligar "frente a frente" a fase R liga a U e Z ; a fase S liga a V e X ; e a fase T vai ligar W e Y; e agora sim o motor está a trabalhar a 100% da sua potencia.

Eu sei que este texto parece um pouco confuso, mas é a maneira como consigo explicar por palavras. Você pode ir ao youtube e lá tem muitos exemplos, vou deixar aqui um link mas depois pode explorar os inúmeros videos que existem. Espero ter ajudado. Luís

https://www.youtube.com/watch?v=5bMby_0A2H0    

Veja também este video com atenção, ele mostra o esquema e explica tudo muito bem.

Um abraço

Luís

https://www.youtube.com/watch?v=cvYNHDOrUdc 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço