Bom tarde Senhores

É minha primeira postagem aqui e já tentei diversas formas e busquei nas ultimas semanas em tudo quanto é lugar mas ainda não consegui realizar o que queria:

Eu tenho um ESP-01, que utilizarei para acionar um rele (SRD-05VDC-SL-C). Estou usando uma fonte de 5V. Utilizei um 78d33 para converter os 5V para os 3v do ESP. Tudo lindo.

A imagem anexa dá um detalhe.

O problema é que estou tentando usar a GPIO-0 para acionar o rele. Quando o ESP liga, o GPIO-0 está em estado logico 0 (aterrado por cauda do BC547). A GPIO-0 é usada para o boot do ESP, portanto quando ele inicia, entra em estado de updload de firmware.

Pesquisei na internet e achei muita coisa sobre o PULL-UP (o que eu deveria ligar um resistor no VCC para o GPIO-0). Testei vários resistores (de 10K, 1K, 330, 180) e não consegui nenhum resultado satisfatório.

Preciso usar um BC558 (PNP) ao invés do 547 (NPN) ? Ai eu poderia usar os 5v ao invés do GND nele ou a base do transistor ainda seria o GND?

Alguém já conseguiu algum bom resultado com PULL-UP e o esp-01?

Exibições: 1699

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu vi uma imagem bem parecida com essa. Eu não tenho nenhum PNP aqui para testar, mas acho que isso seria uma solução. Faz sentido eu imagina que a base do transistor conectada ao GPIO-0 vai ser identificada como VIN (nivel ALTO) pelo ESP no momento do boot?

Note que o unico problema é na inicialização. Se eu usar outra GPIO funciona.

Boa tarde Juan, obrigado pela resposta

Este foi um dos links que eu acessei. O que difere do meu cenário é que eu não estou usando um modulo de rele, e sim um rele diretamente. Deste jeito funciona, mas apenas após eu conectar o ESP a tudo já ligado. Se eu ligar com ele conectado, o GPIO-0 fica como GND e o ESP não liga.

http://www.instructables.com/id/ESP8266-Using-GPIO0-GPIO2-as-inputs/

Usei como base este post. Mas não obtive muito sucesso. também...

Boa tarde DJBM,

o BC547 tem uma corrente de VCE de 100mA e um hfe de 110 até 800.

Calculando com um hfe  baixo, (200), podemos dizer que a corrente de base será de +- 0,5mA.

Com 3,3V através de um resistor,m na base do mesmo terá +- 0,7V, dai 3,3V - 0,7V = 2,6V

2,6V  divido por 0,0005 = 5200 ohms (5K2).

Acho que com 5.1K (valor comercial) entre o port 0 e o Gnd, ele não se comportará com aterrado,

ainda assim você pode colocar um resistor de +- 10K entre o port e o V+.

Rui

Boa tarde

Puxa vida.... eu naum havia pensado no resistor na GPIO-0 impedindo o aterramento... vou testar isso e posto o resultado assim que possivel.... valeu mesmo...

Bom dia a todos

Eu testei as configurações que vcs sugeriram, mas parecia que a corrente não era suficiente para acionar o rele. Testei algumas combinações de valores de resitores para fazer o PULL-UP, mas não deu certo.

O que eu consegui foi fazer um arranjo com dois BC547. Naum sei se está eletronicamente correto, por isso peço alguma analise mais técnica, mas consegui fazer o que queria: O ESP-01 inicia normalmente e consigo acionar o rele...

Segue o esquema que eu desenhei as pressas. Desculpem a falta de capricho.... preciso ajudar no almoço.... kkkk

Muito obrigado a todos. Vocês são sensacionais...

Anexos

O ESP8266-01, tem a limitação de ter apenas dois GPIOs acessiveis, no meu repositorio do Github, disponibilzei para quem se interessar algumas formas de tirar o maximo proveito do ESP8266-01, bem como tento explicar algo que as pessoas de forma recorrente enfrentam quando usam reles com bobinas de 5V e um transistor como driver, e terminam geralmente atribuindo a falta de corrente suficiente a energização da bobina, quando na realidade, isso acontece devido a diferença de potencial entre o ESP e a Fonte de 5V, ocasionando a energização permanente da bobina, ou outras vezes não energizando.

Eu resolvi este problema utilizando o artificio de colocar um LED em serie com a R de base do transistor driver, funcionando como um diodo que provoca uma queda de tensão e equaliza a diferença de potencial.

O LED alem de sanar este problema, também é usado como um indicador luminoso de presença de tensão (Ligado/Desligado)

Neste link você pode baixar todo o material.CLICAR AQUI

Abs.

CK

Boa tarde

Voltei aqui para agradecer. Os esquemas que os senhores me mostraram clarearam muito meu projeto. Obrigado especial ao sr. Carlos kwiek, do qual copiei o projeto quase na integra. 

Depois de várias semanas consegui fazer o ESP funcionar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço