Pessoal, hoje me aconteceu uma coisa muito estranha.

Eu estou tendo dificuldades na utilização do ESP8266 ESP-01, em particular na utilização do mesmo como interface WiFi da placa Arduino.

Pois bem; não conseguindo estabilidade na comunicação do Arduino com o ESP-01, mudei a tática para ver se o ESP-o1 funcionava bem como micro-processador e gravei no mesmo um sketche de teste de Webserver, isto eu o fiz com um conversor USB TTL CH340. Gravei na placa ESP-01.

Correu muito bem, com exceção de as vezes dar erro de sincronismo e eu precisava repetir a operação, mas o webserver funcionou muito bem, respondeu comandos, performance excelente rodando em 115200bps.

Ai eu pensei, o problema não é no módulo, é na comunicação do ESP-01 com o Arduino e remontei o esquema no qual já estava trabalhando, ESP-01 como interface WiFi do Arduino.

Bom, o sketche ainda estava gravado no Arduino e assim que liguei o mesmo, entrou em funcionamento... assim como o ESP-01 !!!

Uma bagunça, o sketche no Arduino enviava informações de debug para eu acompanhar seu funcionamento e nada estava funcionando..

Fui ao browser, acionei o webserver que tinha gravado no ESP-01 e o mesmo estava ativo, respondendo normalmente.

Então pergunto:

1. É normal isso ?

2. Como faço para eliminar o programa (sketche) rodando no ESP-01 - tenho de regravar o firmware ou basta jogar um sketche em branco ?

3. Dá para fazer aplicações rodando simultaneamente os dois processadores ?

Alguém já passou por isso ?

Grato

Exibições: 2697

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá José Augusto.

Eu tentei explicar aqui:

"Se, entretanto, meu sketch for inteligente e divulgar o ssid do modo AP (broadcast), eu poderei conectar-me a ele de qualquer browser, acessa-lo localmente, fornecer o ssid e a senha do wifi de onde ele estiver e a partir dai o acesso será não apenas local mas também pela internet !!"

A idéia é a seguinte:

O sketch Arduino constata que o ESP8266 está em modo AP; inicia um webserver no IP 192.168.4.1 (é o default do firmware, se quiser podemos trocar). Esse webserver pode então ser acessado por qualquer browse, seja um smartphone, um pc, outro Arduino.

Esse acesso é apenas local, NÂO TEM Internet.

Com esse acesso, informo o SSID e a senha de minha wifi, coloco o ESP8266 em modo Station e instalo o webserver no novo IP fornecido, desta vez, pela minha rede wifi, que está CONECTADA á Internet.

E ai estou acessando a Internet, sem necessidade de informar "hardware coded" o ssid e a senha da rede wifi.

Simples não ?

Já fiz vários testes, estou bastante satisfeito. o que me incomoda um pouco é a instabilidade do sistema, preciso descobrir qual é a melhor forma de resetar, o conjunto de resistências a utilizar, etc...

Mas de forma geral está funcionando muito bem !!

O próximo passo agora é fazer essa engenhoca funcionar com um Arduino Pro Mini 368 e o ESP-01.

Assim que terminar essa maratona, documentarei tudo bem melhor e postarei aqui.

Abraço !! Mais uma vez, grato pelo apoio e pelas sugestões !!

Desculpe-me, uma vez mais troquei seu nome pelo de meu amigo...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço