Pessoal, hoje me aconteceu uma coisa muito estranha.

Eu estou tendo dificuldades na utilização do ESP8266 ESP-01, em particular na utilização do mesmo como interface WiFi da placa Arduino.

Pois bem; não conseguindo estabilidade na comunicação do Arduino com o ESP-01, mudei a tática para ver se o ESP-o1 funcionava bem como micro-processador e gravei no mesmo um sketche de teste de Webserver, isto eu o fiz com um conversor USB TTL CH340. Gravei na placa ESP-01.

Correu muito bem, com exceção de as vezes dar erro de sincronismo e eu precisava repetir a operação, mas o webserver funcionou muito bem, respondeu comandos, performance excelente rodando em 115200bps.

Ai eu pensei, o problema não é no módulo, é na comunicação do ESP-01 com o Arduino e remontei o esquema no qual já estava trabalhando, ESP-01 como interface WiFi do Arduino.

Bom, o sketche ainda estava gravado no Arduino e assim que liguei o mesmo, entrou em funcionamento... assim como o ESP-01 !!!

Uma bagunça, o sketche no Arduino enviava informações de debug para eu acompanhar seu funcionamento e nada estava funcionando..

Fui ao browser, acionei o webserver que tinha gravado no ESP-01 e o mesmo estava ativo, respondendo normalmente.

Então pergunto:

1. É normal isso ?

2. Como faço para eliminar o programa (sketche) rodando no ESP-01 - tenho de regravar o firmware ou basta jogar um sketche em branco ?

3. Dá para fazer aplicações rodando simultaneamente os dois processadores ?

Alguém já passou por isso ?

Grato

Exibições: 2693

Responder esta

Respostas a este tópico

1 - normal - o Sketch do ESP8266 esta gravado nele.

2 - Se quer usar os comandos AT novamente, creio que precisará gravar o AT SDK.

3 - Sim - veja exemplos de comunicação entre dois Arduinos. ( nesse caso o ESP8266 esta trabalhando como se fosse um Arduino) .

Atualizando o FW do ESP8266

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Versão mais nova do AT SDK :

AT_v0.51_on_ESP8266_NONOS_SDK_V1.5.0.zip

http://bbs.espressif.com/viewtopic.php?f=46&t=1451

Grato José Gustavo.

Mais umas dúvidas então:

1. Quando gravo um sketche no ESP-01 com a IDE do Arduino é gravado sobre o firmware ? Eu achava que o firmware fosse uma espécie de Bios, espaço para o firmware em um lugar e espaço para o sketche em outro.

Pelo que você está me dizendo, quando eu gravo um sketche no ESP-01 eu estou sobregravando o firmware AT.

2. Nesse caso, a API do ESP8266 que o sketche utiliza está se comunicando com o que, já que o firmware se foi ?

Grato

Ainda tenho dúvidas também.

Com certeza o FW do AT commands fica gravado. 

Veja que o Sketch usa os comandos do AT. 

Creio  que o Sketch fica gravado em outro espaço de memória. 

E ao reiniciar o ESP8266,  o endereço do Sketch dá inicio ao programa. 

Não sei ainda como desabilitar o Sketch gravado.

Agora eu não sei como utilizar o ESP-01 como interface Wifi para a placa Arduino.

Quando eu conecto o ESP-01 à minha placa Arduino eles não mais se comunicam.

No monitor serial consigo executar sem problemas os diversos comandos AT, conforme arquivo anexo.

Mas se eu utilizar o comando: AT+RST

Vem uma mensagem de erro maluca e tenho de reinstalar o firmware novamente.

Anexos

Teste de comunicação serial do Arduino com o ESP8266 :

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

Se a sua versão da AT SDK do ESP8266 for antiga, pode ser que o teste não funcione....

Odilon bom dia , 

Conforme o Hugo já informou, os seus inúmeros questionamento no Tópico Conhecendo o ESP8266, congestionou o Tutorial. Como não tem uma sequencia, ficou muito difícil acompanhar as suas duvidas.

Até eu mesmo fiquei confuso !

Se não se importar, poderia deletar alguns posts seu ? Somente os que estiverem confusos. 

Você transcreveria para o seu tópico, e assim poderei repondê-lo. 

Obrigado pela compreensão !

Ok, feito !! Deletei alguns, se tiver mais avise-me.

Obrigado amigo !

Seu post no Tutorial Conhecendo o ESP8266 :

Não sei como responder diretamente na sua pergunta, não veio o botão "Responder".

Em um dos módulos.

AT version:0.50.0.0(Sep 18 2015 20:55:38)
 SDK version:1.4.0 BOOT MODE
 compile time:Sep 18 2015 21:46:52

No outro, acabei de fazer um downgrade para:

AT version:0.25.0.0(Jun 5 2015 16:27:16)
 SDK version:1.1.1

Ai-Thinker Technology Co. Ltd.

Jun 23 2015 23:23:50

Ou seja, estou com duas versões diferentes.

Tenho outros dois módulos que não fiz troca de firmware, versão antiga.

Acho que você AINDA não entendeu.

Não estou com problemas em trocar de velocidade, os comandos AT no Putty funcionam perfeitamente bem, o problema é quando eu conecto o ESP-01 ao Arduino e gero um sketche Arduino, esse sketche não consegue se comunicar com o ESP-01 usando OS MESMOS COMANDOS que eu utilizei manualmente com o Putty.

Bom, vamos ver se você tem a solução. eu já estou com dor de cabeça.

Abraço e grato pela paciência !!

Beleza ! Você já conseguiu atualizar o FW de um dos seus módulos ESP8266-01. Parabéns !

Vamos focar nesse módulo. O importante é sempre usar o firmware mais novo.

Como eu já disse, os FW antigos podem ter bugs (problemas).

Agora entendi ! O seu problema é de comunicação do Arduino com o ESP8266-01. 

Recomendo que faça o teste que eu postei ontem a noite - USE o ESP8266-01 com o FW  AT version:0.50.0.0 -  SDK version:1.4.0 BOOT MODE.

Me informe dos seus resultados. Vai funcionar !

Teste de comunicação serial do Arduino com o ESP8266 :

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

 

Olá Odilon, realmente estava difícil acompanhar suas dúvidas dentro daquele tópico do Murta, pois suas postagens estavam na página 9, sendo que o tópico já chegou na página 19.

Quanto ao seu problema de não estar conseguindo fazer o arduino se comunicar com o ESP-01, acabei te respondendo e/ou fazendo questionamentos novos ali no grupo ESP8266, dentro desse tópico

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço