Olá a todos, comprei um modulo relé duplo e quando fui testar com o esp8266 notei que quando ligo o modulo ele está invertido, ex: no botão ON ele desliga, tentei inverter no Sketch e não deu certo, coro de iniciante, kkk, se possível algum amigo dar uma força agradeço, segue código em anexo dos comandos para examinar, muito obrigado a todos.

Exibições: 5335

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Anderson,

Use o code anexo, note que os pinos estão mudados para (4) e (5) por tanto faça a alteração no hardware, 4 é = D2 e 5 é = D1, anexo também o mapa de pinos via de duvidas, avise se deu certo.

Abs.

Anexos

Blz Carlos, vou carregar e verificar e passo os resultados, lhe agradeço imensamente pela atenção e ajuda.

Oi Carlos, não deu certo, usando o esp-12e, liguei os sinais dos relés nos pinos 4 e 5 e como disse, quando ligo a fonte o modulo já entra armado e quando aciono o botão ON o led do modulo apaga, na linha de código não tem como inverter já tentei e sem sucesso, deve ter como inverter nos parâmetros da biblioteca, fora isto está complicado, estou upando um vídeo do problema e logo passo o link.

Tentou fazer o que eu disse ? Eu tenho um esquema identico e funciona !!!!!

Colocar um resistor de 10k em cada pino 4 e 5 ligados ao vcc é isto Odilon.

Estive verificando as linhas de comando do aREST_UI que é quem faz a parte do site que comanda as funções de cada botão e seus respectivos reset´s, como o arquivo é uma programação em java eu fiquei meio que sem noção onde efetuar as mudanças e como funciona as trocas de comandos de arquivos, portanto está inviável o uso para o meu projeto com esta biblioteca infelizmente.

Para o relay não entrar armado, jogue um resistor de 1K entre o GPIO0 e o 3,3V. Mesma coisa para o GPIO2.

Depois de gravar o sketch, não esqueça de desaterrar o GPIO0.

Isso quem me ensinou foi nosso amigo Murta, que está acompanhando seu tópico. 

Na verdade ele sugeriu um resistor de 10K, eu usei de 1K e deu certo.

Não sei qual é a diferença.

Estou supondo que você usa um ESP12, e não o limitado ESP01, veja o vídeo que fiz sobre minha resposta.

https://www.youtube.com/watch?v=kL1wdGeih9o&feature=youtu.be 

Abs.

Oi Carlos,

Acho que você não se deu conta, uma das primeiras coisas que nosso amigo Anderson comentou foi sobre estar usando um ESP-01....

Mas o que ele quer é tranquilo, são só dois relays. Se fosse mais que dois ai não dava.

Abraço !

Sim Odilon,

Eu entendo e não percebi que ele tem um ESP01, apesar de ser suficiente para esta aplicação, eu não aconselho mais o uso deste modelo porque sempre queremos mais na medida que vamos aprendendo mais sobre o assunto, e sem duvida como sempre, os comerciantes brasileiros encheram o brasil de ESP 01 que nem eram mais usado em outros países, para depois de um tempo lançar no mercado os modelo 12 e outros com mais recursos.

No caso do ESP01 ele tem alem da limitação de dois pinos, creio que tem a logica invertida dos mesmos, por tanto se queremos a logica oposta, temos que colocar resitores pullup (ligados a VCC) para que force a inversão da logica formando um divisor com a carga.

Obrigado.

Abs.

Oi Odilon blz, o meu esp-01 eu detonei o danado, rompeu as trilhas na troca dos pinos e foi parar no lixo, funcionar até que funcionou depois que arrumei, mas as portas 0 e 2 já era ai foi para o latão, estou usando o esp-12e já com a placa adaptadora, valeu amigão.

Pessoal o meu problema não é acionar os relés pois estão funcionando normalmente, o problema que desde o início que estou explicando é que não é problema de portas físicas e sim de programação das linhas de comando do sketch, o problema como disse na primeira postagem foi que quando ligo a placa com o modulo ele entra armado e este problema não é como disse físico e sim de programação, eu tive o mesmo problema com um sketch para acionar este modulo de relés com um controle remoto e um receptor IR, eu mudei a linha de comando e funcionou perfeitamente, mas com esta biblioteca web que roda em java já complica tudo, não tenho conhecimento em java somente em HTML e PHP, portanto fico com as mãos amarradas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço