Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=7du1JeI4E8w&feature=youtu.be

ESP8266 conectado como accesspoint, comporta-se como um roteador onde as pessoas podem se conectar a uma rede Wi-Fi.

Foi utilizada a IDE do Arduino, e um sketch exemplo da placa na IDE.

Exibições: 877

Responder esta

Respostas a este tópico

Carlos,

e como você subiu o código no ESP8266?

Vou fazer um video e postar Sidney!

Abs.

Carlos,

obrigado pelo video. Foi muito esclarecedor. Sem dúvida será uma referência no assunto.

Estou na dúvida se seria possível usar um arduino no lugar desse gravador FTDI que vc tem. O que acha, é possível?

Eu estou me impondo alguns limites, e um deles é que não posso ficar comprando coisas aleatoriamente. Só para usar isso já estava querendo um gravador ftdi, uma fonte de protoboard.

Dá sim pra isar o arduino.
Retire o ATmega328 e puxar os fios do TX e RX do arduino pro RX e TX do ESP8266.

CK,

    Eu tenho o habito de tudo que eu aprendo,  faço um tutorial tim-tim por tim-tim pra mim mesmo em uma linguagem que eu entenda, em geral coloco uma Titulo, uma breve descrição,  dai coloco imagens das montagens quanto tem, e ao final o sketch,  Em geral faço isso no word e as vezes quando um amigo precisa de algo,  eu exporto pra PDF o assunto especifico.

    O meu pedido a você seria que mesmo sabendo que existem diversos tutoriais por ai,  você criasse um seu,  tipo,  os primeiros passos que deu,  o que foi descobrindo, os experimentos, etc.  tudo com as montagens fisicas e como você fez.

    Tipo, você nem precisaria ficar lançando uma revisão dele toda hora,  mas quando lançasse colocava no titulo dele a versão.

    O meu esp8266 ESP-12 chegou ontem,  mas hoje viajei e trabalhei pacas, dai nem toquei nele,   amanhã devo estar projetando uma board pra ele, visto que o bichinho não tem pinos ou conectores, apenas contatos smd.

    Quando fizer posto por aqui.

Wiechert,

valeu o toque. Queria saber da viabilidade. Se dá então vamos lá. Devo só ter que tomar o cuidado com o 5v do tx do arduino com o rx do ESP8266.

E devo usar o sketch de gravador isp no arduino?

Sidney,

Tinha esquecido de enfatizar o problema do 5V, no caso de usar o arduino não esqueça de ligar o divisor de tensão que o Carlos mostra no video. Pra gravar faça como mostrado no video do Carlos, pois nem a IDE nem o ESP sabem (ou se pudessem saber não se importariam) que o conversor USB/TTL usado é um módulo FTDI ou se é um arduino.

Apenas escolha a porta COM que corresponde ao arduino, no mais siga as instruções do Carlos.

Wiechert,

já que falamos só mais uma duvida. Preciso subir algo no arduino, para fazer a gravação ou vai sequinho mesmo? Ou seja, tiro o processador e só faço as ligações RX do arduino no TX do modulo, o TX do arduino no RX do modulo, o GND e o VCC (3,3V) e o VCC no GPIO 0. É isso?

Exato Sidney,

Não precisa fazer nada na placa do Arduino porque na realidade você vai somente usar o TX e RX e a referencia de ground, porque sera usado apenas a parte do FTDI dele, nenhum código sera carregado no mesmo, o que você carregar sera enviado para o ESP8266, usando o FTDI do Arduino porque ele próprio não possui um.

Lembre-se de colocar o TX Arduino em um divisor como se fosse o +Vcc, na divisão 3,3 o RX do ESP8266 e no outro extremo do divisor resistivo o ground.

TX_Arduino--------R1-|----R2-------GND_Comum
                                  |
                                  |
                             RX ESP8266

Lembrar também que o GPIO 0 devera ir a Ground e reiniciar o modulo antes de subir programa, uma vez carregado, retire o GPIO 0 do ground e reinicie novamente o modulo ( Reiniciar = desligar e ligar a alimentação do ESP8266)

Abs.

Sem problemas Wieder,

Vou providenciar e subir aqui amanha.

Abs.

Amigo Carlos, 

Ficou faltando os links dos códigos que usou. 

Poderia especificar ?

Obrigado e abraços 

Oi amigo Gustavo,

Veja, estou um pouco confuso porque como pode ver o tópico fala sobre muitas coisas, e não sei exatamente sobre qual link de código se refere, aguardo se puder me ajudar a esclarecer.

Obrigado.

Grande abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço