Bom dia pessoal,

Gostaria de saber se consigo enviar informações de sensores através do esp2866 para um banco de dados.. e se o mesmo consegue buscar dados no banco de dados para que meu controlador atmega328 feche uma válvula por exemplo?

Obrigado,

Exibições: 605

Responder esta

Respostas a este tópico

Creio que sim . 

Vai ter que estudar um pouco para entender como tudo funciona . 

Alguns colegas tem reportando algumas instabilidades nas comunicações. 

Portanto se a comunicação falhar, o que acontecerá se a válvula não fechar ?

Consegue.

Consegue.

Explique melhor. 

A comunicação entre ESP8266 e Atmega328 é trivial, mas onde está o banco de dados ?

Está na Web, está local, na sua rede WiFi em um servidor ?

Eu não conheço nenhuma biblioteca de banco de dados para o ESP8266, mas não duvido que exista.

Além disso, por que banco de dados, não pode ser no FS do ESP8266 ?

não é necessário usar biblioteca de banco de dados para fazer qualquer módulo de rede gravar/consultar dados em banco de dados.

Basta criar uma API, por exemplo em PHP, para servir como intermediário entre o módulo (ESP8266, ethernet shield, etc) e o banco de dados.

Funciona assim: para fazer o ESP8266 gravar informação no banco de dados, basta fazer o ESP8266 acessar algo como http://IPdoServidor/script.php?acao=gravar&dado1=10.2&dado2=20.4 

Dessa forma, o script.php se encarrega de fazer toda a parte lógica da coisa, como sanitizar/validar os dados antes de gravar no banco de dados

E para consultar dados já gravados anteriormente, basta fazer o ESP8266 acessar o endereço http://IPdoServidor/script.php?acao=ler&data=2016-06-28

Fazendo dessa forma, você terá um sistema muito robusto e generalista, capaz de ser usado por qualquer tipo de módulo (ethernet shield, esp8266, sim900, etc) sem depender de bibliotecas específicas 

Claro imhugo... sei disso. Mas minha dúvida foi outra:

"Onde está o banco de dados ? Na Web, está local, na sua rede WiFi em um servidor ?"


Se existir uma biblioteca para banco de dados local (no ESP8266, no FS, na EEPROM..) por que não, se for a intenção da aplicação ?

E se o aplicativo for usado na roça, no mato, num veleiro, numa ilha, sem acesso a Internet, alimentado por placa solar ? 

Eu apenas perguntei qual é a arquitetura pretendida pelo rapaz.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço