Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3913

Respostas a este tópico

Feedback. 

Sem novidades, funcionando perfeitamente 24 horas, oitavo dia consecutivo.

Abs.

Blz Carlos? Você ta usando com lua? não lembro como vc fez.

Compilei pela arduino ide, estou com 2 em testes, aguardando para ver.

Blz Adilson,

Sim, estou usando LUA, link abaixo com o code usado.

http://pastebin.com/nRgD6L5g

Se precisar alguma informação poste aqui.

Abs.

Salve grupo.

Continuando os trabalhos, acabei de colocar "no ar" um ESP8266-01 com um sensor DHT22, com página no ThingSpeak:

https://thingspeak.com/channels/59765

Abrax...

Muito Bom!!!

Parabéns!!!

Vamos evoluindo!!!

Abs.

Carlos,

Publica no forum geral do LDG também sua aplicação!

Abs.

OK.

Bom dia,

Hoje, 10/10/2015 minha aplicação deixou de enviar dados mas o motivo foi a falta de energia que causou tanto a inexistência de internet como energia para o modulo.

A energia para o modulo poderia ser resolvida com algum sistema de fornecimento alternativo em caso de falta de energia na rede, já a provisão de internet não, o que vale dizer que em uma aplicação que por algum motivo seja imperativo estar sempre ativo o serviço, devera ser implementado um sistema que contemple estes fatores.

Após o retorno da energia, tive que reiniciar o modem, e o ESP voltou a funcionar sem necessidade de intervenção alguma.

A aplicação continua a 10 dias sem nenhuma falha atribuída ao ESP. https://thingspeak.com/channels/58260

Abs.

Esse é um problema sério. O meu roteador não reinicializa em caso de falta de energia. É necessário que alguém vá até ele e aperte o botão de liga/desliga.

Já o módulo ESP8266, não tem o menor problema com falta de energia. Já fiz vários testes, ao voltar a alimentação o módulo reconecta sem problemas.

Abrax...

É verdade, aqui também somente reiniciando o roteador (Live Tim) depois de um corte.

Abs.

Boa noite grupo.

Hoje, 2015/10/13, ás 18:30 coloquei um módulo ESP8266-01 na rede, com um teste que recebe de volta informações de um sítio na internet (copiado de algum lugar na internet, se eu voltar a achar eu posto aqui).

Além disso, coloquei uma rotina de teste de conexão, que além de reconectar o módulo, caso detecte que perdeu a conexão, também icrementa um contador de "resets" da rede.

Vamos ver como ele se comporta.

O outro, conectado ao ThingSpeak, vai muito em, obrigado,  já está conectado faz alguns dias (não marquei o início da operação).

Abrax...

Olá Carlos,

Legal, quando puder poste resultado e link, noto que esta trabalhando com paixão no assunto, mas isso acho que é o que todos temos em comum aqui.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço