Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3913

Respostas a este tópico

Minha resposta não ficou clara, nem eu acho que ficou. Eu concordei (quando disse "isso") e depois mantive o que está no esquema (no resto da resposta).

Vai a seguir um foto, de minha breadboard com a fonte ajustavel. No meu caso, todas a protoboards tem o positivo à esquerda e o negativo à direita (nos dois lados). Da mesma forma, considerando a fonte ajustável colocada na parte de cima da protoboard, o positivo está à esquerda e o negativo à direita (nos dois lados). Com a linha vermelha a esquerda e a linha azul à direita, sempre achei natural e intuitivo usar assim.

No Fritzing isso também acontece, portanto, eu presumi que isso era o padrão.

Virar a foto 90 graus para que a fonte fique na parte de cima da imagem.

Abrax...

Esta corretíssimo!

Abs.

tranquilo, a minha postagem foi apenas no sentido de alertar quanto ao desenho do fritzing, ali onde há o conector da fonte, pois  o centro do conector que é positivo está abastecendo a trilha azul da protoboard, que deveria estar recebendo GND.

Já a parte externa do conector, que é negativo, está abastecendo a linha vermelha da protoboard, que deveria estar recebendo 3.3V.

Mas na foto, o regulador de tensão já abastece corretamente as trilhas da protoboard. A suposta falha está apenas no desenho do fritzing. Se o conector ficasse longe da protoboard, e vc tivesse usado fios pra interligar o centro do conector à trilha (+) e a lateral do conector à trilha (-), já resolveria. É apenas um alerta para que novatos não cometam o equívoco de fazer a ligação do jeito que vc expôs.

ihmugo.

Faz muito bem em alertar, ontem inverti a polaridade involuntariamente no ESP-01 queimou na hora.

Abs.

Certo, mas só achei esse conector para colocar no esquema :( Eu realmente não tinha atentado para isso, nem depois de sua primeira msg, basta ver a minha resposta para saber que eu não entendi o seu ponto de vista. Bem observado. Talvez seja melhor tirar o conector do esquema e colocar apenas dois fios (vermelho e preto) com a legenda "Fonte 3.3". Isso certamente não daria margem a mal entendidos. Abrax...

Tem razão! Acho melhor fazer isso.

Abs.

Salve...

E para não deixar a casca de banana solta por aí, podendo causar grande estrago, substituí a fonte nos esquemas, repostei as mensagens, com um alerta quanto à substituição, e apaguei as velhas com os esquema errados.

Foi muito bom você ter apontado meu erro. Quando eu cometer outra gafe dessas, não deixe(m) de me avisar, prefiro ser alertado e aprender do que achar que está tudo certo e continuar no erro. :)

Abrax...

agora sim ficou perfeito, pois fica claro que vc está usando um regulador de tensão.

Eu percebi realmente que vc não tinha entendido meu alerta, e também julguei que não tenha sido tão claro, por isso preferi usar o desenho pra tentar esclarecer o que eu tinha observado.

Legal, então.

Valeu !

Abrax...

E o esquema com as conexões RX/TX. Nessa configuração eu consigo mandar comandos AT ou carregar sketches. Também foi reconhecida pelo IDE ESPlorer.

Alterei o esquema para refletir a bem apontada falha na versão anterior que poderia induzir novatos (ou não) a erro na conexão da energia.

Abrax...

Muito bom!

Abs.

Olá a todos,

Segue aqui um documento e um video onde relato alguma experiência com o ESP8266 neste fim de semana passado.

Não é nada conclusivo, apenas minha experiência compartilhada para que possamos seguir analisando e opinando com a maior informação possível nesta pesquisa.


Link PDF:

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6aWNNaUhLOHJqdVU/view?u...

Link vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jbx5Ex5AVYY&feature=youtu.be

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço