Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3913

Respostas a este tópico

Não, continuou respondendo normalmente. Deixei um módulo com essa configuração e outro com RX/TX conectados, funcionando em paralelo. Nos dois casos o funcionamento foi normal.

Nos dois casos deixei o RST "flutuando". Foi antes de sua msg recomendando que o RST fosse ligado ao VCC quando não fosse ligado ao GND para reset.

Abrax...

Ok.

Vlw.

Abs.

Bom dia.

Estava relendo as msgs desse tópico, e me parece que a minha conexão está muito simplista. Abaixo segue um esquema de minha conexão do módulo que ficou isolado, ou seja, depois de configurar o endereço IP e tipo de conexão, retirei os cabos do RT e do TX.

Mas foi essa a configuração que usei nos testes, que foram interrompidos hoje de manhã, antes de sair para o trabalho.

Abrax...

PS: Esquema substituído por grande por mostrar conexão de alimentação errada.

Boa!

Abs.

Vlw.

Abs.

Salve.

Mais uma pergunta. Carlos, você recomendou que o pino RST não fosse deixado "flutuando" quando não estivesse ressetando o módulo. Devemos conectá-lo ao 3.3v ? Direto ? Ou usando algum resistor ?

Abrax...

Usando Resistor!

Abs.

Quantos ohms ?

Eu estou usando 470, mas nada impede que seja um valor entre isso e até 10K se for o caso, depende do que tiver por ai mais fácil.

Abs.

Eu tenho 470 :) então, será essa mesmo.

Valeu !

Abrax...

apenas pra título de contribuição: as fontes normalmente são centro positivo, correto? Siginifica que nessa imagem postada está invertida, isto é, o centro está como GND e a lateral está como 3.3V

Isso. No caso eu me guiei pela cor ao lado do trilho - vermelho=3.3v e azul=GND.
Mas o esquema está coerente com minhas breadboards físicas.
Abrax...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço