Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3914

Respostas a este tópico

Perfeito.

Abs.

 Bom dia a todos,

 Como podem ver relatei um problema de perda de sinal após um tempo como outros já relataram também, que é o motivo de abertura deste tópico, de certa forma já vamos aprendendo que os modulo tem algumas características como por exemplo o dormir levemente, dormir medianamente, e dormir profundamente, que isso é configurável, e que seu objetivo é o uso desta características em aplicações que exigem a economia de energia quando possível, ou necessário.

Claro que devemos estudar ainda e fazer alguma aplicação exemplo do uso destes recursos, de minha parte tratarei de fazer.

No meu caso, eu nuca tinha tidos este inconveniente, perder sinal, somente acompanhei os colegas relatarem, até que aconteceu comigo, foi então que abri o tópico para assim falar somente sobre isso, e creio estamos tirando conclusões, como o Sleep mode e a configuração de alguns pinos, já que o hardware também precisar determinada configuração, pinos 16 e RTS por exemplo no caso do ESP-12 e outras formas no -01, ainda não estudadas devidamente por nós mas que pelo menos estimo já estamos documentando e estudando, nada se faz sem dedicação, tempo e certo esforço, isso ja todos sabemos.

Bem, gostaria de relatar o seguinte: No meu caso especifico, não posso generalizar, mas estou analisando e tentando comprovar na pratica, somente o tempo me dará a verdadeira comprovação da teoria por em quanto, de que meu modulo perde a conexão quando mexo fisicamente na aplicação, movendo a mesma, puxando um fio na proto para fazer algo, em fim, o que quero dizer: Minha aplicação passou horas enviando sinal  normalmente na aplicação IOT, e continua a faze-lo, e assim tratarei de permanecer, sem interrupção, creio que todos conhecem mas segue o link https://thingspeak.com/channels/58260 ,  tudo funciona sem problemas, salvo de trato de movimentar as vezes, ora sim, ora não a proto, ou mexer na mesma para retirar um fio daqui e colocar ali, em fim, creio o seguinte, é teórico por ora, que como sabemos todas as aplicações exigem uma alta dose de cuidados com falso contato ou ruídos elétricos, mas neste caso onde tratamos de conexão  do dispositivo via Wi Fi, esta necessidade aumenta ainda mais em grande proporção, por isso vejo que na verdade, a montagem na proto é como sabemos uma montagem bastante pobre no sentido de conexão, devemos então extremar cuidados para obter uma ótima conexão e ainda assim não é estável completamente, mais ainda se não tomamos nenhum cuidado.

O próprio software já prevê uma linha de: Se conectado imprima o IP e diga que esta ok, senão, diga que não esta conectado, oram se eu mexo na proto, e esta tem um falso contato na alimentação por um segundo, é suficiente para perder a conexão, não perde dados nem nada parecido, com dar um reset volta, então, creio que meu problema, por isso não quero generalizar, esta neste ponto, como disse antes o tempo nos dará a comprovação, fiz um pacto comigo e a proto de não mexer nela ( rsrsr) para comprovar isso, e a postagem do Carlos meu Xara que esta pingando o dele desde ontem, de certa forma pode ter relação, já que ele não mexeu na proto todo o tempo que esta em teste, creio, não sei ao certo, me baseio em minha conclusão sobre o ultimo post dele.

Bem, desculpem me alongar tanto na explicação, mas não encontrei outra maneira de tratar de explicar resumidamente algo deste tipo, pelo menos eu não sei. 

Continuo em teste e posso estar errado ou certo, vamos continuar a analisar juntos como estamos fazendo.

Abs.

Carlos,  vc levantou uma hipótese que faz todo sentido aqui em casa. Quando meus filhos e esposa estão em casa, é comum eles irem até minha mesa e mexerem em algo. Nessa ação,  a probabilidade de encostarem nos fios ou na protoboard são enormes, e agora que vc tocou nesse assunto,  ficou fácil perceber que essa hipótese realmente ocorre comigo. 

Pensando nos episódios de travamento,  realmente lembro-me deles terem ocorrido durante o dia. De madrugada,  os travamentos não ocorriam. 

Eu tinha pensado na hipótese de superaquecimento por conta dos travamentos ocorrerem durante o dia,  mas não fui atrás de investigar. Realmente a hipótese de falha de contato por causa de movimentação de fios ou protoboard fazem muito sentido. 

Por outro lado,  não fazia sentido o módulo entrar em hibernação em tempos aleatórios, pois o sketch foi programado pra solicitar uso do wifi a cada 60 segundos,  portanto tempo insuficiente para ser considerado inativo.

E no caso do outro colega Carlos,  que está testando  o módulo através de ping, também não faz sentido a hibernação por ociosidade,  pois os ping exigem atividade constante do módulo. 

Vou tratar de proteger melhor o acesso aos fios e protoboard e observar se sua hipótese se confirma aqui comigo. 

Perfeito inhugo!,

Fiz o mesmo aqui isolei de certa forma a proto, voce tem razão quanto a que não faz sentido entrar em hibernação, vamos nos falando !

Abs.

Boa tarde !

Carlos, acho que você pode/deve estar certo. No meu primeiro teste, o módulo estava em minha mesa, bem no caminho de tudo que eu fazia, eu precisava movimentá-lo a todo momento, apenas para mexer nos computadores e nos componentes.

Quando o teste falhou, eu movi a "estrutura" para longe de mim, fora do caminho normal de uso da mesa, antes de reiniciar o teste, e como registrei na outra resposta, já está funcionando a 23 horas.

Vou deixá-lo como está, e continuar meus testes com um dos outros ESP8266-01.

Irei atualizar o estado do teste se houver modificação na situação (falha), ou amanhã de manhã se continuar funcionando, tipo, uma atualização a cada 10 ou 12 horas em caso de funcionamento.

Abrax...

Ok, estou fazendo testes também com ligar e desligar aparelhos na mesma régua de alimentação, ventilador principalmente, para analisar ruído elétrico e sua influencia, depois posto resultados.

Abs.

Estou testando aqui para ele dar um reset a cada certo tempo para ver se assim ele se mantem, amanhã posto também.

Valew!

Abs.

Adilson, vc está fazendo reset via software, tipo AT+RST ou reset cortando a energia temporariamente?

Cortando a energia, mas não está dando certo algo errado no meu código.

Adilson, vc está usando o ESP8266 em conjunto com o arduino (sketch enviado pro arduino, portanto) ou está usando o esp8266 stand-alone (sketch enviado pro próprio esp8266)?

No próximo teste eu vou mandar o resultado do ping para um arquivo.

A pouco eu olhei para a tela e vi que em um dos módulos, estou fazendo teste de ping em dois módulos simultaneamente, houve a perda de 4 pacotes, enquanto no outro tudo continuava bem. Como a tela vai rolando, se não estiver olhando na hora esse tipo de ocorrência vai passar despercebida.

Mas esse teste já vai com quase 2 horas.

Abrax...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço