Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3914

Respostas a este tópico

18:15, fui verificar e já não estava mais disponível. Portanto, no máximo 2 horas de uptime, no primeiro teste.

Abrax...

Comecei novo teste às 18:21.

Não sei o que esta fazendo para voltar a ligar, esta reiniciando a fonte?

Por favor, faça o seguinte, em vez de reiniciar a fonte, ligue o fio RST através de uma R de 330, ou 470 ohms a que tiver disponível, no GND por un segundo, ou seja, ligue na proto e retire, veja se o led azul pisca e se reinicia normal, aqui fiz isso algumas vezes e da certo, se for assim, bastara programar algo no código para dar um reset em algum momento.

Abs.

Ok, O segundo teste ainda está em andamento. Como estou de saída, farei isso amanhã, em algu momento. Até lá, verei o tempo que levará para parar.

Abrax...

Carlos,

Acabei de fazer esse teste. Conectei um resistor de 470Ω ao GND, e, depois, com o módulo em funcionamento, conectei o pino RST do ESP8266-01 ao resistor, com um jumper, por aproximadamente 1 segundo. Quando retirei o jumper a luz azul piscou algumas vezes, o monitor serial apresentou lixo e depois informou "ready" (imagem abaixo).

Como pode ser observado, efetuei o "reset" duas vezes. Nas duas o resultado foi o mesmo, reset efetuado sem problemas.

Ok Carlos,

Isso é o que acontece em todos com certeza, presumo que (vou estudar) que se tivermos programado algo que em caso de perda de sinal tente por x vezes um reset via software, poderia ser útil, embora o ideal é fazer uma instalação na proto bem caprichada com fios curtos e ver resultados, vou fazer isso aqui.

Valw o feedback.

Abs.

Fiz isso também ele da o reset e volta normal, segue os testes.

Bom dia grupo,

7:40 e o módulo ESP8266-01 continua respondendo aos "pings".

Carlos, vou sair, quando voltar farei o teste que você falou.

Abrax...

Ok, por favor leia a outra postagem que faço aqui neste tópico.

Abs.

Vou seguir suas instruções em um outro módulo que colocarei em teste hoje, também.

Depois posto os resultados.

Abrax...

Boa tarde !

Atualização: Continua funcionando, respondendo aos pings. 17:21, portanto 23 horas, já.

Abrax...

Ok Vlw!

Abs.

Atualização: Acabei mexendo no módulo, mais especificamente na tomada em que estava ligada a fonte que alimentava o módulo. Não notei se chegou a interromper o fornecimento de energia, mas o fato é que às 18:40, o módulo já não respondia mais aos pings.

Vou dar uma limpada na área, e preparar os meus dois módulos para testes.

Abrax...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço