Bom dia pessoal,

Tive um problema que alguns colegas relataram aqui com o meu ESP, o problema é que o modulo depois de um tempo perdia a conexão Wi Fi e deixava de enviar informação, percebi que bastava reiniciar a fonte e novamente voltava a normalidade, o que me levou a conclusão que o mesmo deveria entrar em modo de hibernação, já que fonte e demais coisas estavam normais, e não perdia nada da programação.

Lendo a folha de dados que já compartilhei aqui com todos no meu Google Drive, recorri a parte do retângulo que tem o titulo ESP8266 CORE.

Nesta parte, se explica como fazer o ESP hibernar, bem como acordar, modo este muito útil em aplicações onde se requer economia de energia.

Percebi que colocando o pino 16 via um resistor de 470 ohms no GND, o ESP hiberna, e ao retirar, ele acorda, sem perder nenhum dado, também vi a explicação de que o pino 16 (Wakeup) é responsável por mater o ESP acordado se estiver no estado LOW, e ainda vi que o pino GPIO 0, que apenas colocamos no GND para entrar no modo programação, e depois o deixamos flutuando, segundo o fabricante tem dois modos, GND programação e Vcc Run, o que significaria que se não esta em programação devera estar HIGH, e não flutuar.

Como minha intenção não é que ele hiberne, e sim que nunca o faça, decidi o seguinte:

Coloquei o pino 16 Wakeup através de uma R de 470 ligado no GND, o pino esta em LOW, e liguei o GPIO 0 no Vcc Run, desta forma o ESP não dormiu mais até o presente.

Eu creio que fz todo sentido olhando a folha do fabricante, e estou fazendo meus testes e tratarei de atualizar aqui caso volte a ter o problema mesmo com esta configuração, se alguém quiser fazer o mesmo faça por sua conta e risco, já que estou baseando tudo em meu conhecimento e minha responsabilidade, embora não vejo inconveniente algum.

Embora o documento esta compartilhado aqui na pagina corresponde a documentação segue o link para baixar do meu Google Drive.

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6UWR6eHNJMU1hWXc/view?u...

Abs.

Exibições: 3913

Respostas a este tópico

bom demais seus esclarecimentos Carlos, obrigado.

Vou tentar enrolar externamente fio de solda nesses meus cabinhos e passar a observar se melhora o desempenho da minha montagem.

Não consegui observar apenas um aspecto: quanto ao fio de solda que vc enrolou, vi que um dos extremos vc enfiou num jumper e este vc ligou ao GND. E a outra ponta do fio de solda? Está enrolada no interior daquele emaranhado, mas sem qualquer ligação?

Exatamente isso ihmugo!

Uma ponta aterrada no GND, e a outra livre, já que como o fio de solda é bom condutor, ele virou uma malha de aterramento, caso a outra ponta estivesse ligada no GND também, poderia ser até melhor, mas note o que pensei agora mesmo,  imagina que a outra ponta pode se comparar, como se fosse um para raio por exemplo, disposto a atrair EMI e endereça-los a terra, em fim.. são deduções empíricas já que não tenho como medir as EMI aqui, mas baseado em teoria exata e comprovada. A escolha neste caso é sua, e qualquer uma das duas funcionara adequadamente para o propósito que estamos tratando.

Abs.

Ok Carlos, vou tentar fazer dessa forma que sugeriu. Obrigado por enquanto!

Excelente troca de ideias !!!

Abrax...

O meu teste é mais simples, eu só testo se ele se considera conectado. Se o módulo "achar" que está desconectado ele força a reconexão, incrementa um contador e mostra o contador no monitor serial.

Abrax...

Legal Carlos,

Todos os testes vão ser de grande utilidade para todos nós!

Abs.

Tranquilo, Carlos... com o passar do tempo, vamos nos deparando com determinadas situações e passamos a exigir cada vez mais dos nossos testes. Se vc ainda não teve oportunidade de desconfiar que seu módulo talvez possa não estar obedecendo aos comandos de transmissão de dados nos tempos pré-determinados, fique tranquilo que uma hora vc irá se deparar com essa situação. Isso é igual vídeo-game: a cada fase ultrapassada, vão aparecendo novos desafios.

O grande problema é que existe muita informação desencontrada ou mesmo errada na net sobre esse módulo. Isso acaba confundindo um pouco.

Verdade ihmugo, é por isso que desperta tanto o interesse, por ser tão dinâmico.

Tem razão quanto a informação, creio que vamos ter um banco de dados muito bom dentro de um tempo, porque de certa forma é o que estamos fazendo.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço