Fala pessoal blz? há um tempinho atras eu perguntei aqui no forum como reduzir 20V para 3,3V para alimentar o ESP32 sem que houvesse um aquecimento. Como sugerido e também testado o módulo MP1584 DC-DC se saiu muito bem! Agora estou fazendo um layout para o meu projeto e por conta da exigência preciso de uma PCB bem reduzida. Lendo o Datasheet percebi que preciso ter cuidados para esse layout. Anexei algumas imagens de como o projeto está ficando, gostaria de saber a opinião de vocês se dessa forma como fiz o layout eu posso ficar tranquilo e seguir em frente.

Exibições: 250

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, 

Datasheet do MP1584: 

https://www.monolithicpower.com/en/documentview/productdocument/ind...

1) Qual será a tensão de entrada?

2) Você já testou esse circuito em Protoboard? 

3) O capacitor de filtragem C1 não esta com valor muito baixo? Qual é a tensão de ripple da fonte? 

Boa tarde, 

1) A tensão de entrada vai variar de 0 a 20V como tensão continua pulsante. A variação ocorre em um dos semiciclo.

2) Sim, ja fiz o teste e funcionou super bem! Nenhum componente esquentou.

3) O capacitor é de valor baixo por causa do tamanho da PCB final. Eu vou utilizar capacitor de tantalo SMD. A tensão de ripple é minima, analisei o sinal no osciloscópio e o resultado é satisfatório, como eu disse o circuito funcionou muito bem. Se houvesse uma tensão de ripple maior o ESP nem iria funcionar ja fiz esse teste.

Veja o exemplo do datasheet :

Tente fazer um similar. 

Esse layout não coube na largura da minha PCB, eu fui seguindo esse exemplo e ao mesmo tempo observando o módulo, reparei que o módulo não segue esse exemplo do datasheet. No datasheet na pag.16 ele pede para duplicar o EVB do layout  (It is highly recommended to duplicate
EVB layout for optimum performance.),   eu não sei se entendi corretamente mas acho que seria uma malha de aterramente bottom layer e uma malha para o Vo. Foi o que eu tentei fazer no meu layout.

Veja que quase toda a  superfície da parte de baixo da placa esta conectada ao terra (GND). 

Isso, o bottom layer é uma malha de cobre que conecta ao terra, no meu layout também está assim, eu vou continuar com o projeto, e mandar fazer na china, se funcionar eu aviso aqui :)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço