Duvida sobre transferencia de dados com Trans. e Receptor RF 434 MHz

Pessoal, pretendo adquirir 3 transmissores e 1 receptor desses, tenho uma dúvida... existe a possibilidade de eu interligar os três transmissores em um único receptor? No caso eu tenho a pretensão de mandar um sinal de 3 arduinos para um separado, sendo estes sinais alguns códigos, por exemplo,em um arduino eu uso um botão e mando o codigo "123" para o que possui o receptor, acendendo assim um led, do outro arduino eu mando com um botão o mesmo código, "123" para o que possui o receptor e este desliga o led... compreendem?

Então... dá para mandar códigos específicos com estes transmissores?

Obrigado, 

Exibições: 494

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim , aconselho voçê a criar um protocolo para sua comunicação , já deve ter ouvido falar , enfim vc pode ligar os transmissores em um unico receptor , neste site tem dicas de como criar seu protocolo

http://www.rogercom.com/PortaSerial/ControleAcesso/ControlePag3.htm

Enfim , posso sugerir vc a criar um codigo de identificação para cada TX , já que são 3 cada codigo pode ter seus 3 primeiros caracteres para identificação e isso tudo dentro de um protocolo .

por exemplo TX1 ira enviar TX1#0001

onde os 3 caracteres T , X e 1 são para Identificar o Transmissor(arduino);

# é usado somente para separar o codigo de id do codigo de acionamento e serve para evitar acionamentos falsos ou indevidos por falta de um caractere ou outro.

0001 - sao 4 caracteres onde temos 4 bita para acionamento onde podemos ter 15 combinaçoes de acionamento no arduino que ira receber vc realiza a leitura e comprara exemplo fez a leitura , joga em uma variavel char e faz uma comparação

suponhamos: Char RX [8] ; variavel com 8 posiçoes

if ( RX [1] == 'T' && RX[2] == 'X' && RX[3]==' 1' && RX[4] == '#' )

{ executa a ação comparando os bit de comando .

if (RX[5]== 1)                  // EXEMPLO SE RECEBER O CODIGO TX1#1000

{

Acende led

}

}

Bem amigo , não uso muito o arduino mas faço aplicações de supervisorio em C++ comunicando com um PIC e tambem ja comuniquei 2 PICs assim , no arduino vai ser um pouco diferente em relaçao aos comandos , so quis repassar a idéia mais ou menos , devem vir milhoes de criticas de pessoas engraçadinhas por aqui , que nao tem o minimo de respeito para com o proximo , mas mesmo assim essa foi minha contribuição e o que estiver ao meu alcançe para ajudar estamos aí !!

Futuramente irei implementa isso ao arduino mas por agora não posso pois estou em outro projeto

Obrigadão man!

Sim.
Porém tem a questão da interferencia.Caso eles trabalhem na mesma frequencia,cada um dos transmissores deve emitir em tempos diferentes.Deve criar um protocolo com qual poderia identificar cada emissor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço