Ola

meu projeto é controlar a carga e descarga de uma bateria de litio

estou usando o VN7004 para liberar a carga para o barramento de descarga.

e para recarga irei usar o tp4056.

meu problema é somente a tensão reversa.

quando não estou alimentando o gate do mosfet a tensão retorna para o V_bat+ da bateria.

para evitar coloquei um diodo shock, na saida do output do mosfet mais não era minha intenção pois quero reduzir os custo do projeto.

segue circuito do acoplamento

minha duvida é poque a tenão esta retornando polo positivo, eu olhe...

sei que estou errando algo, e quero auxilio para encherga algo que esta passando despercebido.

Exibições: 224

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

olá sr Rasteiro.

      Seu nome é "PC" ??? (abreviei, é claro).

      Se for, fique atento aos Meta-Dados.

      Mas vamos ao problema que vc relatou.

      Sua descrição do problema não está assim tão clara (vc não se esforçou muito pra isso). Mas pelo que entendi,  a Bateria está recebendo uma tensão que vc chamou de "reversa", e isto ocorre quando vc coloca o sinal "GATE_BAT_1" em "0" (ou seja, "LOW") o que deveria desligar o MOSFET interno do VN7004CLH, na presença da tensão de +5V.

      Então, isso seria algo como mostrado na figura a seguir, que mostra o "virtual" caminho dessa tensão, do pino "OUTPUT" (ou apenas "OUT", que são de fato três pinos)  para o pino "VCC" do VN7004CLH.

(clique na figura para "zoom")

       Então,  supondo  que seja isso que vc quis dizer,  veja o Diagrama em Blocos do VN7004CLH, mostrado na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Observe que marquei em verde os dois grande blocos do chip VN7004CLH.  Na próxima figura, eu irei suprimir estes blocos, pra não "poluir" o diagrama.  Mas note que marquei em rosa na figura anterior,  o Diodo interno paralelo ao MOSFET do VN7004CLH. Este Diodo é muitas vezes chamado de "Diodo Parasítico", já que "aparece" automaticamente devido à construção física dos MOSFETs. Note a polaridade desse diodo, em relação aos pinos "OUT" e "VCC" do VN7004CLH.

      Assim,  pode-se perceber que se o MOSFET estiver cortado,  existe um caminho de polarização direta desse Diodo, e que pode ser facilmente visto na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Vc pode notar também, que nesse caminho existe um bloco chamado "Reverse Batery".  Este bloco consiste em um circuito Sensor, que detecta a conexão reversa da Bateria (para impedir danos aos circuitos internos do VN7004CLH), e quando isto ocorre, o circuito resultante desse bloco é equivalente a um Diodo Zener (vc pode ver isso no datasheet do VN7004CLH), e cuja tensão de trabalho provavelmente é baixa. Em suma, não é nenhuma alta impedância que impeça fluxo de corrente do pino "OUT" para o pino "VCC".

      E este comportamento é até óbvio, quando olhamos o Diagrama em Blocos do VN7004CLH,  devido ao "Diodo Parasítico" conduzir  na condição  da tensão no pino "OUT" ser maior que  a tensão presente no pino "VCC".  No entanto, este fluxo de corrente também aciona o circuito de proteção do VN7004CLH  contra inversão da polaridade da Bateria, e quando isto ocorre, veja o que diz o tópico "4.1" do datasheet:

(clique na figura para "zoom")

      Como se pode ver onde marquei em amarelo,  diz que o MOSFET  liga mesmo na condição de Bateria invertida,  e a impedância dele é a mesma quando ele está operando no modo "normal" (ou seja, um "RDSon" muito baixo).

      Ou seja, nesta situação,  o "Diodo Parasítico" nem é usado como caminho para o fluxo da corrente do pino "OUT" para o pino "VCC", já que o MOSFET é um ótimo caminho.

      Então,  esta condição seria algo que propicia a situação de "tensão reversa" aparecendo no terminal positivo da Bateria, já que este terminal está conectado ao pino "VCC" do VN7004CLH.

      Mas a ligação do +5V ainda tem uma peculiaridade que pode ser um problema.

      Mudando agora o foco.  Independente do problema anterior,  o diagrama do seu circuito, mostra três coisas estranhas.  A primeira está relacionada aos dois LEDs de sinalização do TP4056,  conforme mostrado na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Bem, sobre isto a figura é muito clara, e ainda coloquei no lado direito da mesma,  um circuito de aplicação do datasheet do TP4056, pra ficar ainda mais evidente a coisa.  Este foi feio, não é sr  Rasteiro?   Mas imagino que seja apenas o esquemático que está incorreto.

      As outras duas coisas estranhas são mostradas na figura a seguir:

(clique na figura para "zoom")

      Veja que onde marquei em amarelo no Transistor BC557,  o Emissor e o Coletor desse Transistor estão trocados.  Se vc ligar assim, pode até funcionar, mas quando um Transistor opera desta forma, ele tem sua performance extremamente reduzida, já que seu HFE não se aplica nessa condição.  Mas claro, não sei se na prática vc ligou assim, ou se está invertido apenas no seu esquemático.

      A terceira coisa estranha, é que o sinal "V_BAT_IN_1", aparece em dois pontos do circuito, os quais marquei na cor laranja na figura anterior. Isto indica que estes dois pontos estariam interligados, o que não deveria acontecer.  Mas acredito que isto seja apenas um erro no seu esquemático.  No entanto, em circuitos, atenção nunca é demais.

      Ah, vc poderia mostrar onde e como ligou o Diodo Schottky no seu circuito?

      Vc o chamou de "shock".  Mas acredito que vc quiz dizer "Schottky",  ou estou enganado?

      Espero ter ajudado.

      abrçs,

      Elcids

Sim meu nome é PC, Paulo césar. me desculpe, realmente eu coloquei o transistor de forma errada, fiz o schematico alguns minutos antes da postagem e não me atentei a polaridade, mais vou retirar ele do circuito ja que vou fazer o controle usando os sinais do tp4046, como ja informou os led estão errados, pois minha ideia é usar os sinas deles para fazer uma logica de controle no umicrocontrolador e não me atentei ao circuito corretamente, vou corrigir e editar, obrigado por esclarecer minha duvida sobre o o funcionamento interno do mosfet era meu grande problema, como queria usar somente um componente para gerenciar a drenagem de corrente e mensurar o consumo eu aproveitei eles, mais vejo que terei que manter um diodo shock para evitar esta situação. vou analisar utdo e revisar. obrigado.

Bom dia, 

Você vai usar um  módulo TP4056?

Veja esse:

Carregador de Bateria Li-Ion – TP4056 com DW01 e 8205:

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

Talvez, fazendo algumas modificações no circuito, poderá usar as chaves com o FET 8205.

O circuito DW01 é um circuito de proteção para o módulo de carga da bateria. Ele tem dois pinos de controle (OC e OD) que ativam ou desativam os dois MosFETs (8205), através de circuitos internos de comparação de tensão.

O pino OC (over charge) de sobre carga é usado para desligar o MosFET Q2, se a tensão na bateria chegar nos 4,3V (situação anormal) . E o pino OD (over discharge) sobre descarga é usado para desligar o MosFET Q1 , se a tensão na bateria cair para menos de 2,4V. Como os dois MosFETs estão em série com a bateria, se alguns dos dois forem desligados, não haverá corrente passando. Portanto, quando a bateria esta sendo carregada, os dois MosFETs deverão estar ligados.

Além dessas proteções do monitoramento das Tensões, no DW01 existem mais circuitos comparadores internos que protegem a bateria contra curto-circuito e contra excesso de corrente.

Ola Sr Gustavo, sim a idea e fazer um sistema de gerenciamento mais sofisticado para uso próprio, no sistema de carregamento normal as bateria tem que ser retirada da carga, e quero fazer isso celular por célula, além de colher informações da célula, como tensão e corrente consumida durante descarregamento para integrar no sistema de automação e verificar diariamente como foi o ciclo de descarga e carga e previnir a troca da mesma quando perder performance.

para isto ja uso o ci tp4056 e o dw01 com o fet 8205.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço