[RESOLVIDO} [ DUVIDA ] Como upar um codigo pra o Arduino Leonardo que tem um sketch de teclado ativo nele ?

Olá pessoal,

   Comprei um arduino leonardo, e um dos exemplos da IDE para ele, é um codigo onde ele vira um KEYBOARD, ou seja, um teclado, e ele fica mandando um texto para o PC em intervalos regulares.

   Bem, tudo funcionou lindamente, ate que eu precisei coloar outro sketch nele e ai vei o problema.

   Como ele fica escrevendo o tempo todo, ao abrir a IDE, ele não para de escrever e dai não cosneguimos nem selecionar a porta COM, e muito menos mandar um novo sketch, tipo um blink para ele.

   Tentei segura o botão de reset, clicar em upar, e apos a complicação largar, e nada,  não funcionou.

   fiz aquele esquema onde usa um segundo arduino como gravador, ARDUINO IS ISP,  usando os pinos 11,12 e 13 e o 10 no reset do arduino a ser gravado,  E NADA,  não cosnegui.

   Resumindo, não si mais o que fazer e peço ajuda.

Exibições: 359

Responder esta

Respostas a este tópico

Valeu Rui,  

  Vou tentar.

   Eu desconfiei que os pinos ICSP no UNO e no Leonardo seriam diferentes porque usam microcontroladores diferentes, mas foi só desconfiança, na pratica eu tentei pau a pau como se faz uno a uno e não funcionou.

  Achei uma GIGANTESCA cagada dos produtores do arduino, que o reset no Leonardo simplesmente praticamente desliga a placa, ou seja, se você apertar o reset em um UNO,  ele continua aparecendo  a porta COM dele no PC, já o Leonardo para baratear como todo processo USB é feito nele, ao apertar reset na verdade você esta desligando o arduino todo, só deixando a parte de alimentação ,  bola fora dos caras.

   Pra gente que é um pouco mais avançado,  lidar com coisas como essa já são bem complicadas, já para um usuario iniciante é perda total do equipamento.

   Eles fizeram uma baita campanha para o Leonardo tomar o lugar do UNO e o Leonardo nunca decolou,  eles podem ate colocar vantagens no preço, ou nas portas,  mas tem umas falhas como essa aqui que ferram com o produto.

    Mas desculpa o desabafo,  vou procurar direito sobre a comuniação ICSP no leonardo e ver se consigo fazer a upagem do bootloader limpo dele, que é a unica forma de resetar essa bomba

Olá, Weider!

   Na verdade o problema do Leonardo ( o Arduino Leonardo, bem dito ), é o mesmo de todos os microcontroladores que tem USB embutido.

   Parte do trabalho é feito pelo hardware e parte pelo software.

   Então, quando você reseta o µC, no mínimo a parte do software é perdida e não tem como ser diferente.

   Acho que a falha foi na aplicação, que deveria levar estes fatos em conta e prover uma "back door" para evitar o problema.

   Sobre isto, vale repetir a frase do grande Donald Knuth, autor da obra seminal "The Art of Computer Programming":

"People who are more than casually interested in computers should have at least some idea of what the underlying hardware is like. Otherwise, the programs they write will be pretty weird."

D. T. Ribeiro.

Sim, você esta certo DT Ribeiro, mas foi meu primeiro contato com um Leonardo,  dai upei um sketch para testes como fiz com Unos, pro minis, Megas, etc.  só que o Leonardo tem caracteristicas muito particulares.

O fato de ter um sketch na IDE que trava um arduino, e só um usuario mais ou menos avançado pode destrava-lo é uma coisa bem louca para os fabricantes e criadores do equipamento,  da mesma forma que eu cai na pegadinha, fui no forum do arduino e tinha um monte de gente lá reclamando.

Agora já sei e não caio mais,  mas muita gente ainda vai perder seu equipamento devido a esse vacilo,  é o mesmo de vocÊ colocar um curioso em uma loja inocente mas que vende bombas,  ele não tera segunda chance quando errar.

Olá Weider!

   Apenas para esclarecer, minha crítica foi dirigida ao autor do sketch, não a você, que foi a vítima.

Abraços.

D. T. Ribeiro.

Pessoal quando vi que o raciocinio que eu tinha batia com o do rui, fui atras de como gravar bootloder no Leonardo, e o que descobri é que ao contrario de outros arduinos, ele não tem as portas ICSP duplicadas nos pinos, apenas na conexão propria de 6 pinos na parte de baixo do arduino.

Dai fui atras de como fazer a ligação e achei esse video.

O garoto falando e o video é meio borrado, mas o que vale são as ligações E ELAS FUNCIONAM

https://www.youtube.com/watch?v=ZgULEoi6fsk&t=5s

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço