Pessoal, Estou tentando utilizar um Radio Controle convencional de Aeromodelismo para comandar Servos com Motores CC de maior porte como os de Acionamento de Vidros Automotivos ou maiores.

Para tanto, Soldei dois fios na Alimentação do Motorzinho do Servo da Futaba e notei que ali temos uma SAIDA PWM  ora positiva /  ora negativa. Fiz um " esboço " de Driver com lógica de 4 diodos comandando 2 Micros-Relê em ponte alimentado por uma Bateria de 12 V. Funcionou " Meia-Boca " . Gostaria de Utilizar MOSFETs um canal N e Outro canal P no lugar dos Relês. Alguem poderia me ajudar indicando como deveria proceder.

Obs1 .: Futuramente, coloco o Potenciômetro do Servo Acoplado no eixo do Motor Maior e assim poderemos ter Motores de maior potência Controlados por Radio-Controle de Aeromodelos.

Obs.2: Em vez de Fonte Simétrica , Poderemos Usar Ponte H com Mosfets.

 

 

  

 

 

Att, Paulo
------------

Exibições: 1049

Responder esta

Respostas a este tópico

Paulo,

Não sei se entendi direito a ideia, mas a intenção é controlar um motor DC da mesma forma que está controlando o servomotor? Ou seja, o motor DC maior iria substituir o servomotor?

Abraço!

Acho que agora entendi, Paulo... você pretende utilizar apenas o sinal do motorzinho de dentro do servo... é isso?

Abraço!

É isso mesmo Cesar.

Na Plaquinha eletrônica do interior do Servo já Existe uma Ponte H, de Mosfets, porem de baixa Potência , alguns Wats. Podemos retirar o comando para o  Driver de Potência diretamente do ponto em que estes minúsculos mosfets do servo são alimentados - Gaits ( não sei achar este ponto na plaquinha ! ). Outro Ponto, é a propria alimentação do motorzinho do servo que medi com o miter ( não tenho e não sei usar osciloscópio ) e dá para perceber que é do Tipo PWM invertendo  o sinal quando invertemos a posição do joystic do radio que, conjugado com o potenciômetro de posição, nos dá um comando proporcional.

Cesar, a idéia é a Seguinte:

Utilizar um Radio Contrôle de Aeromodelo , com seu Receptor e Servos ( um de 6 Canais digital/proporcional + servos R$ 145,00 p/ 4-5 Km ;  Baratinho ).Manteríamos todo o conjunto Rádio + Receptor + Servos . O Contrôle é Excelente inclusive proporcional.De um Servo ( ou de quantos necessite ) retiramos as informações de comando para Contrôlar Motores maiores.Um ponto , que penso ser interessante, para retirarmos este sinal de comando, seria  dos dois Fios que alimentam o Motorzinho do Servo convencional .Podemos usar somente sua plaquinha eletrônica e seu Potenciômetro mas necessitamos de um Driver de Potencia ou uma ponte H + Bateria 12v para alimentar o Motor CC de maior Potência. Se conseguirmos, teremos um Rádio Contrôle digital, proporcional, preciso e de grande potência nos atuadores ( motores ).

Abraço!

Agora entendi! A ideia é boa.

Você tem uma ideia de qual a frequência e amplitude de chaveamento do motorzinho?

Se você quiser primeiro só aproveitar o sinal pra chavear os FETs exatamente como você desenhou alí em cima, você pode usar só um opitoacoplador como driver, fica bem simples, além de já garantir a isolação entre o circuitinho e o motor. As únicas limitações seriam que opto é meio lento, então tem que ver a frequência.. e também tem que ser um opto que suporte 24V em Vce. Talvez o 4N35 funcione bem.

Talvez o pessoal tenha ideias melhores...

Abraço!

Cesar,

Não sei a Frequência nem sua Amplitude ( não tenho osciloscópio e nem saberia utilizá-lo ! ). Minha formação é em Eng. Mecânica , sei muito pouco de eletrônica.

Assim que conseguir este Componente - 4N35 Vou tentar sua Proposta.

Informo Os Resultados

Paulo

Não tinha lido a resposta de Cesar (ultima), mas pensei exatamente a mesma coisa que ele, Eu usaria um OPTOACOPLADOR pra fazer a ligação (drive).

Abraço.

Olá, já fiz um circuito como este, não foi necessário a inclusão de photo acopladores para a isolação, mas caso opte por este use os do tipo poto sw, estes já tem internamente amp op, deve ser incluído um pré driver para a ponte de mosfet responsável pela inversão do sentido de rotação.Não esqueça de colocar um ponte de diodos em paralelo com o motor para proteger os mosfet de picos de tensão inversa.

Espero ter ajudado.

Att.:

Teixeira.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço