Apesar de já usar uma Mega original italiana, comprei no ML uma UNO réplica (NHduino) para um projeto dedicado. Ela utiliza o chip CH340G para comunicação serial. Por mais informações e "o mesmo" driver disponibilizado em vários sites, não consigo fazê-la comunicar em nenhum dos meus dois notebooks (Vista Home Basic e 8.1). Nenhuma daquelas tentativas de atualizar driver no Gerenciador de Dispositivos funcionou.

Exibições: 22081

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá  João Cláudio.

Que chip é esse?

Não é ch340?

Flavio, me desculpe. O chip é o CH340G.

Na verdade, você tem que baixar um software (driver) para a porta USB no Windows.

Nesse site tem um, mas não sei se é confiável. Use um anti-vírus para evitar mais problemas

http://www.driverscape.com/download/usb-serial-ch340

José Augusto, boa tarde.

Nada feito, nenhum dos micros, nem o desktop reconhecem a placa ou instalam o driver.

Não acredito que seja problema na placa pois ela parece estar rodando o Blink.

No gerenciador de dispositivos, mesmo sem ela estar conectada, aparece a exclamação de falha na porta.

Mesmo o driver indicado no site chinês que fabrica o chip não funciona. O engraçado é que no Youtube tudo funciona perfeitamente!

Com tantas placas no mercado utilizando este chip não deveria ser tão difícil assim.

Acho que vou precisar instalar um dissipador de calor no meu cérebro (rsrsrsrs), ou comprar uma placa original.

E não é, mas você já testou em outra porta usb, outro cabo.

Comprei uma placa, com esse chip e funciona normal.

Só uma pergunta, aparece alguma coisa no gerenciador de dispositivos?

Se sim remova o driver antigo, e marque a caixa, dizendo para apagar os arquivos e reinicie o computador (isso é uma "chatice" do windows)

Flávio, com ou sem placa conectada aparece o ponto de exclamação no ícone da porta COM. Tenho 3 micros para testar e nenhum deles funciona.

Excluir e reinstalar o driver não está resolvendo, mesmo reiniciando o micro para carregar eventuais DLLs.

Não acredito que seja problema na placa pois ela parece estar rodando o Blink.

A porta COM que não some, deve ser a do próprio computador, as vezes não tem o conector DB09.

Tente outro cabo USB.

Quando você conecta no computador, aparece alguma mensagem, faz algum som?

Se tiver algum computador com linux (ubuntu), ele carrega o drive automaticamente, você poderia fazer esse teste também.

Em todos os micros sempre a mesma mensagem!

Anexos

Tem algo bem estranho, o Windows criou duas COM1, isso dá conflito.

Agora tente mudar o numero da porta do CH340 para COM2.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1024878-sele%C3%A7%C3%A3o...

Flávio, bom dia.

O problema era no cabo USB (aquele azul que vem junto com a placa).

Foi só trocar e o micro instalou o driver automaticamente.

Grato pelas dicas!

Fico contente por ajudar.

Você poderia  colocar a palavra RESOLVIDO, antes do titulo?

Isso pode ajudar outras pessoas.

Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço