Olá pessoal, estou com a seguinte duvida:

Estou fazendo um driver para o motor de passo, funciona certinho. No entanto, estou usando 8 transistores tip120 para controlar o motor de passo bipolar de 1,5A por bulbina e 12V de alimentação, já que o tip120 tem um Vce de 2V, vou precisar de 16V, já que estou usando a ponte H. Enfim, minha alimentação vai ser de 16V por 2,5A. Oque eu gostaria de saber é o tamanho do dissipador de calor para cada transistor, para não esquenta-lo, pois vou colocar um cooler nele ainda.

Exibições: 1008

Responder esta

Respostas a este tópico

1,5A x 2V = 3W

4x 3W=12W (só metade vai ligar de cada vez).

Se vai ter cooler soprando é até tranquilo. Um dissipador não muito grande deve dar conta. Cuidado se for colocar todos no mesmo dissipador, a aba deles é viva (coletor).

No entanto quando o motor de passo está em movimento existe um fenomeno (ele vira um gerador) que provoca a redução da corrente. Ele só consome isso parado. (estranho, né ?) Na verdade isso é uma perda. Para vc conseguir os mesmos 1,5A seria necessário colocar uma tensão maior que 12V nele. Por isso os drivers de motor de passo são normalmente 36 ou 45V e usam a corrente para fazer a limitação.

Também pela questão da queda de tensão que os drivers modernos usam FET. Eles tem menos de 1/10 da tensão sobre D e S (equivale ao VCE). 

Isso amigo, entendi oque você disse. Obrigado mesmo pela parte do coletor, ia colocar tudo em um dissipador só xD. Mas enfim é 12V, no caso o calculo daria. 1,5Ax12V = 18W

os 2V são no transistor...

A corrente x tensão no transistor quando em On = 3W

kkkkk, valeu amigo. Vivendo e aprendendo ! Obrigado mesmo. Já aproveitando o tópico, como eu calculo a verdadeira tensão para conseguir 1,5 no motor ?

Melhor vc ligar do jeito que já começou e ver o que dá. Se der o torque que vc precisa ta otimo !

Senão fica complicado. Pq pra parado seria uma tensão e rodando outra.

A solução seria colocar um driver integrado (como o L298).

Tem uma placa pra vender com 2 desses (pra vc 1 basta):

http://www.labdegaragem.org/loja/index.php/31-shields/4-power.html

Esses drivers medem a corrente constantemente para gerar pulsos (PWM) para usar o máximo do motor sempre.

vlw, vou testar e depois coloco o resultado.

Olá Alberto.

Já testou a placa?

Pode mostrar?

Até +.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço