Olá pessoal, estou usando um MCP4725, porém ele não fornece a corrente se saída que preciso para aquecer uma pastilha de Peltier (TEC1-12706). Por isso, estou usando um TCA0372 com ganho unitário para fornecer mais corrente para o meu circuito. Porém, o 0372 está esquentando muito e muito rápido, estou com receio dele queimar. Alguém tem uma sugestão melhor de como dar esse aumento de corrente? Preciso chegar a temperaturas em torno de no máximo 80ºC com a pastilha, segundo o datasheet dela, consigo isso com um tensão em torno de 5V e corrente de 1.5A.


Obs: Estou alimentando o 0372 com um circuito com o 7815, que não esta esquentando tanto.

Obs2: Fiz os testes com multímetro e a saída do 0372 está com a voltagem que deveria estar, então creio que o aquecimento não é devido a montagem.

Exibições: 520

Responder esta

Respostas a este tópico

Tudo errado ! 

Veja a especificação da placa Peltier TEC1-12706

http://hackerstore.nl/PDFs/TEC1-12706.pdf

Ele esquenta até 75 graus. E a tensão e corrente são muito maiores.  Use PWM para controlar a temperatura.

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-uma-p...

Queria evitar o uso do PWM, pois o ideal é que eu consiga calcular a potencia instantânea fornecida a Peltier.

Resolvi trocar a Peltier por um resistor de 10R 10W, porém o TCA0372 continua esquentando muito.

O TCA0372 é para 1A, esquece. Para uma pastilha esquentar/esfriar, você vai precisar muito mais que isso, possivelmente uns 6 a 7A em 12v.

E outra, usar um peltier para esquentar é meio ir na contra mão, eles são geralmente utilizados para esfriar tendo o calor como um efeito colateral ruim. Já pensou em usar uma resistência? Talvez um resistor de porcelana?

Estava usando a Peltier como sugestão de um amigo, porém realmente é melhor usar um resistor. Mesmo usando um resistor de 10R que daria uma corrente de 500mA o TCA0372 ainda esquenta muito. Você conhece algum circuito amplificador com transistor que sirva para sinais DC?

O mais indicado é usar PWM. 

Conversor DAC não tem potência para esse tipo de aplicação. 

Ou então use um amplificador de potência. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço