Estou tentando fazer uma máquina DrawBot (http://www.marginallyclever.com/) ou Polargraph (http://www.instructables.com/id/Polargraph-Drawing-Machine/?ALLSTEPS), as duas tem o mesmo principio, mas o firmware para Arduino da Drawbot é um interpretador de G-CODE o que é bem

interessante, enquanto o firmware da Polargraph é uma codificação inventada pelo autor da máquina. 

No momento tenho uns velhos motores de impressoras Epson e estou usando um Motor Shield Adafruit para tocar os mesmos. Se gostar da brincadeira, me arriscarei a comprar os motores de passo vendidos na loja do LdG.

Se alguém se aventurou nesta empreitada, deixe aqui suas impressões e vamos trocando umas ideias.

Exibições: 2384

Responder esta

Respostas a este tópico

Superbacana a idéia hein????

Este tipo de montagem é interessante para chamar a atenção em vitrines.

Quando terminar "bota" nos vídeos pra gente ver.

Cara, que coisa linda isso. Eu também tenho umas sucatas por aqui e me surgiu uma dúvida, eu preciso mesmo de um motor shield? Não teria como fazer sem ele? Abraços. 

Marcos. Claro que não. o que é necessário é um controle do motor de passo. É possível obter isso, tendo um pouco de experiência e sabendo "destrinchar" as placas de impressoras velhas. Em algum ponto delas é onde entram os sinais de direção e passos. Se conseguir descobrir onde e raspar estes locais , acredito que dê para puxar uns "fiozinhos" e usar as fontes, placas e motores de passo de impressoras velhas para fazer isso. Estou com algumas HPs aqui e vou ver se encontro estes locais para fazer estes testes. Quem sabe???...dê certo??? Isso nos pouparia. Quer dizer: Se não houver problemas de espaço nestas montagens.

Sim, isso eu sei, mas eu pergunto se é necessário que seja mesmo um "adafruit" ou outra marca. Se desse para fazer em casa por exemplo. Uma dúvida bem noob, Euclides, simplificando bem, alguns uln2003 ou mesmo tips122 já não seriam um motor shield? Claro, digo isso com eles montados corretamente e tal. 

Veja esse exemplo: http://www.lirtex.com/embedded/cnc-3-axis-stepper-motor-controller/ ele parece fácil de ser feito em casa, caso tenha as peças dele. 

Acho boa ideia isso de "reciclar" mas ai o cara tem que ter muita experiência em eletrônica e acima de tudo, mão boa hehehe pois um errinho e tudo vai pro saco. 

Nas fotos que aparecem aí não mostra nada. Esta placa é o que se pode chamar de "Placa BOB", aqui em uma modalidade um pouco diferente, pois agrega a etapa de potência (Veja os MOSFETs ao fundo). As controladoras mesmo seriam ligadas lá "naqueles" conectores brancos. Aqueles pretinhos que estão do lado são os optoacopladores. As controladoras (que devem ser baseadas no L297, nem aparecem em lugar nenhum). Estou esperando poder ir a cidade para comprar alguns transistores para fazer um teste aqui sobre controle de motores de passo (O último que fiz não "deu muito certo", porque usei só TIP122, e quero testar agora usando ponte H com o TIP127).

O drive com ponte H so necessario com motores de 4 fios, no mais é so usar o VELHO TRANSISTOR TIP120 que ja resolvem bem (ligação simples)...

e se precisar de ponte H, compre o CI e faça a sua, vai custar 12,00 a 15 no maimo...

ou se precisar de muia potencia, faça com os TIPS citado que ja dão uma lapada de força ... custos é basicamente o mesmo...

Eu prefiro fazer com os TIP's quando se trata de ponte H e de motor de passo então, nem se fala, ja que a maioria trabalha com uma amperagem um POUCO ALTA...

Abraços

O Motor Shield Driver da Adrafuit, é Hardware Free, http://www.ladyada.net/make/mshield/ , você pode montá-lo ou comprar no ML. Para usar outro tipo de driver para os motores, você tem que levar em consideração, que o firmware do Arduino, trabalha usando as bibliotecas para o driver da Adafruit, então teria que fazer adaptação no software para usar o seu driver de motor. 

Este Motor Shield usa o L293D, que consegue tocar motores de até 600 mA, com tensão até 35V, usando motores Bipolares (4 fios) ou Unipolares (5 ou 6 fios).

O problema que vejo com este driver é que ele acaba com os pinos do Arduino UNO, ainda tentarei adaptar o software para controle tipo Step/Dir, que necessita somente de 2 pinos para controlar um motor, assim daria para ligar um breakout para cartão SD e ler as sequencias de impressão diretamente deste cartão, tornando a máquina independente do computador. Mas isto é trabalho que exige muito estudo na preparação do software do Arduino devido a limitação da memória. 

Exatamente isso, eu não me expressei direito talvez, seria "montar' em casa o seu próprio driver e não comprar pronto. :)

Testes iniciais com a DrawBot, só para testar a lógica de funcionamento. Na falta de uma plataforma para colocar os motores, utilizei um cavalete de político (achei algo de útil pra esse lixo).

Como a superfície de contato da caneta não é dura, os desenhos não saem muito bons, mas dá pra ter uma ideia. Comprarei uma chapa de eucatex (ou algo do genero), tem que ser liso (não poroso), pra caneta correr livremente. Consegui ter uma ideia do funcionamento do suporte da caneta (gôndola), usei um transferidor para fazer isso e um contra-peso pra caneta não balançar tanto.

Lembrando que a finalidade deste tipo de máquina, não é produzir desenhos perfeitos feitos pelo computador, para isso eu montaria um Plotter ou uma CNC, a ideia aqui é tentar "imitar" a imperfeição da mão humana, isto é o que torna esses desenhos interessantes, por serem únicos, fugindo da produção em série e da igualdade. 

100% apoiado!!! Quem quizer precisão que tire uma foto...rsrsrsrs...

Quando funcionar põe um vídeo aqui pra gente.

Um projetinho assim interessa para meu grupo, pois durante o sábado podemos por um "cavalete" (não deu para sequestrar um desses...na próxima eleição...pelo menos 1 não me escapa...) desses perto de onde ficamos para chamar a atenção.

Velho é phoda, esqueci de colocar o link do vídeo, com o protótipo tosco funcionando: 

http://www.youtube.com/watch?v=KbcWAkUXsoY&feature=share&li...

A imagem que aparece (REDDIT), é a tela do software que envia o G-CODE para o Arduino, escrito em Java, baixado no site do desenvolvedor DrawBot. 

Parabens!!!! É a 1a. vez que ví um político colaborar pela educação e cultura...ao "vivo" e a "cores"...sorrindo...

Uma abraço nesse "Waldir"...este merece...mesmo sem saber que "está merecendo"...rrssrsrsrsrssss...

Quando tiver 2 drivers funcionando assim aqui quero fazer um teste assim tambem.

Até a próxima Big.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço