Bom dia Pessoal, 

Gostaria de saber se teria como fazer a seguinte aplicação com o arduino:

- Fazer a dosagem de areia, pedra brita e cimento. Estes estariam em três silos diferentes. primeiro liberaria 100kg de cimento, depois 200kg de areia e por ultimo 300kg de pedra brita. Isto um Exemplo! Este material sairia de cada silo e cairia em uma esteira. Concluído a dosagem, ligaria um motor para misturar os componentes e ligaria uma outra bomba para dosar a água. Alguém teria alguma idéia? Estava pensando em usar células de carga devido ao peso.

Exibições: 1892

Responder esta

Respostas a este tópico

Fala Juliano, conheço este equipamento como usina de solo-cimento, ou usina de solos, ou CCR, ou dosador de agregados, já trabalhei com isso, (Usina Ciber, Luzmaq, Terex, e as novas bomag marini)  fiz um projeto completo,com supervisório, mas fiz usando clp scheineider e supervisório elipse scada E3... é possível usar a mesma teoria e aplicar a um pic/arduino, não usei devido ao ambiente ser hostil, e os operadores tambem não são essa delicadeza, e as interferencias eletromagneticas que podem influenciar.

Mas o esquema foi isso que voce falou, celula de carga em cada silo dosador, inversor de frequencia para os motores dos silos, e se quiser dosar a agua tambem, utilize um flow-meter(não é barato). 

Segue um link de uma dessas usinas caso não conheça.

Qualquer coisa estou aqui, 

Abraço

Quer montar uma Industria com Arduino?

Acha Seguro?

Se der certo, depois você posta no site da Arduino.

Vai ficar famoso.

http://www.arduino.cc/

Estamos quase lá!!!!! O processo por enquanto é por batelada. Após concretizar a idéia, partimos para um CLP.

Todo o sistema vai ser construido pensando na falha. Caso haja falta de energia ou qualquer outro problema, como as válvulas ou motores devem se comportar. Pensando nas células de carga, como posso converter os sinais para o arduino? O peso de cada silo deve ser dividido por células? Assim, se o silo tiver 1000kg, devo colocar duas celulas de 500kg? ou 4 células de 250kg?

Fiz dinâmico, a correia gira constantemente somando a vazão (ton/hora)... não fiz por batelada (estático)... 

mas por batelada é mais facil ainda... a sugestão que que lhe dou é colocar uma célula por silo, e uma célula já saída do misturador (pugmil) para conferência, para pesar tudo misturado.

coloque uma célula por silo, porém se o peso for muito grande, por exemplo de 1ton, pode colocar uma de 100kg com um atenuador (mecânico),que seja proporcional, tipo aquelas balanças antigas que usava corpo de prova com peso específico para pesar..

Parar ler o valor da célula de carga é bem simples, procure no google, "conversor de célula de carga" ou "transdutor de célula de carga" é um dispositivo que se conecta os quatro fios da célula de carga, e ela converte diretamente porporcional o peso para tensão, bem comum e´o conversor para 0-10v ou 4-20mA que são as entradas para CLP, mas no arduino a leitura é 0a5v resolve isso colocando fazendo um divisor de tensão... mas se quiser ser mais top ainda, voce pode projetar um conversor destes, que é um simples circuito diferenciador feito com AMP-OP, pode usar o LM358 por exemplo.

O Arduíno faz esse controle com o pé nas costas, de sobra com certeza, mas se isso for para vender, para um cliente, não recomento heim, devido vários fatores, como robustez, instalabilidade, isolação.se quiser vender uma automação deste tipo e não ter dor de cabeça, faça com CLP industrial, pode colocar coisa boa,  terraplanagem rola muito dinheiro.

Mas se isso for pra vc, e estará presente o tempo inteiro para eventual problema, vai  fundo, se fosse pra mim, eu tambem faria com microcontrolador, faria com PIC microchip.

Boa sorte, Abraço

O ambiente industrial pode ter muito ruido elêtrico/eletrônico.

E podem deixar os Arduinos descontrolados...

Imagina um equipamento descontrolado despejando sem parar, pedras,cimento ou areia...

Ja fiz um dosador de batata frita com PC.É melhor devido a capacidade de se criar softwares.

Aproveitando,alguem sabe como desviar um asteroid usando arduino ?A Nasa ta precisando urgentemente.

Almir segue o código:

int desvia asteroide = 198

int envia_pra_pqp = pqp

int vem pra terra = 457

void setup()

{}

void loop()

if (asterode vem para terra);

{

desvia asteroide;

}

else

( Fud..)

:}

:}

Só precisa de alguns ajustes, testa ai e avisa.

Abs.

Legal  Leir, Vou dar uma pesquisada sobre esse dispositivo mecânico para as células de carga e o conversor. Para uma fabrica que trabalha por bateladas, tá muito cedo para investir alto. Acredito que o arduino dará conta do recado. É de fundo de quintal. Quando a coisa engrenar, aí sim investimos em um CLP. Muito Obrigado pelas dicas, clareou as idéias!!!

Posso dar uma sugestão. 

Não sei se se aplicaria ao seu projeto. 

Eu faria uma mini fabrica (do tamanho de um brinquedo mesmo) para simular todo o ambiente.

Depois de concluido o projeto e todas simulações realizadas, eu investiria no equipamento pesado. 

Todo o sistema de controle duplo. No caso de falha de um sistema, um alerta seria enviado. 

Permitindo talvez, uma manutenção concorrente sem a paralisação do sistema.

( Trabalho com manutenção de grandes computadores a muitos anos. E todos os sistemas atualmente são redundantes. Quando um dispositivo ou peça apresenta um erro, o equipamento abre chamado automaticamente na nossa central, e envia todos os logs do problema com o a identificação da peça a ser trocada - frequentemente. A  troca das peças é realizada sem a paralisação dos sistemas e e isso é fantástico) 

top

Legal José. Futuramente podemos pensar em redundância. Vou fazer este projetinho com o Arduíno e células de carga. Vou implementando conforme a necessidade. Nem sei se a "fabrica" vai dar certo?!!!! Caso funcione redondo, vamos partir para algo mais robusto como CLP, fontes redundantes, sensores....  

Juliano, peguei o bonde andando. Tenho uma sugestão, para abandonar o processo complicado de módulo de carga: um sensor de reservatório de sólidos cheio. Tenho um aqui, que peguei no ferro-velho. É simples: a medida pode ser por peso ou por volume (com pequena variação devido à umidade), se por batelada. Atingidos os volumes dos três sólidos, mais o da água, dispara-se o processo de mistura. Até aí, sensores micro-switch em série, nem precisa de Arduino.

 Bem, vamos ao sensor que desacionaria o contator parrudo do motor da esteira de alimentação. Trata-se de um motorzinho de temporizador elétrico de máquina antiga (toda analógica) de lavar  roupa ou de forno de girar prato de microondas, desses de 3rpm. O único cuidado a tomar é fazer com que o switch seja comutado com o giro do motorzinho tanto no sentido horário como no anti-horário, já que isso é aleatório. O motorzinho fica preso em um eixo de forma que o sensor propriamente dito (uma plaquinha de metal perpendicular ao eixo do motor) trava quando o nível do sólido o atinge. Esse travamento força o motor a girar no eixo de fixação, acionando o switch em um dos batentes (dois switches em paralelo, por causa do sentido aleatório da rotação do motor). Vide http://www.coel.com.br/products/view/25, que é o que tenho aqui, comprado a preço de banana (R$ 5) em ferro-velho.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço