Olá alguém teria um código p/ fazer isso?

https://www.youtube.com/watch?v=nl5tnekQsTk

Queria fazer um distribuidor de cartas..

Exibições: 623

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, o codigo é bem simples, complicado era o Hardware,  pois alem da caixa que parece ter sido impressa em uma impressora 3D,  tem só o controle de dois motores, um motor de passo ( existem servo motores 360º ) para girar a caixa e direcionar ao usuario, e o segundo para rodar uma roldana com borracha, como os carros de impressora, para tracionar e jogar papel, e nesse caso jogar a carta pra fora.

Em resumo, o codigo é bem simples,  chato é fazer a parte do hardware.

No caso da programação do motor de passo, ou do servo 360º que gira e aponta pra o usuario,  você tera que colocar algum botao para configurar o numero de jogadores, fore isso o resto tem o codigo nos exemplos da propria IDE do arduino, usando pultos ou graus,  não tem muito trabalho.

Já o motor ligado ao rolete, eu colocaria um LDR e mediria a intensidade da luz,  a ideia é identificar quando a carta começa a sair pelo furo de descarte, visto que a luz do LDR estara em maxima,  dai quando a carta passar o feixe é cortado, e ao terminar de passar o feixe retorna, e ai você desliga o motor pra ele não ficar cuspindo varias cartas.

A programaão de tudo isso é berm simples como eu disse, e tem tudo já pronto nos proprios exemplos da IDE, 

Chato mesmo é fazer o Hardware.

Se puder me passar algum exemplo....eu devo ter motor de passo por aqui e servo tbm.....o 3d eu vou desenhar aqui e imprimir.....mas o código que eu estava imaginando como seria usando um arduino mega ou duemilanove com Motor Shield L293D.

Cara,  vai depender se voce escolher usar servo motor ou motor de passo, mas vou tentar ajudar

Inicialmente se você for usar Servo motor, vai ter que procurar por Servo motor 360º , pois os servo motores padrões são todos de 180º,   existe um truque de abrir o servo 180º e tirar o batente que limita ele, e ele vira 360º, mas ai você vai ter que compensar na programação,  mas pra evitar isso, se for usar servo,  compra um 360º.

Bem, estou usando a IDE DO ARDUINO 1.8.16

Na ide clique em   ARQUIVO,  EXEMPLOS,   SERVO,  Knob e dê enter

Nesse exemplo você precisa apenas de um servo motor e de um potenciometro, ligue conforme indicado na explicação do exemplo, e você vai ver como é a movimentação do servo com base no giro do potenciometro.

   Para passar o exemmplo de manual para automatico, é bem simples,  veja que ele indica o angulo usando a variavel VAL,  e que a função MAP limita ate os 180º ,  para agir de forma automatica, basta escrever o comando 

myservo.write( angulo escolhido );

delay( tempo de intervalo );

e ta pronto, o servo vai girar ate o angulo desejado e parar pelo tempo que você mandou,  mas volto a dizer, servos normais são 180º

JA PARA MOTORES DE PASSO

  A brincadeira é mais chatinha , mas tem o exemplo na propria idei

Na ide clique em   ARQUIVO,  EXEMPLOS, STEPPER, MotorKnob

    Nesse caso vai depender do motor que você usar, pois tem motores que para dar um giro completo dão 100, outros 200 outros 500 passos,  então você vai ter que testar e ver quantos passos são seu motor, e o testo é igual ao exemplo que dei acima,  da o numero de passos,  da um delay e continua

bem como eu disse, os exemplos já estão todos dentro da propria IDE

Obrigado vou tentar....

Se você fizer,  coloca as imagens ai pra a galera ok.

  É que como eu disse, a parte CHATA, mas chata mesmo,  é fazer o Hardware, ou seja a caixinha com os motores.

   Quando for montando, qualquer duvida, coloca ai que a gente te ajuda.

   Ah!  só mais uma dica,   tudo que eu faço fisicamente,  primeiramente eu projeto no software SKETCHUP,  ele serve para desenhar coisas em 3D, e dai você pode desenhar ele lá antes.

   Se quiser,  eu tenho um manual antigo ensinando sketchup que foi por onde aprendi,  se quiser eu upo aqui pra você.

Me passaram esse código....será que fica complicado modificar para acionar por botão em vez de ser por bluetooth?

Boa tarde,

"Me passaram esse código."  

  Qual código??

RV mineirim

kkkkkkkkkkkkkk 

Boa noite.

será que fica complicado modificar para acionar por botão em vez de ser por bluetooth? "  

Tudo é possível, mas qual o significado destas letras: z, x, c..... L, P?

case 'z': N = 2;
case 'x': N = 3;
case 'c': N = 4;
case 'v': N = 5;
case 'a': G = 36;
case 's': G = 18;
case 'd': G = 8;
case 'f': G = 4;
case 'g': G = 2;
case 'q': L = 3;
case 'w': L = 10;
}
if (BT == 'P') {

Sem saber para que são usadas, ficaria difícil modificar o código para usar

botões ao invés de BT.

RV mineirim

Olá, Edson!

   Embora não tenha analisado a lógica do programa, pelos motivos que o RV expôs, será que não estão faltando uns 'break' nestes 'case' do 'switch'?

D. T. Ribeiro.

A pessoa que me mandou o arquivo acho que é da índia.....mas acredito que não é o arquivo final....

https://www.youtube.com/watch?v=a2QPVZRGBzo&ab_channel=CREATIVEBOY

nesse video ele usa bluetooth, mas eu queria fazer com botões

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço