Bom dia!

Alguém já trabalho com displays de LCD, desses xing ling, 16x2, com 3V3 ao invés de 5V? Funciona?

Exibições: 1858

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem, a documentação normalmente deixa explícito os limites de uso... Já liguei o meu por engano em bateria de 9V e funcionou normal, mas se bem que ficou alguns segundos ligado, e a tela exibiu normal os dados de entrada. Agora quanto a diminuir... Deixo para alguém mais experiente ajudar!

Valeu

Se funcionar está fora das especificações. Você quer alimentar o display com 3V3 ou quer apenas ligá-lo a um microcontrolador operando com 3V3 (alimentando o display com 5V)? No segundo caso você pode ligar direto, desde que esteja usando os pinos do display somente como entrada.

Na verdade eu estava pensando na segunda opção. Alimentar o display com 5V e usar um microcontrolador que opera em 3V3 para controlar o display. Mas o que tenho dúvida é se o display, alimentado em 5V, vai ouvir os níveis lógicos de um microcontrolador ligado em 3V3, entende? Farei o teste esse fim de semana, vamos ver se dá certo...

Vai entender sim, desde que os pinos do microcontrolador sejam saída. Segundo o data sheet de um display JHD 162D "tabajara", a tensão mínima para o display considerar um nível lógico como alto é 2.2V, eu acho difícil que um microcontrolador a 3.3V não forneça isto. No nível lógico baixo é claro que não tem problema.

Se você quiser ligar uma saída de um circuito 5V a uma entrada de um microcontrolador 3.3V a coisa complica um pouco. Você deve colocar no mínimo um divisor resistivo (se bem que alguns microcontroladores tem um diodo de proteção que pode aguentar o tranco).

A coisa fica realmente complexa se tiver um sinal bidirecional. Aí é necessário um circuito.

Tem um App Note da Texas bem interessante sobre o assunto: http://www.ti.com/lit/an/slaa148/slaa148.pdf

Tá tranquilo. O meu display é justamente o "tabajara"... HAuHAUhA... O caminho é unidirecional e é só saída mesmo. As entradas eu estou cuidando para que não sofram com esse problema, justamente com divisores de tensão. Vou tentar essa semana, mas fico mais tranquilo em saber que a probabilidade maior é que dê certo. Obrigado pela ajuda!

O ci 74LVX4245WM  resolve seu problema, tem na Farnell e baratinho

Abraço,

Marcelo

O 74LVX4245 parece muito interessante, mas é um exagero para esta aplicação, onde não precisa comunicação bi-direcional. Além disso, parece que só tem SMD.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço