Diodo (ou Capacitor) para ligar 2 coisas na mesma porta

Ola.

Eu seleciono se quero entrar com uma entrada um sinal ou outro e aproveito uma porta analogica do Arduino para entrar um potenciomentro e um sinal de uma radio controle RC deste tipo :

http://4.bp.blogspot.com/-E_TkbiruhnI/TxREPrC_sPI/AAAAAAAAAMw/I_LAd...

Eu tenho que colocar um diodo para isolar o que vem do potenciomento do que sai do RC para este não voltar ao receptor do RC.

É bem simples, coloco um diodo na saida do receptor que manda um pulso como o da imagem acima, so que o diodo que usei o 1N4007 interfere no sinal de saida e a leitura não é precisa.

Gostaria de saber se tem algum diodo melhor que posso usar para isolar uma coisa da outra e que "interfira" menos no sinal de saida do receptor que manda pulsos para a porta analogica.

Valeu.

Jota

Exibições: 2090

Responder esta

Respostas a este tópico

??

Man, esta muito confuso isso, poste um diagrama do seu circuito.

Muito confuso! Não dá para entender o que você quer fazer.

O diodo 1N4007 e um diodo retificador, para este caso você poderia usar um diodo de sinal como o 1N4148.

Realmente, pode ter ficado um pouco confusa a explicação, mas é bem simples.

Segue um esquema basico :

o Joy é um potenciometro de um joystick que tem ligado o vcc e o gnd e a saida dele vai para a porta.

Eu reaproveito esta porta analogica para entrar o sinal que vem de um receptor de RC, tenho que colocar um diodo para nao voltar o que sai do potenciometro para o RC.

Claro que o potenciomentro não esta sempre ligado ao circuito, ele pode ser retirado para leitura da entrada com o sinal do RC, mas quando ele esta ligado, tenho que impedir que o sinal volte para o RC.

Sei la, se tivesse um integrado que fosse uma chave de 2 entradas e uma saida, e um ativador de sinal, eu poderia ativar esse seletor de entrada. Sei que da para fazer isso com portas, mas se ja existir alguma solução pronta, seria melhor.

Mas penso que o diodo é a solução mais simples para este caso, o que acham existe um diodo que inferira menos no que sai do RC ?

Valeu,

Jota

Agora sim.

Coloque mais um diodo entre o potenciometro e o pino A1. (mesma polaridade do outro)

Os dois diodos deverão ser ligados ao pino A1 

Lembrando que poderá  haver uma queda de tensão de 0,7V (devido ao diodo)  em cada leitura.

Olá Jota,

Estive aqui pensando sobre este circuito que mandou, o que aconteceria caso o potênciometro do joystick chegar aos extremos do seu curso, tipo, se ele estivesse totalmente voltado para o VCC ou para o GND ? Nestas situações você iria querer continuar lendo os pulsos do circuito RC ? Se sim, então realmente teria um problema.

Neste caso teria que colocar um resistor com um valor meio alto, na ordem de uns 10K Ohm entre o pino W do potênciometro e o A1 do Arduino, somente para que o nível DC do potênciomentro não "mate" os pulsos.Como é um pino de leitura de tensão, não se preocupe caso precise aumentar o valor do resistor. E em outros casos teria que ter um capacitor de desacoplamento no lugar do diodo, o que mataria o nível médio do potênciomentro.
E pensando nisto agora, realmente, no lugar do diodo você poderia ter um capacitor, pois ele iria proporcionar o isolamento que necessita, não deixando o nível DC do joystick interferir com o RC.

Se ainda deseja fazer o chaveamento dos sinais, procure os CIs 4066 e o 4051. Talvez possam te ajudar.

[LINK 4066]

[LINK 4051]

Espero ter ajudado.

T+.

 Agora fiz um ensaio sobre o que eu falei.

 Veja a figura:

 

 O sinal verde (Channel D) é o seu pulso, esse que coloquei tem 5V de amplitude.

 O sinal azul  (Channel B) é o sinal DC do potênciometro.

 O sinal vermelho é o nível zero só para melhorar a visualização.

 E o sinal amarelo (Channel A) é o que iria para o pino A1 do Arduino. Perceba que o nível baixo do sinal amarelo foi "somado" ao nível DC do potênciometro. Quando se muda o valor do potênciometro o nível baixo do pulso também é alterado junto. E existe o isolamento do sinal RC, pois pelo sinal verde percebe-se que ele não se altera em nenhum momento.

Com os CIs não existiria a soma dos sinais, eles conseguiria isolar o nível DC dos pulsos. Depende da sua necessidade.

 É isso. T+.

Obrigado pela ajuda pessoal.

Nos testes que fiz, o diodo não deixou passar a minha onda, apenas ruido e não deu certo, mesmo sem ligar o potenciometro, tiro o diodo e funciona, coloco ele, e não leio nada, so ruido, sera que estou usando o tipo de diodo errado para o que preciso ?

Daniel:

Esse resistor de 10K, não vai reduzir a leitura do potenciomentro na porta, se estiver todo para o lado do vcc, ele deixara "passar" todo vcc, ou so uma parte da tensão ?

No caso do capacitor, como posso ter certeza que não tem alguma coisa "voltando" da saida do resistor para a entrada do capacitor e este "deixando" passar alguma coisa para o meu canal de RC.

A questão é que imagino que se colocar alguma tensão nesse canal, posso queimar o circuito dele, que é bem delicado e não deve ter proteção interna.

Em resumo, se tirasse a onda de entrada, o que teria no canal D (verde) ?

Obrigado mais uma vez.

Olá Jota.

1.a questão) resistor de 10K reduzindo a leitura da entrada.

Você pode fazer o experimento de deixar o potênciometro com as mesmas ligações, e colocar o resistor de 10K ou até acima que não teria problema algum na leitura. (Desde que o circuito RC esteja desligado). Isso acontece porque os circuitos de leitura analógicas não necessitam de uma corrente passando por eles (teoricamente), então, mesmo que o resistor seja algo, a diferença de potêncial será a mesma com ou sem o resistor.  Caso o circuito do Arduino drenasse alguma corrente, ai sim teria que se preocupar com valor. Tendo o pino como leitura, sem problemas, ele não vai drenar corrente, então quase não terá corrente fluindo pelo resistor. Ele serve para limitar a corrente que irá fluir quando existir o sinal do circuito RC apenas.

2.a questão) Capacitor deixando algo voltar para o circuito RC.

Para te responder isto eu tenho que falar um pouco sobre a teoria do capacitor, mas não irei entrar em detalhes muitos chatos, o importante é saber que ele se comporta como uma resistência muito alta para sinais DC (que não variam com o tempo), e se comportam como uma resistência muito baixa para mudanças no tempo.

Como o pulso que vem do circuito RC tem uma subida muito rápida, e uma descida também, ele consegue passar pelo capacitor na direção do pino do Arduino. Mas o que está vindo do potênciometro que é uma tensão fixa, sem variação, esta não irá passar pelo capacitor na direção do seu circuito RC.

Caso tenha dúvidas, você poderia deixar o seu diodo, mas na frente dele coloque o capacitor também. Mas a única coisa que ele(o diodo) irá fazer é deter uma queda de tensão em cima dele, o que iria diminuir a amplitude do seu pulso.

Outra questão é, qual a amplitude destes pulsos? Caso não passem de 5V não irão queimar o seu Arduino.

Se quiser a teoria sobre o capacitor, pesquise sobre "reatância capacitiva". Ou depois eu explico com fórmulas se quiser. ^^

3.a questão) Canal verde sem a onda de entrada.

Se você tirar a entrada do circuito RC que gerar os pulsos, neste ponto você não terá nada, o sinal ficará em zero. Isso porque a única coisa que tem do outro lado é a tensão que está vindo do potênciometro, e como ele é um valor fixo que não tem variação no tempo, essa tensão não irá passar pelo capacitor.

Qualquer dúvida é só perguntar. Se precisar podemos ver a versão com os CIs para chavear os sinais.

 T+.

Muito boa explicação Daniel. Da para ver que realmente sabe do que esta falando.

Vc disse :

>Como o pulso que vem do circuito RC tem uma subida muito rápida, e uma descida também, ele consegue >passar pelo capacitor na direção do pino do Arduino. Mas o que está vindo do potênciometro que é uma >tensão fixa, sem variação, esta não irá passar pelo capacitor na direção do seu circuito RC.

Agora se eu variar o potenciometro bem rapido, tendo muita variação, o capacitor não ira deixar passar essa variação para o RC, assim como ele deixa passar a variação do RC para a entrada analogica do arduino ?

Uma solução interessante é usar o 4051. Para ter 2 entradas e uma saida dele para o arduino, eu ainda teria que ter outro pino digital para selecionar a entrada e como tenho 2 entradas do RC e 2 potenciometros, eu teria que usar 4 entradas (2 pot e 2 RC), um pino de entrada analogica e 2 saidas digitais do arduino para selecionar a entrada correta do 4051. Ou seja, 3 pinos do Arduino (1 Analog e 2 Digitais) para ler 4 coisas diferentes, economia apenas de um pino, a grande vantagem no uso dele, é que ele por si so ja vai fazer o isolamento e separar o que vem do pot e o que vem do RC.

Vi que montou um simulação no proteus, pode postar o arquivo para vermos funcionando a sua explicação sobre o capacitor.

Tks,

Jota

 Você está correto quando diz que se mexer o potênciometro bem rápido ele poderia deixar passar essa variação para o circuito RC, mas desde que você consiga ser realmente rápido, pois na verdade o capacitor está formando um filtro passa altas, junto com o resistor de 10K e a impedância do potênciometro. Sim, começou a complicar. rs

 Agora vou falar em fórmulas:

 eq 1.) Reatância capacitiva:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reat%C3%A2ncia_capacitiva

 

 Nesse link tem a equação da reatância (xc) que é : xc= 1 / (2.PI.freq. C)

 Perceba que se a frequência for muito alta, o xc é bem pequeno. O que explica o que disse sobre em uma variação alta a resistência ser baixa e deixar "passar" a variação para a outra parte do circuito. E quando a frequência for baixa, o xc se torna alto, dificultando a passagem.

eq.2) Filtro passa altas RC.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_passa-altas

Nesse link temos a equação da frequencia de corte:  fc = 1/ (2.PI.R.C)

 Percebeu como ela é bem parecida com a anterior? Se manipular o R e o fc você chega à conclusões bem parecidas de antes.

 Caso o valor da resistência R ou do capacitor C aumentem, a frequência do filtro diminui, então a frequência de corte diminui. E se o R ou o C diminuem, o fc aumenta, então só passam variações bem rápidas pelo filtro.

 Olhando o circuito temos:

  R = 10K + A    (A é a impedância da posição do cursor W, vou desprezar por enquanto)

  C = 10uF

 fc = 1 / (2.PI.10000. 0,000010) = ~1,59 Hz

 Então você terá que variar o potênciometro nesta frequência ou acima para ele influênciar no circuito. Caso minhas contas de padaria estejam certas. rs

 Podemos mudar os valores deles para aumentar o filtro, mas isto começa a prejudicar o pulso na entrada do pino analógico.

 

 Nesse caso, para te ajudar a fazer o esquema com os valores certos, qual a amplitude e frequência do seu pulso? E o que você deseja ler no pino do Arduino? Sabendo isto poderei pensar em algo mais apropriado para o seu caso. Ou alguém surja com uma solução boa também. ^^

 E a solução com os CI's para selecionar pode ser melhorada para não usarmos tantos pinos assim do Arduino. Dá para usar decodificadores ou multiplexadores para melhorar a seleção. ^^

Fico no aguardo. T+

É realmente estamos trilhando um caminho que esta ficando complicado...

Eu tive um professor que dizia "quando a coisa for ficando complicada, volte ao basico e ache a solução".

Claro que as vezes, temos que abrir mão de algumas coisas, em virtude de outras, o que realmente eu quero é poder selecionar uma das 2 entradas e mandar este sinal para o arduino.

O ideal seria poder usar um chave digital de 2 entradas e uma saida, agora pq não o usuario selecionar o que quer entrar (Potenciometro ou RC) atraves de uma chave simples analogica de 3 pinos ?

Eu queria fazer essa seleção de forma mais inteligente, mas pelo visto, esta é a solução mais simples e não custa nada ele virar uma chave para um lado ou para o outro e selecionar o que quer, potenciomentro ou RC.

De qualquer forma, agradeço a ajuda dos amigos.

E vou seguir meu professor, vou a solução mais basica...

Obrigado,

Jota

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço