Diferença do GND na trilha Negativa e GND no meio da protoboard?

Em alguns tutoriais na internet, vi alguns exemplos de led onde o usuário coloca um jumper do GND (que pelo que eu entendi é quem leva a energia até a protoboard, é isso mesmo?) do arduino para a linha azul(negativa) na protoboard, como esse exemplo aqui: 

dessa forma, o lado positivo do LED entra na trilha azul. 

Porém em outros exemplos, como esse aqui:

o gnd vai direto pela trilha do centro da protoboard.

qual a diferença entre essas duas abordagens?

Pelo que eu entendi esse gnd é o terra da placa?

Essas imagens onde constam o LED, a perna com uma curvinha representa o anodo(+) ou catodo(-) ? e porque vejo muitos exemplos onde o resistor está na perna curvada e em outros está na perna retinha?

Desculpem as várias perguntas mais estou iniciando e ainda essa comunicação ainda está um pouco obscura pra mim.

Exibições: 5037

Responder esta

Respostas a este tópico

O resitor, tanto pode ir em uma perna ou na outra, normalmente vai no anodo pois o catodo vai direto para o GND, vai apenas da sua escolha.

nessa questão de tanto por ir em uma perna ou na outra, pode ser aplicado essa mesma ideia para o GND? ou seja o anodo pode ir direto para o GND e o catodo ir para a entrada digital passando pelo resistor?

O cátodo deve ir para o GND e o ânodo para a porta digital, pois o led possui polaridade e deve ser respeitada.
Tanto faz se o resistor está entre o cátodo do led e o GND ou entre o ânodo do led e a porta digital, isso não interfere seu funcionamento.

Cheguei a ver alguns exemplos desses na internet para ligar quando estava ligando meus leds, mas sempre parto do seguinte principio a parte do led que tem um "chafro" em sua base é o polo negativo e sempre ligo ele no GND, e na outra ponta ligo o 5V e consequentemente o resistor, se eu não me engano o Catodo seria o Negativo e o Anodo seria o positivo estou correto ??

Correto

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço