Olá, tenho uma churrasqueira elétrica e pretendo fazer uma automação nela com Arduíno.

A churrasqueira tem um motor de 220v corrente contínua, 55w de potência e a velocidade de rotação dos espetos é atualmente controlada por um potenciômetro.

A ideia da automação seria poder controlar a velocidade da rotação remotamente (via celular, por exemplo)

Não pretendo mexer/alterar o motor da churrasqueira, a ideia é atuar apenas no potenciômetro.

A churrasqueira ...

Acima o potenciômetro, ele serve para ligar o motor (um clique no primeiro giro inicia o motor na velocidade mínima) e controlar a velocidade girando o potenciômetro.

Abaixo fotos detalhadas do potenciômetro e outros componentes.

Abaixo a minha ideia original, depois de várias dicas dos colegas no fórum fiz algumas redações e alterações.

Imagine que a churrasqueira teria 2 modos de operação:

modo local – via potenciômetro físico (como é hoje)

modo remoto – o controle da velocidade seria via Arduíno recebendo instruções via http (de um app), nesse modo o potenciômetro físico ficaria desabilitado.

Atualização 24/11 - A sugestão de usar um potenciômetro motorizado resolveria essa questão de ter um bypass, ou seja, com um pot. motorizado seria possível controlar fisicamente e remotamente de forma sincronizada. Ao alterar a velocidade remotamente, o botão do potenciômetro giraria automaticamente e vice-versa.

O modo remoto seria operado por um arduino/wemos com wifi e um server http embutido que recebe os comandos para aumentar/diminuir a velocidade, essa parte de rede e comunicação eu já saberia como implementar e quais componentes usar.

A única parte que eu realmente não sei por onde começar é a parte do controle do potenciômetro, que tipo de componente devo utilizar.

Eu imaginava algo como um bypass no potenciômetro físico que redirecionaria o controle para um componente no Arduíno (qual componente ?)… sem necessidade de mexer direto no motor da churrasqueira.

A ideia seria apenas substituir o potenciômetro atual da churrasqueira (conforme imagens acima) por um potenciômetro controlado pelo Arduíno.

O que eu preciso é saber qual componente(s) poderiam ser usados em substituição ao potenciômetro original, que na verdade não é apenas um potenciômetro, tem outros componentes como pode ser visto na imagem.

Se alguém puder de dar algumas dicas ou me apontar em alguma direção sobre o que devo pesquisar a nível de componentes, eu agradeço.

Obrigado,
Neimar

Exibições: 2489

Responder esta

Respostas a este tópico

A ideia do pot. motorizado me pareceu interessante pois mesmo que eu envie comandos remotamente (via app) ele vai girar e representar a posição/velocidade visualmente/fisicamente e também permitir que eu gire ele manualmente (como é feito hoje girando o botão) e enviar a nova posição/velocidade para o lado remoto (app celular, por exemplo)

Eu consigo controlar a churrasqueira tanto da forma tradicional, girando o potenciômetro e também remotamente. Estou "achando" que funcionaria assim, faz sentido ou estou equivocado?

Boa tarde Neimar, com base na pesquisas consegui achar um vídeo no qual o cara usa potenciômetro motorizado com o Arduíno, em modo de visual do projeto dele vejo que se trata de um servo motor, ou seja vc não precisa de ponte H para controlar. LINK DO VIDEO. Espero que ajude !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço