Ola.

Alguém já conseguiu construir um detector de Metal com base na leitura de uma bobina (indução metal).

Estou usando um ci identificado por CS209. Este tem sido muito Util. Tenho ainda duas unidades sobrando, e pretendo comprar mais 50 nos próximos dias.

Achei interessante discutir aqui, como construir um Detector Metal usando apenas arduino e CIs comerciais.

Também, se alguém tiver interesse nos CIs cs209, me consultar por e-mail: rodrigo.dimitri8@gmail.com

Exibições: 6229

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola'.

  Nao conhecia esse CI, mas pelo datasheet fala eque acha aço a 0.101" = 0.25cm ???? Não é meio ruim ????

Acho que um bom detector de metal tinha que achar a uns 10cm, não ?

Os circuitos comuns que conheço basicamente sao:

Oscilador qualquer baseado em indutor + Frequencímetro + algo que avise se a frequencia variou. Vale de tudo, analógico, digital ou microcontrolado.

Esse oscilador pode ser por ex um colpits:

http://en.wikipedia.org/wiki/Colpitts_oscillator

O frequencimetro pode ser um microcontrolador ou um conversor frequencia tensão, aih é mais facil comparar a tensão com um potenciometro. Veja o LM2907 ou 2917.

Vc viu esse post:

http://labdegaragem.com/forum/topics/medir-velocidade-de-ve-culos?c...

?

Grande Marcondes. Sempre queimando seus neuronios em pról da evolução e coleguismo. Suas opniões são mais que boas. São sempre bem elaboradas. Adoraria ver-lo numa mesa de reunião, entre varios profissionais discutindo problemas e soluções (risos).

Enfim Eduardo. Consegui detectar veiculos e metais com o Cs209, e uma bobina de aproximadamente 1,2mts x 0,8mts x 5voltas de fio flexivel 1,5mm

A distancia entre a bobina e o metal pode cegar a 30cm. Quando mais próximo mais preciso fica.

Veja um video que fiz do prototipo:

https://www.youtube.com/watch?v=VCZois-nLQk

Mas eu fiquei muito interessado em criar um circuito com o Colpitts, conforme suas sugestões. Diga-me uma coisa. Como você sugere(codigo, funcao) para usar no arduino (atmega) para fazer a leitura da frequencia do circuito?

Creio que com um LM, é possivel obter mais precisão e distancia.

Grande Abraço e Sucesso!!!

Menos...

Mas grato pelas palavras.

Para medir frequencia vc precisa de um temporizador e um contador.

Fiz um projeto assim usando um 8051 de 20 pinos (AT89C2051), para o Arduino não deve ser muito diferente. Lá usei um timer para gerar uma base de tempo de 0,1s e outro como contador para contar os pulsos.

A cada 0,1s uma interrupção acontecia e eu "anotava" a frequencia.

Ao ligar ele fazia esse processo algumas vezes anotando a frequencia sem metal.

Quando a frequencia lida era diferente o suficiente (coeficiente ajustado na prática, dentro da programação) acionava a saída. Lembro que era coisa como 40% de variação.

A frequencia sem o metal era qualquer uma. Conforme o tamanho do indutor varia a frequencia varia tb, mas a frequencia em sí não faz muita diferença, o que importa era a variação.

Uma outra forma de implementar seria fazer uma rotina que espera alguns pulsos (10, 100, quantos ficarem ok) e medir o tempo que ela leva para ser executada com o mils(). Isso é um medidor de período, mas dá certo do mesmo jeito.

Usei fio de enrolar transformador, não lembro com quantas espiras mas eram muitas, mais de 50. As dimensões eram parecidas com a sua.

Na epoca (a uns 20 anos) foi usado numa empresa farmaceutica (sintofarma), que queria um sistema mais justo de amostragem para abrir o portamalas dos carros dos funcionários. 

Usavam um botão que fazia um aleatório para escolher quem teria seu carro aberto (similar ao lendário botão da receita federal). Mas alguns "bacanas" não apertavam o botão. Com o sensor de piso isso foi resolvido e as queixas sanadas.

 

Boa noite,

Na empresa onde trabalho, uma pedreira, existe um detector de metal para que o sistema pare não trazendo problemas no segundo nível de britagem. O detector da marca LCA detecta metal(se não me engano magnético ou não, "mas não tenho certeza"), uma ponta de eletrodo de solda = chave de fenda pequena, em meio a pedras de diversos tamanhos a uma distância de 2 polegadas = 5cm. A bobina trabalha por área e consegue rastrear metal a 60 cm do centro da mesma, é um equipamento bem interessante. Amanhã vou fotografar o sistema, inclusive a placa e componentes e posto aqui.

Abraços.

E tem gente na minha cidade que acha q eu sou meio doido, precisam conhecer vocês!

Estou só prestando atenćão na conversa porque estou iniciando minhas primeiras experiências com indutores. Não gosto de utilizar solućões prontas sem entender como elas funcionam, ou seja, construir do zero primeiro. A idéia do colpitt, que o Marcondes citou parece um estudo interessante que eu tenho condićões de construir, mesmo porque na próxima semana devo comećar os experimentos com indutores. Postarei os resultados quando os tiver.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço