Galera,

 

Estou com uma idéia de desenvolver um soft para desligar equipamentos eletricos, como por exemplo uma lâmpada. Mas não sei qual equipamento utilizar para fazer a comunicação entre o soft e a lâmpada.

 

Desde já agradeço a todos e ao Laboratório de Garagem.

 

Thiago Costa 

Exibições: 734

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara, você pode fazer um circuito com um relê coordenado por um arduino, chaveando a passagem de uma corrente de 110v para a lâmpada.

Dependendo da corrente do circuito que você vai acionar seria interessante dar uma olhada em Contatoras também.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contator

 

Estou desenvolvendo a mesma coisa, tem um projeto de uma placa chamada Tomad@ desenvolvida pela EletronLivre com a Global Code, visite o link abaixo.

http://www.eletronlivre.com.br/produtos/Tomada.jsf

Utilizando está placa que pode ser feita em casa junto com um arduino, você pode controlar qualquer lampada ou tomada.

 

Att,

Bruno Castilho

 

isso é bem simples cara vc pode fazer tudo em uma placa só basta vc fazer um circuito de drive para criar uma interface com o controlador que vc esta usando estou fazendo um alarme residencial que vai usar isto

Agradeço a todos, todas as respostas me ajudou e muito, agora basta eu estudar cada uma e decidir qual vou utilizar.

 

Sensacional o labdegaragem!!!

 

Att,

 

Thiago Costa

Eu gostei da idéia do arduino, ainda mais que na loja do labdegaragem ta só 115 reais: http://loja.labdegaragem.com.br/arduino/arduino-starter-kit-com-ard... !

Veja o meu projeto.É possivel adaptar um triac ou rele nos pinos do arduino para ele ligar e desligar qlq coisa (talvez tenha problemas de corrente)

 http://thenandgate.blogspot.com/2011/04/acionando-um-motor-cc-com-a...

Para circuitos que envolvam a rede de energia é bom dotar de isolamento entre controle e etapa de potência, eu sugiro o acionamento via MOC3023 e um triac simples como o TIC226 ou BTAXXX, é muito mais confiabilidade e segurança para seu sistema, claro o controle vou na onda do pessoal, acho que um arduino atende e bem como interface com o PC.

 

deixo abaixo os datasheets:

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/M/O/C/3/MOC3023-M.shtml

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/T/A/1/BTA12.shtml

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/T/I/C/2/TIC226.shtml

 

Nos datasheets vc vai encontrar tudo o que precisa sobre a etapa de potencia sem correr riscos de choque ou explosoes ;D

 

duvidas estou a disposicao

 

Abs

Procure no Google pelos dispositivos de tecnologia X10. Eles são feitos para isto.

 

Dicas de alguns sites:

- http://www.eurox10.com/

- http://www.agaveblue.org/projects/x10/

- http://www.mkti.pt/

Sim, protocolo X-10 é uma boa ideia, com ele você consegue enviar stream de bits via rede elétrica e acessar sua casa inteira.

A única coisa que me deixa com o pé atras dessa tecnologia é a instabilidade dela (afinal depender da limpeza da rede elétrica é como dar tiro no escuro) que pode fazer com que do nada dispositivos sejam acionados involuntariamente.

 

Nada que um bom controle de erros e um CRC não resolva.

 

Abs.

Existem filtros que se coloca na rede, logo na entrada do relógio medidor, para evitar a entrada de ruídos externos assim como também evitar que os sinais do X10 escapem da sua casa para a casa do vizinho. Creio que isto minimize muito o problema de ruídos. O problema é achar dispositivos X10 no Brasil, só tenho visto em sites na Europa.

Uma opção, que colegas meus fizeram no projeto final deles (e eu ajudei no hardware) é usar a porta paralela. Veja como aqui: http://www.rogercom.com/pparalela/introducao.htm#ligando

Não fica profissional, mas dá pra fazer algumas brincadeiras.Vídeo do projeto dos meus amigos: http://www.youtube.com/watch?v=jRGydLy4ztE

Tem também a opção via USB: http://www.rogercom.com/PortaUSB/MotorPasso.htm

 

Grande abraço.

Uma boa idéia seria ligar a uma shield ethernet e poder controlar pela internet, como tweet ou um aplicativo android (mais interessante)

 

Semelhante ao projeto do controlador de Luminária RGB:

http://labdegaragem.com/video/luminaria-rgb-com-arduino-e

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço