Problema ao usar tintas foto sensíveis em PCB (DESESPERADO E DESANIMANDO)

OLÁ AMIGOS DO FÓRUM...

     JÁ GASTEI 100 GRAMAS DE TINTA FOTO SENSÍVEL E NÃO CONSIGO TIRAR NENHUMA PLACA, JÁ TESTEI VÁRIOS TEMPOS DESDE 1 MINUTO E TRINTA SEGUNDOS ATÉ 4 MINUTOS E TRINTA SEGUNDOS, COM CAMADA FINA E GROSSA, ANTES DE REVELAR SECO COM SOPRADOR TÉRMICO PARA QUE NÃO GRUDE NO FOTOLITO, MINHA CAIXA TEM 03 LAMPADAS NEGRA DE 25 WATTS CADA UMA, NA HORA DE REVELAR DISSOLVE TUDO FICANDO SÓ AS LATERAIS DO CIRCUITO, USO 200 ML DE ÁGUA E 02 COLHERES DE CAFÉ DE BARRILHA PARA REVELAR. AMIGOS ONDE ESTOU ERRANDO ???

Exibições: 9347

Responder esta

Respostas a este tópico

É o carbonato de sódio, usado em tratamento de água.

http://www.gotaquimica.com.br/produtos/barrilha-leve

Obrigado Wiechert !

O uso do Silk acho bem interessante, com o que vc limpa o silk screen, tem outro processo que quero testar que  é muitíssimo interessante, quando se trata de placa de dupla face que o uso do Dry - film, que muito menos perigoso, não precisa centrifugar, o resto é igual a método de revelação, link abaixo.

www.youtube.com/watch?v=q8ludS_A3xo

www.youtube.com/watch?v=sY8h98j2pNM

Use a solução de barrilha para limpar a tela. O importante é não deixar a tinta secar na tela, se demorar muito, fica difícil limpar, e as vezes só sai usando soda caustica.

Robson esses videos são excelentes! Esclareceram tudo. 

Obrigado,

Duas coisas já citadas e que são importantes: a secagem da tinta(eu improvisei uma estufa e mantenho a temperatura em torno de 50 graus
ela demora um pouco para secar mas tenha calma as chances de dar certo são bem maiores)a tinta só estará boa quando tiver com aparencia de fosca e vc poderá encostar o dedo levemente sem que ele marque suas digitais.alampada dever ter um tempo de exposição de 4 min.e a revelação com barrilha uso um rolo de espuma suavemente.

Olá Robson.

Já que você tem as manhas e os equipamentos...

Tem como fazer testes de quanto tempo é capaz uma placa preparada dessa forma de continuar "fresca" (dentro do prazo de validade para ser usada), se for guardada dentro de um envelope lacrado onde não seja possível entrar luz?

Se ela não gruda, ou se é necessário colocar algum material que a isole de contato (porque a tinta não seja completamente seca com o tempo)?

A idéia é poder preparar um grande lote e a medida que for necessário tira-se do envelope, revela e se tira a tinta com a barrilha e se terminam as placas.

Entendeu?

Obrigado pelas respostas.

Euclides.

Olá Euclides

   Eu já pensei na hipotese de deixar placas pronta para revelação, conversando com e com ouro, me disseram que não aconselham, pq a tinta vai perdendo a propriedade da sensibilização a luz, no entanto, pode perceber que vc não acha placa prontas pra comprar, uns e outros arriscam vender, mas os que vendem aconselham uso imediato.

  OK

Olá Robson.

Será que seja porque não conseguiram achar um envelope que seja realmente imune a passagem de luz?

Quando eu era criança (lá em Barbacena...rsrsrrsrssss...) meu pai fazia revelação fotográfica em casa e me lembro de envelopes que não deixavam a luz entrar e velar o papel fotográfico, será que isso ainda existe?

Euclides.

Olá Euclides...

     Olha é uma coisa para se pesquisar com essa onda de câmeras digitais e revelação digital vai ser um trabalho arduo !!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço