Problema ao usar tintas foto sensíveis em PCB (DESESPERADO E DESANIMANDO)

OLÁ AMIGOS DO FÓRUM...

     JÁ GASTEI 100 GRAMAS DE TINTA FOTO SENSÍVEL E NÃO CONSIGO TIRAR NENHUMA PLACA, JÁ TESTEI VÁRIOS TEMPOS DESDE 1 MINUTO E TRINTA SEGUNDOS ATÉ 4 MINUTOS E TRINTA SEGUNDOS, COM CAMADA FINA E GROSSA, ANTES DE REVELAR SECO COM SOPRADOR TÉRMICO PARA QUE NÃO GRUDE NO FOTOLITO, MINHA CAIXA TEM 03 LAMPADAS NEGRA DE 25 WATTS CADA UMA, NA HORA DE REVELAR DISSOLVE TUDO FICANDO SÓ AS LATERAIS DO CIRCUITO, USO 200 ML DE ÁGUA E 02 COLHERES DE CAFÉ DE BARRILHA PARA REVELAR. AMIGOS ONDE ESTOU ERRANDO ???

Exibições: 9347

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Se a tinta está saindo toda na hora da revelação é por um dos motivos abaixo:

1 - A tinta não está aderindo a superfície de cobre da placa, passe uma palha de aço e lave com água e sabão para retirar qualquer sujeira.

2 - A tinta não secou totalmente, a tinta deve ser aquecida a uma temperatura próxima de 60°C para curar, temperatura muito alta ou muito baixa atrapalha a sensibilização, eu uso uma estufa para secar a tinta. Não aplique ou seque a tinta em ambiente muito iluminado ou sobre a luz solar, os melhores resultados são obtidos com camadas finas e a tinta fica fosca quando está seca.

3 - Minha caixa de luz é feita de uma lâmpada de 25 W montada em um pote de sorvete vazio, portanto a distância entre a lâmpada e a superfície da placa é de +/- 6 cm, com esta montagem o tempo de exposição das minhas placas fica em torno de 1 minuto. Fale um pouco mais sobre a sua caixa e se possível poste fotos.

4 - Ao revelar, faça uma solução mais fraca, 1 colher de café de barrilha leve em 200 ml de água deve ser o suficiente, não esfregue a placa, no máximo passe um rolo de espuma de forma leve sobre a placa, mas somente se a tinta não estiver saindo das áreas que devem sair.

5 - Paciência, leva um pouco de tempo pra se pegar o jeito, mas vale a pena o trabalho.

P.S. Posts com nomes como este  "DESESPERADO E DESANIMADO" normalmente não tem muitas respostas, o melhor é colocar um nome que identifique o tema tratado como por exemplo "Problema ao usar tintas foto sensíveis em PCB".

Abraço.

Robson , já ouviu falar o termo estourar a foto ? Aquela foto que fica toda branca.

Acho que esta acontecendo isso.

Acredito que deva usar somente uma lampada. Com três lampadas de 25W, você deve estar super expondo 

a quantidade de luz. Recomendo que faça o teste com uma lampada somente.

Bom dia amigo, obrigado pelo seu interesse em poder me ajudar, adicionei fotos, para vcs terem uma noção da reveladora, um pouco da historia dessa reveladora, essa reveladora foi feita por um primo meu que veio a falecer em um acidente de moto, na época que ele estava construindo esse ferramenta eu até questionei o numero de lampadas, ele me disse que era para fazer placas maiores até + ou - uma folha A4, bem com o falecimento dele, munha prima começou a desfazer dos objetos pessoais dele, então, eu abracei a reveladora para mim.

   Ela tem um distancia do vidro a té as lampadas de 11 cm, 

     1 - Enquanto a limpeza eu uso detergente com palha de aço, meu irmão que trabalha com funilaria deu a ideia de usar lixa d' água  nº 1000, tem um resultado muito bom.

 

      2 - Secagem da tinta, pode ser ai o problema, uso soprador térmico e não parei para ver qual a temperatura que ele está atingindo na hora da secagem, eu comecei fazer as primeiras placas de dia, como minha residencia não tem espaço físico para ter um laboratório, faço meus projetos em um espaço da lavanderia, tem excesso de luz natural, mas lendo na net sobre a exposição da tinta a luz, comecei fazer a noite somente com a luz da lampada florescente, mas tbm não adiantou o problema persiste, um amigo meu falou para improvisar um lampada vermelha para revelar a placa, vou testar.

       3 - Segue as fotos da reveladora

4- Vou fazer a solução mais fraca, eu uso um rolinho de espuma de pintura para acelerar o processo.

OBRIGADO PELAS DICAS.

Não sou especialista em placas, mas usar soprador termico? com temperatura de 110 graus ???

Vai queimar tudo não ? Por que não usa um soprador de cabelo a distância.

Lixar a placa com lixa?? Eu usava bombril quando eu fazia placas.

Esse meu soprador chega a 600ºC, kkkkkkkkkk, Desculpa, estou rindo da minha ignorância, a lixa é lixa d' água n.º 1000 é finíssima. chega a polir a placa, mas vou usar a palha de aço.

Provavelmente você fritou a tinta com o soprador, ai não tem jeito da luz sensibilizar as partes expostas da tinta.

QUERO AGRADECER AOS AMIGOS PORME AJUDAREM A RESOLVER A MINHA BURRICE, SEGUINDO CONSELHOS DOS AMIGOS, CONSEGUI FAZER MINHA PRIMEIRA PLACA, FOTOS ABAIXO MOSTRAM O TRABALHO, NECESSITA DE UMA MELHORA NOS FOTOLITOS, MAS PRA QUEM NUNCA FEZ ACHO QUE FICOU BOM, GOSTEI MUITO DO MÉTODO DE REVELAÇÃO, ACREDITO QUE NÃO MAS IREI FAZER COM TERMO TRANSFERÊNCIA, DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO OBRIGADO A TODOS QUE SENTIRAM NO CORAÇÃO DE ME AJUDAR. QUE DEUS ABENÇOES A TODOS.

É isso ai, com a prática vai melhorando. Parabéns.

Robson,

qual foi o programa que usou para desenhar?

Qual a espessura das trilhas?

Eu usei o maravilhoso CAD EAGLE, a espessura das trilhas foi de 0,6mm o espaçamento entre as trilhas (clarence) foi de 0,4mm. Detalhe não gosto muito de fazer o roteamento das trilhas em modo automático, gosto de fazer manual.

Olá Robson.

Eu tambem, e ainda por cima (pasmem!) usando o Paint.

Aqui no hacker clube de minha cidade me acham louco por isso...

Mas as trilhas ficam como eu quero e onde eu quero.

Esta placa de exemplo sua ficou "maravilhosa"!!!

Faço usando transferência térmica, ficam boas, mas acho que esta técnica sua muito melhor.

Se for se desfazer desse aparelho por favor lembre se de mim. Achei-o muito bem feito e gostaria de poder ter um.

Até a próxima.

Euclides.

Olá Euclides tudo bem...

 No inicio do desse fórum tem a historia dessa reveladora, infelizmente veio para na minhas de uma forma chata e dolorosa, mas ela ainda não está terminada amigo, essa placa acima é para automatizar o processo de revelação quando estiver pronta vou postar o vídeo dela trabalhando no automático, vai ter como selecionar tempo, numero de lampadas que vão ser usadas, mensagens de erro, etc.

OBRIGADO.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço