Olá a todos gostaria de saber a opinião de vocês, venho desenvolvendo a alguns dias o protótipo de uma lâmpada led cujas partes podem sem substituídas com facilidade, ou seja caso os leds queimem você pode trocar apenas o modulo contendo os leds, o mesmo valeria para reator eletrônico evitando que toda vez que a lampada queimar seja necessário descartar todo o conjunto. As duvidas são: 

1 - Qual a viabilidade de um projeto como este, sendo que muito leds possuem um tempo de vida superior a 30.000 horas o que daria em torno de 8 anos de duração? Mesmo sabendo que a maioria acabam estragando bem antes.

2 - É possível construir reatores que durem mais de 10 anos ?

3 - Já existe algum projeto como este que vocês conheçam ?

4- Alguém aqui do fórum já teve problema com queima de lampadas leds antes do prazo? O que acham desse projeto ?

Obrigado a todos !

Exibições: 523

Responder esta

Respostas a este tópico

Digo que minha calculadora Sharp que usei no inicio do meu curso técnico ainda funciona, com as mesmas baterias

Isso serve de exemplo de como quando se quer fazer coisas duradouras se consegue.

Em geral as lampadas led são divididas em 2 grupos:

- Bons fabricantes, que usam bons materiais e respeitam os limites de cada componentes, em geral são mais caras e gastam parte da renda em marketing. Há uma lenda de que eles tb preparam os produtos para que não vão alem da garantia;

- Maus fabricantes, que abusam dos materiais e por isso não duram muito.

Eu infelizmente tendo a comprar de maus fabricantes. Quase todas as lampadas de casa são LED, comecei pela cozinha, que tinha uma luminária fluorescente meio podre, troquei numa com 3 "fluorescentes" a LED e ficou otimo. Estão lá a uns 6 anos, acho, foram as primeira. Era solteiro e já estou casado a 5 anos... Não tenho a data precisa, mas foi otima  opção.

Já umas que comprei da china, coloquei em vários comodos estão queimando. Começam a piscar depois de um tempo ligadas até que apagam de vez. Acredito que não tenha sido bem dimensionada a refrigeração do reator e os leds trabalham muito no limite. Algumas tiveram leds queimados também. Estou guardando para quando tiver tempo arrumar umas no método Dr. Frankstein. Algumas até em menos de 1 ano de uso. Mas como vem da china direto não tenho como acionar o fabricante.

Hoje não compro mais lampadas da china. Como existem muitas lojas prefiro pagar um pouco mais caro para ter a garantia. 

Ficam as dicas:

- Comprar de boa procedencia, tudo é chines, mas alguns tem um nome a zelar. Preferir as que tenham ao menos um CNPJ na caixa que se responsabilize pela garantia;

- Comprar em lotes, até por questão de estetica, melhor já trocar por ex de todos os quartos de uma vez, comprando tb umas reserva. Assim quando queimar vc troca, guarda a sucata e ainda tenta um remendo (se queima 1 led é só trocar);

- Nunca colocar em luminárias fechadas. Embora elas esquentem menos que as incandescentes elas suportam menos altas temperaturas, precisam ficar arejadas.

- Evitar as de "alta potencia", são mais criticas. Melhor ter 3 de potencia mais baixa, por ex. Vai depender da sua luminaria permitir. Aqui todas já tinham bocal pra 2 ou 3 lampadas. Ficou mais fraco que com lampadas PL mas deu pra acostumar. Apesar de que... Eu coloquei as de alta potencia mesmo e estou levando. Gosto de ambiente bem iluminado.

Enfim, lampada LED queimada, em geral, significa produto de má qualidade. Quando o fabricante quer ele consegue fazer uma que dure.

Muito obrigado pelo seu relato, foi bastante esclarecedor sobre as diversas situações. E um bom indicador de que talvez esse projeto seja mais indicado para trabalhar com lâmpadas de maior potência devido a criticidade e alto custo.

você já viu esse documentário:

https://vimeo.com/111316941

Acabei de assistir, muito interessante. Obrigado!

Não vejo utilidade para esse tipo de lâmpada. Todos nós esperamos que as lampadas de led durem muitos anos. 

Eu não tive nenhuma lampada de LED queimada ainda. Uso marcas de confiança.

Não existe reator eletrônico em lampada LED e sim fontes reguladoras. Pouco provável que queimem com facilidade. 

Muito obrigado, realmente elas não tem reatores. Pesquisei um pouco mais e encontrei uma lâmpada com as características que havia descrito.

Projeto Similar: Nova lâmpada dura 40 anos e economiza 90% de energia. A ideia era praticamente essa porém com lâmpadas de maior luminosidade e que fosse possível substituir as partes facilmente em caso de defeitos.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32--32-20121018

Obrigado!

Se você procurar nos sites da china irá encontrar para comprar separadamente:

 - LEDs (crew ou não), requerem alimentação diferente, geralmente LED com maior potencia parece requerer maior tensão

 - Fontes para os LEDs (ou driver de LEDs)

 - Dissipadores

Portanto, creio que essa idéia está "em produção" nos sites da china

Boa sorte,

  'Eiju

Obrigado Eiju, realmente comprei alguns componentes para esse projeto em sites chineses, mas até o momento não havia encontrado nenhuma empresa que oferecesse um produto completo que pudesse ter suas partes substituídas com facilidade em caso de necessidade, geralmente só quem entende de eletrônica consegue instalar ou realizar reparos e não um consumidor final, isso quando a manutenção/instalação não sai quase o preço de um produto novo. Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço