Fala garagistas!
Estou necessitando de pegar as informações passada de um carro para o painel! Não são as informações do ODB2, mas a informações de quilometragem total e da marcha atual.
O carro é de 1997. Alguém tem ideia de como ler essas informações e exibir em um display oled?

Exibições: 212

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Sr. E,

com as informações que o Sr. passou, teríamos que ter bola de cristal para ajuda-lo.

RV

Olá Edgar.

Eu consigo até imaginar algumas formas, entretanto, por não ter desenvolvido nada para esta área, inicialmente todas as minhas ideias serão gambiarras amadoras e que ficará muito feio.

Ex: Sensor de distancia para obter informação da macha. (funciona, mas é uma gambiarra feia)

Quanto a obter informação da KM total, eu não imagino nada no momento.

Certamente alguém mais experiente poderá lhe ajudar. De qualquer forma, por nem todos estarem familiarizados com "upgrade" em veículos (mas estarem familiarizados com circuitos e algumas questões mecânicas), seria bom, em seus tópicos, fornecer mais informações (modelo do carro, fotos da parte interna, foto ou esquema do painel, etc..), assim seria possível até fazer um estudo.

Digo isso pois existem diversos circuitos nos veículos que podem informar a macha atual. Por exemplo? alguns já vem com a numeração marcada no painel (em plástico mesmo), e o motorista fica sabendo por causa de uma luz que ascende atrás da numeração. (pegou a ideia?).

Abraços

O câmbio é automático! Mas ele demonstra no painel atual! A questão é: como ele passa essa informação?
Eu acredito que venha por pwm! Mas qual fio isso vem?
Entendo sobre a bola de cristal! Mas realmente é o que muitas das vezes fazemos! Tentando adivinhar que componente que é e como ele se comunica!

Olá.

  Entendo que a critica/piada seria pq vc realmente não deu informação nenhuma, praticamente, não falou que carro é (modelo), se é cambio manual ou automático, se o odômetro é mecânico ou digital,  etc.

   Os carros acima de 1996, salvo engano, todos tem barramento. Seja ODB2 (adotado no Brasil) ou CAN (se for um importado, embora os importados também usem ODB2 na maioria das vezes).

   Esse barramento pode fazer tudo (nos mais plugados) ou quase nada (nos básicos). Algumas informações são padrão como RPM e temperaturas. Fáceis de ler pq são iguais para todos os carros. Algumas são difíceis pq dependem de tabelas que só os fabricantes tem. Outras são impossíveis pq não estão disponíveis no barramento. Esse trabalho de decodificação é feito pelo aparelho de leitura do mecanico. Originalmente cada fabricante terio o seu com o protocolo proprio. Os universais chegam mais caros pq tem todo esse trabalho de engenharia, como os da: http://www.napro.com.br/

Os universais de baixo custo podem ser encontrados no ML:

https://lista.mercadolivre.com.br/scanner-universal#D[A:scanner%20universal]

sem garantia nenhuma de ler dados menos comuns. 

   Um exemplo clássico de informação que não está normalmente disponível no barramento é a quilometragem. Ela costuma ser acumulada dentro do painel, pq é uma informação "lacrada".

   O que vc consegue ler eletronicamente por ODB2 pode ser encontrado em tabelas como:

   https://www.obd-codes.com/

   Enfim, te dou a esperança de com ODB2 acessar essas informações, mas sinceramente o km rodado acredito que em nenhum carro esteja disponível no barramento. O cambio R N D pode ser que tenha, mas mais que isso não sei. 

Então,

Eu não queria usar o ODB2. Queria usar as informações que estão indo para o painel.
O hodômetro é digital. Mas o mais legal é que a quilometragem total do carro não está no painel e nem no módulo! Eu troquei o painel e estava lá a quilometragem do carro, dai eu troquei o módulo por um outro muito mais rodado (1998, porém mais rodado) e o valor total foi o mesmo! Não sei de aonde vem a informação, mas sei que está disponível no painel.
O carro é automático e no digital, é mostrado qual a marcha que está.

Eu não consegui o esquema elétrico do carro! Assim, vai ser um trabalho árduo descobri quais fios transportam essas informações!

Boa noite Edgar, 

Se quer ajuda, informe o fabricante modelo do carro. 

O ano já informou - 1997.

Corrigindo - Fabricante e modelo do carro.

Chrysler Stratus 1997!

Ok, Ed,

Você tem o manual com o circuito da parte elétrica desse carro?

Não consegui ainda o esquema elétrico!

Boa tarde,

Achei o  manual do Chrysler Stratus 2006:

https://cardiagn.com/2006-chrysler-sebring-stratus-service-manual-w...

Procure e informe que parte do manual consta os circuitos do odômetro e de controle da marcha. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço