Olá pessoal!

Através de uma antena wireless de longo alcance (5km), é possível capturar um sinal RFID ?

Exibições: 1420

Responder esta

Respostas a este tópico

Você não sabe como funciona um RFID, certo?

Faça uma pesquisa de como funciona, e vai ter sua resposta.

Sim. Sei como funciona. Penso eu: Em se tratando de RF emitido por um microchip num raio de 50 metros, creio que uma antena receptora poderia capturar este sinal. Por que estou tratando deste assunto é muito simples. Lí uma reportagem na qual uma entidade, capturava o sinal de RF de brincos em rebanho a cerca de 60km e recebendo o sinal via onda de rádio e transformando estes sinais em dados computacionais. Não sei se posso postar o link aquí. Então, se há essa possibilidade, para que gastar absurdos com equipamento de rastreamento se temos uma solução simples. O problema é que tudo vira para o lado comercial e as informações são restringidas.

Provavelmente esses "brincos" que se comunicam à longa distância devem usar o mesmo sistema de "rastreamento" que os biólogos usam no estudo de animais silvestres, ou seja provavelmente são sistemas transmitindo informações via rádio UHF ou algo assim, porém nao sao rfid

Se você conhece o sistema RFID sabe que ele não tem bateria, ele usa um sinal RF emitido, através de indução ele converte em energia para poder transferir o código para o receptor, por isso disse para você dar uma pesquisada em RFID, e você veria que na sua idéia, a antena não receberia nada, pois o dispositivo RFID não transmite continuamente o sinal

Olá Marcelo,

Só para esclarecer, existem dois tipos de TAGs RFiD, as tags passivas que como você explicou, não tem baterias e as TAGs ativas que contam com baterias. O processo de comunicação é o mesmo, a TAG recebe o sinal, carrega o capacitor com o próprio sinal acorda o MCU da TAG e devolve dados para o leitor, com a TAG passiva tudo isso é feito com a própria energia transmitida, já com as TAGs ativas, a energia para processamento e transmissão é obtida da bateria.

Samuel

Amigos desde já agradeço a receptividade e atenção neste fórum de discussão, pois vocês de pronto me assistiram no intuito de ajudar.

Isso é que é FÓRUM !  Parabéns a todos !!!

Vamos lá. O Rafael citou  "sistemas transmitindo informações via rádio UHF". Pergunto pois sou leigo: Como seria ?

Já na observação do Marcelo, muito bem colocada, então se fizermos um arranjo de tal maneira que o leitor fique a uns 5cm do microchip, o leitor estará sempre enviando o sinal RFID. Não teria uma forma de capturar este sinal via antena ou outra forma não ?

 

 

Acho que por usar indução, a potência realmente é muito baixa, tanto que se você olhar os vídeos de exemplo de RFID, o limite que eu vi é de 50 cm, 

Se não me engano o sistema via UHF, permite a localização via triangulação, mas somente a uma pequena  distância  (100 m) eles conseguem ler o identificador.

E caso RFID seja codificado operando na faixa dos 13 a 20 MHz, seria de longo alcance, não ?

De uma olhada no que eles chamam de Longo alcance.

http://www.robotshop.com/en/long-range-adjustable-1m-25m-uhf-rfid-r...

1 a 25 metros...

Qual seria a solução ideal ?

O Rafael citou "sistemas transmitindo informações via rádio UHF". Como seria isso ?

o sistema uhf é mais direcionado à troca de informações mesmo, e não para rastreamento.

vou citar um exemplo de uso mais prático, por exemplo os satélites eles transmitem via vhf-uhf usa-se um rádio sintonizado na frequência e por essa frequência as informações vem codificadas, basta um software para decodificar e separar o que é útil.

veja esse vídeo no youtube onde um cara "pega" as fotos do satélite meteorológico noaa que transmite em vhf 136~137 mhz

https://www.youtube.com/watch?v=fopnIkYnFPI

abraço

Obrigado a todos os companheiros os esclarecimentos e ajuda.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço