Dúvida: Usar RTC3231 e VI53I0X usando SDA e SCL. RESOLVIDO

Bom dia senhores e senhoritas.

Venho por meio desta solicitar auxilio, estou pensando em usar um sensor VI53I0X (medidor de distancia laser) para realizar a medição da quantidade presente dentro de um deposito de grãos.

Preciso também de um RTC3231 para questões de hora e data de uso desses grãos. Ambos seriam conectados a um Arduino Mega que tenho aqui, para visualização e configuração usarei uma tela Nextion. 

E aqui reside minha dúvida, tanto o RTC3231 como o VI53I0X usam as conexões SDA e SCL, mas são aparatos diferentes. Pensei em usar um I2C (por conta da possibilidade de endereçamentos diferentes) mas os que vejo são sempre empregados em um display e mais algum outro aparato, não encontrei projetos (ou I2C) que usem aparelhos diferentes e sem o display propriamente dito?

OBS: Usar um sensor ultrasom (que seria analógico) resolveria o problema mas esta fora de questão, pois, tenho um cachorro e segundo algumas paginas que pesquisei, cães podem ouvir ate 50kHz e não pretendo deixa-lo maluco só pra ler o que tem dentro do depósito.

  

  

Exibições: 335

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia.

Voce pode usar varios dispositivos I2C nos mesmos pinos do arduino, desde que eles tenha endereços I2C

diferentes.

Se o seu VI5310X, tiver endereço I2C diferent dos endereçcos I2C do RTC3231, não tem problema, mas

os modulos montados com RTC3231 vem tambem com um memoria EEPROM I2C, com um endereço proprio.

DS3231 0x68  e EEPROM 0x56.

Verifique se o modulo V!5310X tem resitores de pullup de bus I2C, pois o modulo DS3231 tem estes resistores.

E e' recomendavel o valor de 4k7 , mas se tiver 2, o valor pode ficar baixo.

RV mineirim

Obrigado pela ajuda, isso responde minha pergunta, mas acabou criando duas mais.

1 - A conexão elétrica seria em paralelo entre os pinos SDA e SCL do RTC, VI53I0X e arduíno correto?

2 - Quanto aos resistores não sei dizer se tem, me parece que não, segue umas fotos do VI53I0X.

IMG_20220417_131441.jpg

IMG_20220417_131352.jpg

Boa noite,

1. A conexão é em paralelo, ou seja cada SDA de cada módulo juntos no SDA do arduio

     e cada SCL de cada módulo juntos no SCL do arduino.

2. Aparentemente cada módulo tem resistores 10K, então pode liga-los se nenhuma modificação no arduino.

Depois conta pra gente o resultado.

RV mineirim

Boa tarde, apenas a reportar o resultado, sim esta operacional tanto o RTC como o VI53I0X. Resolvido.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço