Olá pessoal, estou montando um sistema de automação do meu aquário usando o Arduino.

No momento estou tentando fazer o controle dos leds (2 de 3w e 2 de 1w) que usam uma corrente de +/- 1A e 2 coolers para refrigeração, cada um de 250mA. Tanto os leds quanto os coolers compartilham uma fonte de 12V/2A e são ativados por um botão manual.

Quero usar o Arduino para ficar no lugar desses 2 botões. Pensei em utilizar um transistor e aconteceu que eu tinha alguns 2N3904 aqui em casa =D, mas quando testei eles em um led simples, descobri que eles não conseguem nem chegar perto de gerar a corrente que preciso =[

Foi então que achei esse tutorial: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-acionamento-de-moto...

Por isso estou pensando que esse transistor tip 122 deve servir perfeitamente para isso né? Acham que usando 1 transistor desse para cada parte vou ter um controle legal?

Fiquei em dúvida no comentário do Edson E.S., ele disse:

Muito bom. Já que VCC < 5v não precisamos proteger o arduino com optoacoplador. Em tensões maiores que 5V lembrem-se de isolar a saída do nosso amiguinho Ardu... :)

Não entendi essa parte de proteger o arduino, como isolo a saída dele? Já que minha fonte é de 12V... oO

Valeu pessoal.

Edit - Segue o esquema elétrico:

Exibições: 1747

Responder esta

Respostas a este tópico

Usar apenas o de 12V ficaria complicado pois a fonte tem 2A e o circuito que ela alimenta está próximo do limite, tenho medo de colocar o arduino também e a fonte não aguentar.

Existe alguma forma de testar se fonte está isolada?

Valeu.

Existe alguma forma de testar se fonte está isolada?
Não sei com testar

A minha sugestão é abrir a fonte observar se tem trafo dentro desta fonte,

Se for uma fonte com um trafo de 220 ou 110 AC para +ou-15 AC este trafo já faz a isolação, mas se você estiver usando uma fonte chaveada provavelmente vai ter um trafo pequeno e um capacitor em paralelo para fazer a isolação elétrica.

Hoje em dia até onde eu sei não é fabricado fonte avulso que não seja isolada por motivo de choque elétrico na saída da Fonte, Mas se você retirou esta fonte de algum equipamento que não utiliza mais estão ai sim pode ser que não seja isolada.

Valeu Flavio, vou verificar isso. Minha fonte é chaveada e comprei separada mesmo. =]

Boa noite !

Gostaria de saber se alguer pode me ajudar?

Como eu dimensiono um transistor para um circuito?

Obrigado

Olá,

Você deve saber primeiro qual a tensão de alimentação do circuito,  a corrente que o mesmo irá controlar, a frequência e amplitude do sinal, impedância de entrada e saída, entre outros. Até existem alguma calculadoras na internet, mas são apenas ferramentas de cálculo, não substituem o conhecimento de eletrônica adquirido em aulas, livros e apostilas. Recomendo que estude o assunto no livro Eletrônica Vol 1 do Malvino, e apostilas do SENAI e CEFETs que podem ser baixadas na internet.

Boa sorte

Obrigado Wiechert . Faço tecnico de mecatronica no Senai, vou dar uma olhada na biblioteca

Beleza, está bem encaminhado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço