Sou iniciante com arduino, e li agora sobre resistores Pull-up e Pull-down, para fazer funcionar meu botão.

Então surgiu uma dúvida:

Se eu nao usar o resistor, e simplesmente passar a corrente de 5V pro pino digital do Arduino ele pode queimar né?

E quantos volts/ampéres o pino digital do arduino pode receber?

Exibições: 4135

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro colega, pelo esquema apresentado o pull down está correto, não a risco de queimar o microcontrolador visto que a corrente na porta será de 5mA. O resistor de 1k está ali justamente para limitar a corrente na porta e evitar curto circuito.

Abraço.

Olá Victor, estou um pouco confuso com o trajeto da corrente pois creio que AO PRESSIONAR O BOTAO  a corrente flui da saida dos 5v diretamente para a porta 7 Pois a corrente tem a tendencia de ir pelo caminho que oferece menor resistencia não é . O resistor de 1k esta apenas ligando a porta 7 ao gnd (pull down) , até ai tudo bem, mas a corrente não passa pelo resistor quando precionado o botao, minha dúvida é. Não tem problema passar os 5v direto para porta 7 ? Desde ja agradeço a resposta. att Ricardo.

Não tem problema.

E ae Fellipe, obrigado pela resposta, fico mais traquilo agora,  o que não pode é jogar os 5v direto no gnd, fiz até uma imagem para confirmar o caminho da corrente quando pressionado o botão.

Isso mesmo. Jogar 5v direto no GND estará causando o famoso curto-circuito. Quando joga os 5v direto numa porta configurada como INPUT, o microcontrolador entende que ta recebendo nível alto.

Abraços

Blz Cara, valeu mesmo, abraço

Justamente pelo fato da corrente circular pela menor resistência é que a corrente maior circula apenas pelo resistor, acho que não me expressei bem no post anterior mas, a porta estará em tristate (como se estivesse desligada ou com uma resistência muito alta, uns 100M).

Sendo assim, se você analisar dessa maneira verá que a corrente na porta será ínfima, praticamente zero.

Agora, se você habilitar os resistores de pull up internos, setar o pino em low via software e jogar o VCC direto na porta (sem pull down) , aí sim acredito que você queime a porta do microcontrolador.

Eu particularmente não gosto desta configuração, prefiro usar o GND no botão e, se necessário, pull up entre o botão e a porta. Acho mais "normal".

Abraço.

A sim... entendi, eu dificilmente uso pull up interno, mas valeu pela dica. abraço

Opa, desculpe não responder no chat (não vi a tempo =X)

Mas, de nada cara, fórum é pra essas coisas. =D

Quanto aos pull up's internos, eu já sou obrigado a usar porque uso o 8051 e apenas a P0 é tristate (sem pull up's internos). As outras portas têm pull up setado por hardware.

Por um lado é bom pois posso conectar os pinos entre si sem me preocupar, além de economizar alguns resistores. =P

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço