Prezados,

Comecei a estudar eletrônica há pouco tempo por hobby mesmo, e estou implementando os exemplos do Fritzing nos estudos. Ao montar o exemplo "TrafficLight" (http://fritzing.org/projects/digital-inputoutput-traffic-light/) não consegui entender o porque do GND do botão (ver imagem abaixo):

Pela lógica de um iniciante, se o botão está aberto, a corrente não passa e não chega no pino 2 do arduino. Ao clicar no botão, o circuito fecha e a corrente passa para o pino 2. Só que assim não funciona. Imprimi na serial os valores lidos no pino 2, com o circuito aberto e fechado e os mesmos ficam malucos.

Ao ligar o circuito corretamente com o GND, os valores lidos são sempre zero para circuito aberto e 1 para circuito fechado. Porque isso ocorre?

Outra dúvida é, se o pino 2 suporta 5 volts, porque temos que colocar o resistor?

Última dúvida. Se eu precisar ligar 2 circuitos por exemplo, um de 5V e outro de 12V, como alguns exemplos que vi para ligar um CPU Fun de 12V usando o arduino, porque temos que aterrar os 2 circuitos juntos? Há um limite para esse aterramento junto?

Ah, aproveitando, mais um dúvida, dessa vez relacionada a corrente e tensão. Fiz uma compra de uns componentes em um site agora e vi que tinha uma fonte de 12V com 1A (http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=116&pr...) e outra de 12V com 2A (http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=116&pr...). Não consegui entender bem a relação entre corrente e tensão e por isso me surgiu a dúvida. Como que uma fonte de 12V pode fornecer 1A e outra de mesma tensão fornecer 2A?

Agradeço pela ajuda pessoal.

Exibições: 15769

Responder esta

Respostas a este tópico

Unir os GND, faz com que os circuitos que operam em 5V e 12V tenham as mesma "referência" de terra.

O GND não é um aterramento, aterramento é diferente, quando você aterra um FIO é como um para-ráios, que vai puxar tanto cargas negativas quando positivas.

Valeu pela correção, de aterramento para GND.

O resistor ligado ao GND, a chave e ao pino 2 do Arduino, é de PULL DOWN. Quando o botão não está pressionado o resistor devia a corrente para o GND e mantém o nível da porta lógica 2 baixo (0). Quando o botão é pressionado, a corrente é desviada para o positivo +5V, mantendo nível alto (1) na porta 2, enquanto o botão estiver pressionado.
De maneira análoga temos os resistores de pull-up, só que estes são ligados ao +5V e mantém o nível alto na porta lógica.
Pesquise no google por resistores de PULL-UP e PULL-DOWN, você irá utilizar muito isso nos seus projetos, e tem que entender bem como funciona. 

Se você não usar o resistor de pull-down ou pull-up, você poderá obter leituras erradas nos estados da porta. 

Corrente é o fluxo de elétrons que circula por um condutor, quando entre suas extremidades houver diferença de potencial, e a unidade de medida para corrente é A (Ampere).

Tensão elétrica é o nome que damos a essa diferença de potencial e sua unidade é V (Volts). 

Grande Luís, agradeço e muito pela ajuda. Agora sim entendi o processo.

Para você que é iniciante, os artigos do nosso querido Newton C. Braga, são muito interessantes. 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica-basica/2574-cbe...

Não tente aprender tudo ao mesmo tempo sobre eletrônica e eletricidade. Procure entender os conceitos básicos e vá pulando para o próximo nível somente depois de entender o assunto anterior. 

Matheus, a questão das correntes diferentes das fontes diz respeito a quanta potência cada fonte consegue suportar trabalhando dentro dos limites especificados.

A fórmula da potência, nesse caso de circuito de Corrente Contínua é P = V x I.

Então, a fonte de 12 V e 1 A suporta 12 Watts e a de 2 A suporta 24 W, ou seja, você pode alimentar o dobro da carga com ela em relação à fonte de 1 A. Internamente os componentes dela são mais robustos para aguentar a carga.

Bem vindo ao fantástico mundo da eletrônica, você tem muito a ganhar praticando. Abraço.

Obrigado Giovani.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço