Olá Pessoal,

Estou montando um projeto para uma controladora de cervejeira caseira.

Vou ter um sistema com duas resistências de 220v 3000w 14A cada, uma bomba 220v 2A, 2 sensores de temperatura 5v 0.08A, 2 sensores de nível de liquido 5v 0.05A, 4 solenóides 12v com 0.05A cada e um Arduino Mega.

Além dos relés.

As resistências estarão ligadas em um relés de estado sólido, assim como a bomba e as solenóides.

Eu gostaria de utilizar uma única entrada de energia de 220v, tenho um ponto em casa ligado em um disjuntor de 40A.

Assim, minha fonte primária seria a energia da casa, 220V e 40A, e preciso de uma linha secundária de 5v e uma linha secundária de 12v.

A dúvida é: o que eu posso usar para deixar meu sistema compacto e conseguir as duas linhas secundárias?

A minha idéia é ligar as resistência e as bombas direto no relé com o 220v e para dividir as duas linhas secundárias usando algum módulo ou alguma coisa como isso: https://pt.aliexpress.com/item/33056855815.html?spm=a2g03.12010612....

Isso está certo? O que vocês me recomendam?

Abs


Exibições: 140

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde SV,

existem no mercado fontes que fornecem as 2 tensões, +5V e +12V.

Mas pode usar esta que você apontou.

RV

Quais seriam as outras opções?

A minha idéia está certa em relação a 1 entrada e 3 saídas?

Abs

Olá.  

  Se vc só comanda 2 reles não faz sentido algum usar o MEGA, imagindo que tem mto mais coisa no seu circuito que vc não listou.

  Essa fonte é bem fraquinha. Recomendo não usar para tudo isso. Se são 2 reles para 14A vc precisará de fato de reles 25A (para ter uma margem). O consumo somado de um mega, display (se tiver), etc, é muito mais que essa pequena fonte caixa de fosforo suporta.

   Recomendo uma fonte 12V 2A por ex, robusta, pode ser de tomada, igual de produto de consumo, com rabicho, assim não fica no seu gabinete principal. Aih vc baixa pra 5V com um regulador chaveado com LM2576 (compre o modulo).

   Caso queira fonte barata e pequena para uso dentro do gabinete veja as para fita de led. Tem baixa qualidade mas o 5V estará protegido pelo módulo regulador.

Oi Eduardo,

Eu listei tudo ali em cima:

"Vou ter um sistema com duas resistências de 220v 3000w 14A cada, uma bomba 220v 2A, 2 sensores de temperatura 5v 0.08A, 2 sensores de nível de liquido 5v 0.05A, 4 solenóides 12v com 0.05A cada e um Arduino Mega."

Terei 7 relés, para as resistências, bomba e solenóides, fora os sensores, display e afins.

Os relés de estado sólido em módulo ja com fotoacoplador tem de 20A, mas estou procurando um de 30A.

O módulo regulador que coloquei ali em cima é de 2A, tem o de 5v e o de 12v.

Verdade, o que vc colocou é de 2A.

Bati o olho e vi o mais comum de mercado, de 600mA.

https://pt.aliexpress.com/item/32921238548.html?spm=a2g0o.detail.10...

Aih sim !

Vai aguentar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço