Olá Garagistas,

Estou fazendo a automação de uma bomba do tipo submersa. Ela é monofásica e a rede elétrica também. Esta bomba faz o abastecimento de um bebedouro para gado e é ligada duas ou 3 vezes por semana.

Para automatizar o processo comprei dois sensores de nivel lateral para serem instalados como na foto

Dessa maneira quando o nível da água desce para o nível minimo a bomba é acionada e quando retorna ao nível máximo ela é desligada. Ainda não instalei mas o sistema cumpre o que promete. A minha duvida está em um acionamento externo, uso esta bomba também as vezes para abastecer o trator e do jeito que está não consigo acionar sem mexer nos sensores. Acredito que isso nao seja o recomendável então penso em colocar um outro disjuntor ou então um botão para ligar e desligar a bomba. Eu posso fazer essa ligação? Em anexo vai um diagrama, bem simples, de como penso em fazer. 

A contatora é: CW07 WEG 220V 7A

Os sensores são: LA16M-40 ICOS

A bomba não lembro as especificações mas é uma simples se nao me engano 350W

Obrigado 

Exibições: 3660

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Material de excelente qualidade recebido 

Muito Obrigado 

ABraço

De nada!

Abs.

Olá, 

infelizmente o esquema nao deu certo Carlos, pra piorar deu muito ruim. Os sensores queimaram, fiz a ligação exatamente dessa maneira mas quando liguei saiu uma luz(faisca) do disjuntor e ele desarmou. Se puder dar uma olhada no circuito novamente agradeço

Abraço

Luciano,

Veja, a fase que vai para a chave que desenhei é a mesma que vai para os sensores de nível que não são outra coisa que chaves normal aberta também, mesmo que as três fossem fechada ao mesmo tempo, não haveria problema porque todas estão ligadas em L1.

Veja se não ligou a chave ou os sensores en L1 e L2 por um erro involuntário, essa seria a única maneira de que produzisse algum tipo de faísca como você descreve por fazer um curto.

Aguardo sua resposta.

Abs.

Carlos,

Creio que tenha sido algo do tipo mesmo. Vou tentar fazer o teste com interruptores residenciais. Sabe onde encontro este tipo de sensor aqui em Joao Pessoa-PB?

Obrigado

Abraço

Sim, na Nordife http://www.nordife.com.br/.

O Bairro Torre é o bairro onde ficam todas as lojas deste tipo de material e construção civil também.

Veja o vídeo que vou subir em 5 minutos, acho que vai dar tempo de postar neste post ainda.

Deu tempo, veja o video.

https://www.youtube.com/watch?v=XL0dxATDnkw&feature=youtu.be

Abs.

Olá Carlos, excelente explicação como sempre. Peço desculpas pela demora.

Então o sistema é para abastecer o reservatorio apenas, ele esta puxando agua do poço mas os dois sensores ficam dentro do reservatorio. Funcionando da seguinte maneira

Vou chamar de S1(sensor maximo) e S2(sensor minimo). Situação reservatorio vazio.

S1 esta aberto e S2 aberto tambem, neste momento a bomba é ligada e passa a encher o reservatorio. S2 passa a ser fechado.

Agua continua subindo até atingir S1.

Quando S1 estiver fechado, desliga a contatora.

Vou tentar fazer o esquema no CADSimu pra vc ver.. Mesmo assim muito obrigado meu amigo, acho que foi um erro meu na montagem e agora é correr atras do prejuizo kkkk

Abraço

Em relação a Loja, acha mais facil começar a procurar pelo centro ou ir direto para o bairro Torre? Vi que a Nordife fica no centro.

Abraço

Centro e torre são próximos, a nordife tem filial na torre também.

Abs.

Vou te mandar os cad simulado do video para te facilitar, é só mudar para sua logica.

Segue vii Google Drive.

Abs,

Beleza, muito obrigado

eu posso testar colocando no lugar dos sensores interruptores residenciais? Só para ter certeza do sistema?

Abraço

Pode sim! Sem que passe a ser provisório para sempre rsrsrs.

Compartilhei.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço