Sei que tem material aos montes na internet. Mas a maioria ensina a teoria, como funcionam, etc.

Eu quero entender na pratica, como usar e se posso usar um capacitor com corrente continua, porque li que ele é usado em corrente alternada. E queria saber quando ele descarrega a corrente dele, se é quando acaba a tensao ou quando diminui ou algo do tipo.

Quando ao transistores, eu entendi que é tipo uma válvula, que voce pode fechar e abrir o circuito atraves de pequenos sinais, queria saber como especificar, como vejo aqui o pessoal falando, que tem varios modelos, acho. E para o que mais ele serve, pois pelo que eu vi ele aumenta a corrente, se nao me engano.

Obrigado desde já.

Exibições: 2910

Responder esta

Respostas a este tópico

Assim funciona o transistor,

O que vai do coletor para o emissor(ou viceversa) vem de uma fonte externa.

Quem controla o quanto de corrente vai passar é a base, que é um sinal que vem do arduino(de uma porta PWN, ou analogica).

Vi essa imagem uma vez aqui no Lab de Garagem, mas não lembro em qual post, então catei no google mesmo.

o transistor é controlado pela BASE, quando se controla a base do transistor se chaveia o coletor e o emissor, com isso podemos controlar cargas mais elevadas e a base nao recebe essa carga usada no emissor e coletor deixando no caso o arduino protegido. Essa é a forma de se usar mais simples um transistor (como chave).

O transistor também pode ser usado como amplificador e fonte de corrente.

Um transistor comum serve como amplificador e fonte de corrente?

Pode explicar isso? Tipo, como eu faço pra saber a quantidade de corrente que ele pode amplificar

Caique, vou tentar ajudar o pessoal a te explicar.

Imagine o transistor como se fosse um resistor com uma resistencia variavel e o valor dessa resistencia é controlada pela corrente aplicada na base. Imagine ao invés do transistor um resistor entre coletor e emissor, esse resistor controla a corrente que passará por uma determinada carga, um relê por exemplo. Só que o valor da resistência é altissimo se não existir uma corrente na base do transistor, e essa mesma resistencia será quase nula ( ou baixissima) se existir corrente na base do transistor. Dessa forma o transistor funciona como uma chave, aberta quando não há corrente na base e fechada quando existe uma corrente na base.

Acho que vc está com uma idéia errada de que "o transistor aumenta a corrente", na natureza nada se cria, um transistor não pode criar corrente, o que acontece é que entre os niveis de corrente zero( resistencia altissima entre coletor - emissor) e corrente alta na base (resistencia baixa entre coletor - emissor), existem níveis intermediários de corrente, onde existirão também valores intermediários de resistência entre coletor - emissor, e essa é outra caracteristica do transistor, a de amplificador, pela qual uma pequena alteração na corrente de base, provoca alterações grandes na corrente que circula entre coletor-emissor.

Espero ter ajudado

abraço

Entao eles servem apenas com chave pra abrir e fechar o circuito, com controle analogico.

Ah, se for só isso então eu entendi. Obrigado mesmo, tava confuso ja.

Entao eles servem apenas com chave pra abrir e fechar o circuito...

 

Cara, então, dizer que um transistor serve "apenas como chave", chega ser uma blasfêmia...rs....

 

mas num circuito digital, como o acionamento de portas por um microcontrolador por exemplo, a função é basicamente essa, ele trabalha entre os estados de saturação(chave fechada, baixa resistencia e corrente alta) e corte( chave aberta, alta resistencia e sem corrente).

 

Mas a utilização mais fascinante dos transistores ocorre nos pontos intermediários entre esses estados, onde aparecem as aplicações como amplificadores, mas isso é assunto pra outro tópico.

 

abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço