[DÚVIDA] - Arduino + ENC28J60 Ethernet + roteador DI-524

Boa tarde garagistas!

Estou montando um projeto de uma estação metereológica, com leitura de dois DS18B20, RTC, gravação das leituras em um microSD e acesso da leitura atual via Ethernet/Pachube( Cosm ).

O problema é o seguinte: não consigo de jeito nenhum fazer funcionar o ENC18J60 no meu roteador Dlink DI-524, via Ethernet. Já tentei configura-lo como Access Point, já mexi em tudo da Lan, fiz o esquema para pegar DHCP, atualizei firmware e nada. Atualmente uso ele para compartilhar a rede wireless, ele pega um endereço IP dinâmico do modem ADSL. O que eu gostaria de fazer é que quando eu ligasse o Ethernet no ENC28J60, ele estivesse na mesma rede que está minha wireless! Tenho pouquíssimo conhecimento de redes em geral e fiquei penando bastante nesta questão.

Agradeço a ajuda!

Exibições: 1785

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Garagistas! 

Felizmente (ou infelizmente) isolei o problema de conectividade: meu roteador estava estragado. Simplesmente peguei outro e funcionou perfeito! Aqui está o link para quem quiser dar uma espiada: https://cosm.com/feeds/70761

Outra coisa! Como posso implementar um watchdog? Tento pingar google.com, se não consigo em um minuto mando um HIGH no reset do ENC28J60? Posso rodar ele em 5V? Estou usando ele alimentado por 3.3V, mas ligado com os pinos direto no Arduino, tem algum problema? Está trabalhando em nível lógico de 5V...

Mais uma coisa! Existe alguma maneira de trocar os pinos da biblioteca SD? Tenho o módulo de ethernet ligado e ele usa as mesmas bibliotecas do SD. Acho mais fácil trocar a do SD.h, que envolve apenas uma biblioteca, do que a do ethernet, que envolve três, a chance de erro aumenta.

Agradeço a ajuda!

oi tulio, se eu entendi direito, vc conseguiu ligar a shield do arduino em um roteador dl 524 para que ele pudesse se conectar na internet via wireless? Estou querendo fazer o mesmo, pois tenho um roteador igual aqui enconstado e não tenho grana para comprar uma wifi shield. Se foi isso mesmo que vc conseguiu fazer, como o fez? Pesquisando sobre isso, vi gente q utilizou um mini router (TL-WR702N) com sucesso...

Rapaz... é relativamente "facil" conectar um arduino wia wi-fi usando um ethernet shield comum + roteadores:
http://labdegaragem.com/profiles/blogs/robo-controlado-pela-interne...

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-rafinho

O primeiro link tem os sources ;)

Wagner, muito obrigado pela resposta. Estou bem começando a fuçar com arduino e a pesquisar sobre, então minhas perguntas ainda são um pouco toscas... Achei que o roteador tinha que suportar um modo ap client, modo que meu dl 524 não suporta, mas preciso apenas do modo bridge... Maravilha!

Aliás, achei demais o seu rafinho. Assim que der, vou fazer um tb!! hehehe

Novamente, muito obrigado.

o 524 eu nunca tentei usar(tive um, ha muito tempo, mas dei ele pra minha mãe), mas se ele tiver a opçao de usar uma rede wi-fi existente pra redistribuir, ele pode ser usado no seu esquema.

O que eu usei especificamente no primeiro prototipo é um TP-Link WA-501G, mas no segundo eu ja comprei um daqueles "mini-roteadores", paguei 30 dolares, nesse site aqui: www.dealextreme.com

Trabalhando com robos, quanto menores e menos "gastadores" os dispositivos, melhor, o roteador que comprei foi esse:
http://dx.com/p/usb-ieee-802-11b-g-wireless-vap11g-wi-fi-dongle-bri...

Esta indisponivel, mas tem outros semelhantes... Gasta menos de 1w, e esse foi o motivo principal de eu ter escolhido usar desses pequenos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço