Boa tarde amigos, é muita pretensão minha querer construir uma router 5 eixos para usinar um bloco de motor em  alumínio ou ferro fundido? Não precisam responder, é uma pergunta retórica! Pois bem, fiz uma pesquisa breve e constatei que a router trabalha com dois tipos de motores: o servo motor e motor de passo. Motor de passo mais preciso e o servo motor, mais potente ( mais rotação?) É possível criar uma máquina para o fim descrito acima usando o motor de passo( mais barato)?. Os motores seriam só para os eixos, a ferramenta de corte iria usar uma fresadora . 

Exibições: 474

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem mais uma coisa: uma máquina caseira dificlmente terá a precisão e regularidade necessárias para isso.

Ainda bem que não usou a palavra impossível!

Concordo com o Cláudio,

A precisão da usinagem de um bloco de motor deve ser muito crítica. 

Qual a precisão necessária? 0,01 mm? 

Para conseguir essa precisão, creio que precisará de motores de passo com redução. 

Sou torneiro, mas por infelicidade do destino, não exerci a profissão. Tenho uma certa experiência em usinagem e já tinha considerado o fato de fazer mais passagens/corte e aumentar o torque com reduções e duminuir a velocidade para uma precisão maior. Só não sei se o motor de passo tem uma eficiência de 0,01mm.

Tudo é possível. Depende só da mecânica. 

O mecanismo não poderá ser usando correias...

Com certeza deverá ser um mecanismo sofisticado. 

Sou um apaixonado por usinagem e sempre tive um sonho de construir um motor. Mas vi que uma router profissa para usinagem de um motor é impossível para esse ser humano aqui. Mas como um entusiasta, resolvi dar um jeito. Rsrs

Minha dica. 

Não tente fazer um equipamento completo de uma vez! Você nem sabe se isso é viável.

Estude e pesquise bastante.

Decida qual mecanismo vai usar e faça teste com um motor somente! 

Se conseguir precisão, prossiga no projeto. 

Já cansei de ver colegas aqui no Lab, que gastam uma fortuna com dispositivos.

Queimam os drivers dos motores pois não estudam antes de usar. 

E depois desistem, pois percebem que o projeto é inviável. 

Dará certo! Um dia o motor da w.engines estará no seu carro.

Sim, primeiro passo é ter fé e dedicação! 

Sugiro que consulte essa galera:

http://www.guiacnc.com.br/

Obg pelo suporte!

Faltou uma resposta?

É protótipo ou produção?

RV

RSS

© 2021   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço