CPU Throttling. Notebook. O que fazer? Qual principio da base resfriadora?

Olá pessoal. Tudo bem?

Recentemente resolvi fazer um teste de stress no notebook, com a ferramenta Aida64. O Stress foi feito no CPU + GPU, entretanto, apresentou um CPU throttling com pico de 50%. É muita coisa, levando em consideração que ele nem deveria existir.

Então comprei uma pasta térmica chamada "thermal grizzly kryonaut" (LINK AQUI) para substituir a do CPU e GPU. Esta pasta ficou muito popular por ser excelente para overclock (não é meu caso) e possui uma boa capacidade de transferência térmica (12.5 W/mk  -- O que exatamente isso quer dizer? eu não sei. Mas o pessoal escolhe as pastas baseadas nessa referência). Além disso, limpei o heatpipes (escova e álcool isopropílico) e as saídas de ar, que estavam parcialmente obstruídas (usei uma agulha com linha, pois eu não tinha jato de ar). Ficou ótimo.

Após aplicação e limpeza, o CPU throttling permaneceu, mas caiu o pico para 33%. Ainda assim, é muito alto.

Comecei a me questionar se não era devido a idade do notebook (2014~2015) ou problema na construção do mesmo, tendo em vista que só possui 1 fan e 2 heatpipes (1 para cpu e 1 para gpu).

*EDITADO*

A placa mãe é uma Clevo W35xSS_370ss, equipada com um i7 4710mq e uma GTX860m. A foto a seguir não foi tirada do meu notebook, mas a construção é a mesma é muito similar. Pode considerar a ventoinha + heatpipes (a diferença é mínima, SE existir).

obs- Para quem tiver dúvidas, o "CPU throttling" é um recurso onde o processador controla sua temperatura através da redução da performance. Isso normalmente só ocorre quando o processador atinge a temperatura limite de segurança. No meu caso, 100ºc.

A título de curiosidade, este problema ocorre somente quando é exigido muita performance da maquina. Neste exato momento (12 abas do chrome, com youtube tocando musica, vários programas leves abertos e etc...) a situação está extremamente estável (ventoinha está até "parada", se colocar no máximo, a temperatura cai mais ainda).

(abaixo, computador "parado")

(Abaixo, Aida64, após 10minutos de Stress de CPU+GPU)

(Abaixo, HWmonitor, informando a temperatura Máxima durante o teste que fiz com o Aida64)

Obs- veja que neste teste, não foi registrado os 100ºc, mas teve queda com pico de 33%.

Então...  limpeza feita, pasta trocada... e agora? O que fazer? 

Ainda que eu não acredite que o problema seja na ventoinha, mas acabei comprando uma na china. Vai demorar um pouco para chegar, em breve posto a diferença.

As outras opções que tenho são: 

a) Trocar conjunto de heatpipes.

- Pode ser uma boa alternativa. Estou considerando a possibilidade.

b) adicionar um exaustor externo.

- Pensei em adquirir um exaustor como a da foto a seguir. Fiz algumas pesquisas rápidas no youtube, mas o resultado foi "inconclusivo". Alguns defendem, outros condenam. Isso devido a própria potencia que a ventoinha nativa de alguns notebooks já possuem, fazendo com que o exaustor acelere (caso a ventoinha do notebook seja mais fraca) ou "trave" (caso seja mais forte) o fluxo de ar.

c) adicionar uma base refrigeradora (a queridinha popular).

- A ideia aqui, PARECE simples, mas honestamente eu não entendi direito como funciona.

(Exemplo de base para notebook)

Em todas as base de notebooks, teremos algumas características que são iguais:

- Todas tem de 1 á 6 ventoinhas

- 99% possuem um gradeado na superfície.

- Até onde EU SEI, todas usam USB do PC para alimentação.

Mas afinal, como é o funcionamento dessas bases? Qual a ideia? qual o princípio?

- A ideia seria deixar o gradeado "frio" para que o notebook puxasse "ar frio"? O que não faz muito sentido, pois o notebook vai esquentar o gradeado.

- Se a ideia for aumentar o fluxo de ar, qual a finalidade da grade? afinal, ela reduz o fluxo.

- Não seria melhor remover o gradeado e deixar a ventoinha batendo direto?

- A alimentação da USB é muito fraca!

Afinal, como ela realmente funciona? qual o ponto mais importante?

Atualmente tenho uma bem similar a essa, da clone (comprei na mesma época que o computador). Honestamente, nunca senti diferença alguma, mas sempre usei pois evitava que as entradas de ar ficassem tapadas em superfícies que não fossem linear ou lisas (cama, por exemplo).

Estou pensando em montar uma com PVC (isso mesmo.. pvc), e colocar 2 ventoinhas de 130CFM cada uma (12v e 1,5a total). Mas antes de iniciar a empreitada, gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto.

Caso algum colega possa agregar algum conhecimento ao tópico, eu ficaria bastante contente.

Exibições: 1645

Responder esta

Respostas a este tópico

2) Water Cooler para notebook (diy)

https://www.youtube.com/watch?v=JU2Q1xITiks

3) adaptando um watercooler caseiro.

https://www.youtube.com/watch?v=WVTTYKnKl8s

Reinstala o Windows!

Boa sorte,

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço