Boa Noite pessoal, eu estou montando um cooler 110v volts em uma caixa para uma chocadeira. Como o do link abaixo.

Minha Duvida é a seguinte por ela ser 110v AC eu posso liga-la diretamente na rede (tomada) mas tem vezes que quando ligo ela faz um barulho muito grosseiro, como se estivesse "raspando" ou "travada" não é um barulho macio de ventoinha. Alguém sabe o porque do barulho? será que tenho q liga-la em "rampa"( a velocidade vai aumentando conforme os segundos passam). Por exemplo. no primeiro segundo só 10% da velocidade total. ai depois de 5 segundos ele opera com 100%. Tipo um Soft start. Ai este controle eu faria usando o arduino

Imagem

Obs: não sei se colocando esta imagem eu estou ferindo de algum modo alguma diretriz do forum, se sim peço desculpas e poder apagar o link.

Exibições: 491

Responder esta

Respostas a este tópico

Se o cooler nao for novo, poderia ser falta de lubrificacao do eixo. Talvez uma vaselina ou um oleo de maquina de costura.

O jorge ai tá correto,

    Eu tinha um cooler 110v desse e vez ou outra tinha que colocar oleo lubrificante pra ele rodar melhor.

Bom dia Fernando,

O mais provável é que você tenha um rolamento de esfera, ou bucha, depende de sua marca e modelo,  defeituoso, também poderia ser falta de lubrificação, ou mesmo uma aspa quebrada o que causaria um desbalanceamento e consequente ruído, também poderia estar roçando em alguma coisa, mas imagino que isso você deve ter se certificado.

Não faz nenhum sentido usar um softstart (Rampa) para uma carga dessa natureza.

A melhor e mais correta avaliação em minha opinião é o tira teima, troque o cooler, se o ruído desaparecer... depois com tempo procure ver a causa, convenhamos que dado o valor do mesmo não tem sentido parar seu projeto por esta causa.

Boa sorte.

Abs.

Sim, o tira teima sempre economiza tempo, fez muito bem em postar sua duvida, todos aprendemos e tiramos proveito, sugiro também que não feche o tópico até resolver e poste aqui o resultado também, desta forma ele serve de base de dados para outras pessoas com duvidas similares.

Em tempo: Deixo um link que pode ser util:

https://www.lojaindustrial.com.br/blogloja/ventiladores-coolers-par...;

Abs.

É porque é novo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tem coisa que as vezes que é melhor nem saber o porque, se esta funcionando, deixa estar.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço