"converter " fonte de 110v para 220v apenas trocando capacitor, funciona?

Bom dia caros colegas!
Tenho um PS2 fat q funciona em 110v, e dando uma olhada no YouTube vi que algumas pessoas fizeram a troca do capacitor de filtragem q geralmente é 250/300v por um de 400v, e só com essa mudança já ligava a fonte nós 220v.
A minha fonte tem capacitor de 270uf/ 300v
Consegui um de 220uf/400v.
A pergunta é, apenas com essa mudança já funciona?

Exibições: 3211

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Ainda acho que vc não deveria brincar com essas coisas... Mas...
Essas tensões estão muito elevadas.
As fontes chaveadas pra funcionarem bem precisam de alguma carga, ainda mais essa que não usa integrados, que poderiam dar mais inteligência a ela.

A fonte chaveada liga "no máximo" por um intervalo curto de tempo, depois fica um intervalo de tempo desligada. A media da tensão, que varia de máximo a mínimo rapidamente é que dá a tensão de saída. Isso feito em alta frequência é que dá a eficiência necessária para serem leves (transformadores pequenos) como se espera delas. 
Pode ser que por falta de carga a tensão subiu muito e algum limite foi atingido.

A sugestão seria vc usar uma lâmpada de seta de carro, de 10W por ex como carga para testar. 

Lampada Premiun Pisca 12v/10w Titan 95-99 - Scud

Ou melhor seria um resistor de potencia e resistencia adequados, mas lampada é mais facil de conseguir.

Entendi, eu tenho um resistor de 10ohms 50w, fiz o teste agora e colocando ele na saida da fonte e continuou em 0v

ontem passei o dia estudando sobre fontes chaveadas e consegui entender o basico... essa parte do transformador chopper q precisa ter a tensão oscilando a altas frequências, que é feito por pwm e um transistor de potencia, o circuito q gera o pwm pelo q entendi precisa de um valor de referencia para gerar a frequência necessária para o transformador funcionar com eficiência, sera que ao usar 220v esse valor de referencia pode ter mudado e com isso a frequência do pwm tbm (e como vc flw, ela n usar integrados, que poderiam fazer essa correção) fazendo com o Transformador deixe de funcionar.

a outra possibilidade que pensei, seria na saida do transformador, com os diodo schottky, supondo que a frequência do pwm foi alterada, mais ainda numa margem que o tranfo continue funcionando, mais o diodo schottky na saída fosse dimensionado para frequência anterior e ele não consiga atuar nessa nova frequência ( o diodo que esta na placa é o F15SC4)

De qualquer forma, não tenho osciloscópio nem gerador de funções para olhar essas coisas, então já considerei comprar a fonte nova que funcione em 220v

Mais quero ir tentando mexer nessa aqui apenas para aprender mais sobre fontes chaveadas.

De qualquer forma vai fica essa fonte como cobaia para ser dissecada.. Vale a ciência.

A principio o PWM não varia de frequencia e som de largura de pulso.

A ideia é que por ex a frequencia seja de 15KHz (exemplo), com pulsos bem finos se o "consumo" for menor e mais largos se o "consumo" for maior.

"consumo" com aspas pq não é o consumo diretamente, é que o consumo influencia a tensão. Estou me referindo ao fato de que se a carga for maior (consumir mais) a tensão cai. Para compensar a queda da tensão a largura tem que aumentar.

Fica nesse ciclo, a cada momento a tensão de saída é comparada com uma referencia e se estiver alta ou baixa o comando de dimunuir ou aumentar, respectivamente, é enviado pelo sinal que atravessa o optoacoplador, que influencia a largura, que influencia a tensão.

Esse sinal influencia (modula) a largura de pulso do PWM, fazendo a devida compensação.

Esse ciclo de o sinal ir pra frente mas ter uma linha de retorno (feedback) que influencia controlando é chamada sistema de controle de malha fechada. 

Enfim, vale sim dar uma estudada.

Mas não pire... A ideia hj para novos projetos é usar integrados. A tecnologia está aih para nos ajudar. 

Sim, sim! o mais importante é o conhecimento kkkkkkk 

e é nessas onde procuramos soluções para certos problemas que acabamos aprendendo tbm

e de novo, meu muito obrigado pela ajuda Eduardo, Vlw msm! 
forte abraço!

Por fim, chegamos a conclusão que essa fonte, em sua configuração não suporta modificações para trabalhar em 220v 

o mais viável é comprar uma fonte nova já projetada para 220v

E eu como bom comprador do AliExpress, encontrei a fonte por lá, n sei por quanto tempo o item vai estar a venda, então dependendo da época que alguém for abrir o link, pode ser que n tenha nada, mais só dar uma procurada por lá que deve encontrar de outro vendedor.

https://pt.aliexpress.com/item/4000163128541.html?spm=a2g0o.cart.0....
 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço