"converter " fonte de 110v para 220v apenas trocando capacitor, funciona?

Bom dia caros colegas!
Tenho um PS2 fat q funciona em 110v, e dando uma olhada no YouTube vi que algumas pessoas fizeram a troca do capacitor de filtragem q geralmente é 250/300v por um de 400v, e só com essa mudança já ligava a fonte nós 220v.
A minha fonte tem capacitor de 270uf/ 300v
Consegui um de 220uf/400v.
A pergunta é, apenas com essa mudança já funciona?

Exibições: 3210

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Bom dia

Você tem o esquematico da fonte? Só analisando o diagrama eletrônico. 

O seu PlaySation 2 FAT é esse ? Informe o modelo SCPH ?????

https://www.flickr.com/photos/deniwlp84/albums/72157653213770814/wi...

bom dia José!
no momento não estou com ele em mãos, e quando sai de casa acabei esquecendo de pegar essas informaçoes, tenho uma ft da fonte. mais a noite vou verificar os detalhes do modelo e repasso aqui. 

Grande José! 
o modelo é exatamente esse!

(SCPH39001 - AC120v - 79w)

e na fonte tem os códigos 1-468-604-21 / ZSSR186MA 
e ao lado do Trafo tem o código: k-f01-021-a11  186-a

vou postar uma foto melhor da fonte, mas o diagrama me parecer ser esse mesmo.

Nenhum desses manuais tem a fonte do PS2.

E descobri que o diagrama que eu enviei é do PS ONe. 

Olá.

Sendo prático, diria que isso não é uma pratica recomendável.

Eletronicamente pode ser que funcione, mas no limite. O capacitor não explodirá, mas será que o fabricante dimensionou o trafo para 220 ? É o mesmo enrolamento para 110 e 220V ou ele apenas sobrevive se vc colocar o dobro ? Será que esquenta ? E os NTCs, esses "capacitores" azuis que na verdade servem para provocar a queima do fusível se houver sobretensão ? E o fusivel ? Em 220 a corrente seria a metade, o certo seria um fusível menor.

Enfim, pode funcionar, mas não é recomendado.

Considerando que muito dificilmente vc vai conseguir um novo capacitor que caiba no gabinete, vai ter que fazer gambiarra, pagar o capacitor e o frete dele, gastar horas, correr riscos, etc.... Não faria.

Uma fonte não original bivolt chega a custar R$ 29,00. Acredito que seja um melhor caminho.

Ref:

https://games.mercadolivre.com.br/playstation/ps2/acessorios/fontes...

Obs: Não conheço nem recomendo nenhum vendedor em especial.

Eduardo bom dia, 

Essa fonte é para outro modelo de PS2. 

A fonte do PS2 do Wesley é interna. 

Como não encontrei o diagrama da fonte, sugiro a compra de uma placa da fonte PS2 FAT 220v:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1652731488-placa-de-fonte-d...

José meu caro! Meu muito obrigado, mesmo com minha divida faltando um monte de informações vc ainda correu atrás e encontrou bastante material, vlw mesmo pela sua atenção :)

e infelizmente também não encontrei o diagrama dessa fonte, nem fabricante nem nada. 

e de novo obrigado por ate ter encontrado a fonte no mercado livre, como comentei acima, acho q vou fazer a troca do capacitor e fazer alguns testes e observar o comportamento da fonte, e provavelmente comprar a fonte já para 220v msm.

Fiz a troca do capacitor e n queimou nada, porem não funcionou tbm :/

procurando vídeos no youtube encontrei um video que Eng. Arilson fez o levantamento do diagrama elétrico desta fonte. https://www.youtube.com/watch?v=VUTrzGCaB1k

Boa tarde Eduardo

Muito obrigado pelas considerações, estou pensando em comprar a fonte nova mesmo, e como jose flw a minha fonte é interna... e apesar dela ser um pouco cara ainda compensa, pq melhor doq ter um estabilizador enorme  do lado só pra ligar o ps2 kkkkkkkkk
talvez eu faça a modificação e faça testes sem ligar na placa do ps2, e depois compro a fonte nova. 

Se a questão é apenas usar uma fonte desenhada para 110 em um tomada 220, não seria mais simples e barato comprar um transformador 220v->110V?

Apenas uma pergunta pragmática....

Sim!
inclusive uso um estabilizador, só q ele pesa 3kg e é bem grande. 

e quero colocar o Ps2 em uma gaveta de um painel q além de n ser muito grande tbm n aguenta esse peso todo. Tem uns transformadores 220v>110v que parece um adaptador de tomada (bem compacto) porem os q achei era pra 30w, e as especificações de consumo do PS2 é de 79W
------------

Fiz a troca do capacitor original de 270uf/300v por um de 220uf/400v e nada explodiu, mais tbm n funcionou kkkkk

ligando nos 110v tenho os 12v na saída normal, mais ao ligar em 220v não tenho nada na saída  

fazendo a leitura sobre o capacitor, em 110v ele apresenta ~350v e em 220v da ~620v

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço